Projeto educativo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): elementos políticos e concepção contra-hegemônica na proposta educativa-formativa?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Jetson Lourenço Lopes da.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7343
Resumo: No presente trabalho apresentamos, a partir de bases teóricas e metodológicas do campo da tradição do materialismo histórico dialético, a relação existente entre o projeto politico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), seu projeto educativo e elementos nele presentes que possivelmente possam ensejar ou não uma concepção contra-hegemônica. A hegemonia como pratica conforma um posicionamento e um comportamento politico, que ora se fazem eivados de concepções, valores e ideologias. Dessa forma, sedimentam o terreno para costura de consenso, a adesão a projetos societários. Assim sendo, esse estudo no campo da Ciência Politica esta circunscrito a orbita própria da Sociologia Politica. Então aqui se pretende deslindar a proposta educativa do MST, a partir de seus princípios educativos, de modo a compreender se existe ou não uma concepção contra-hegemônica, que colaborativamente aflui a base militante. Por conseguinte, o alcance das respostas as questões levantadas se valeu de maneira fundamental dos cânones teóricos desenvolvidos por Antonio Gramsci, sobretudo das categorias hegemonia, contra-hegemonia e Estado Ampliado. As analises então empreendidas delimitou como campo de investigação, a organização do MST no Estado de Pernambuco. Nesse estudo a educação ganha significativo relevo, no entanto, não como ação educativa formal de ensinar sistematicamente como fazer algo, ou compartilhar conhecimento, mas sim como instrumento de formação e difusão de cultura politica. Numa breve reflexão referente a questão, primeiro e salientado o processo de constituição histórica do MST, considerando os condicionantes que se associaram e contribuíram para a formação do movimento. Também e aqui apresentado como pano de fundo, a conjuntura histórica contemporânea, ao passo que se buscou coloca-la em paralelo com os processos políticos em voga, cujos sujeitos coletivos estão inseridos, no intento de compreender como o MST se apresenta neste cenário e principalmente como referencia seu projeto educativo inserido nesse processo. Destarte, o resultado da pesquisa expõe o alcance de resultados em que indica a presença na proposta educativa do MST, de referenciais direcionados a uma formação com elementos políticos que, a despeito de apresentar limites, em certa medida apresenta potenciais de tensionamento ao campo da hegemonia.
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A hegemonia como pratica conforma um posicionamento e um comportamento politico, que ora se fazem eivados de concepções, valores e ideologias. Dessa forma, sedimentam o terreno para costura de consenso, a adesão a projetos societários. Assim sendo, esse estudo no campo da Ciência Politica esta circunscrito a orbita própria da Sociologia Politica. Então aqui se pretende deslindar a proposta educativa do MST, a partir de seus princípios educativos, de modo a compreender se existe ou não uma concepção contra-hegemônica, que colaborativamente aflui a base militante. Por conseguinte, o alcance das respostas as questões levantadas se valeu de maneira fundamental dos cânones teóricos desenvolvidos por Antonio Gramsci, sobretudo das categorias hegemonia, contra-hegemonia e Estado Ampliado. As analises então empreendidas delimitou como campo de investigação, a organização do MST no Estado de Pernambuco. Nesse estudo a educação ganha significativo relevo, no entanto, não como ação educativa formal de ensinar sistematicamente como fazer algo, ou compartilhar conhecimento, mas sim como instrumento de formação e difusão de cultura politica. Numa breve reflexão referente a questão, primeiro e salientado o processo de constituição histórica do MST, considerando os condicionantes que se associaram e contribuíram para a formação do movimento. Também e aqui apresentado como pano de fundo, a conjuntura histórica contemporânea, ao passo que se buscou coloca-la em paralelo com os processos políticos em voga, cujos sujeitos coletivos estão inseridos, no intento de compreender como o MST se apresenta neste cenário e principalmente como referencia seu projeto educativo inserido nesse processo. Destarte, o resultado da pesquisa expõe o alcance de resultados em que indica a presença na proposta educativa do MST, de referenciais direcionados a uma formação com elementos políticos que, a despeito de apresentar limites, em certa medida apresenta potenciais de tensionamento ao campo da hegemonia.In this work we present, from theoretical and methodological foundations of the field of historical-critical tradition, the relationship between the political project of the Movement of Landless Rural Workers (MST), and its educational project elements present in it that could possibly give rise to one counter-hegemonic conception. Hegemony as a practice conforms positioning and political behavior, which we hereby do permeated by conceptions, values and ideologies. Thus, the groundwork for sediment sewing consensus, adherence to societal projects. Therefore, this study is limited to the orbit itself Political Sociology. So here is intended to unravel the educational proposal of the MST, from their educational principles, in order to understand whether or not a counter-hegemonic conception, which abounds collaboratively based militant. Therefore, the range of responses to issues raised availed himself so fundamental theoretical canons developed by Antonio Gramsci, especially in categories hegemony, counter-hegemony and Expanded State. The analyzes undertaken so delimited as field research, the organization of MST in the State of Pernambuco. In this study education earns significant relief, however, not as formal educational activities to teach systematically how to do something, or share knowledge, but rather as a tool for training and dissemination of political culture. In a brief reflection regarding the issue, it is first noted the historical constitution of the MST, considering the conditions that have joined and contributed to the formation of the movement. Is also presented here as a backdrop, the contemporary historical context, while it sought to put it in parallel with the political processes in vogue, whose collective subjects are inserted, in an attempt to understand how the MST presents this scenario and especially reference as its educational project inserted in this process. Thus, the search result exposes the range of results that indicates the presence in the educational proposal MST benchmarks targeted education of political elements that, despite present limits, to some extent presents potential tensioning the field of hegemony.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGROJAS, Gonzalo Adrián.ROJAS, G. A.http://lattes.cnpq.br/7244600311946748SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de.VENÂNCIO, Romero Júnior.SILVA, Jetson Lourenço Lopes da.20132019-09-26T11:49:00Z2019-09-262019-09-26T11:49:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7343SILVA, Jetson Lourenço Lopes da. Projeto educativo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): elementos políticos e concepção contra-hegemônica na proposta educativa-formativa? 2013. 158f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. 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