Análise da gestão do conhecimento pelo método Seci de Nonaka e Takeuchi (1997): um estudo de caso na agência da Caixa Econômica Federal na cidade de Esperança-PB.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6576 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo a analise e gradação dos espaços de criação do conhecimento, através do método SECI descrito por Nonaka e Takeuchi (1997), na agência da Caixa Econômica Federal na cidade de Esperança-PB, ou seja, analisar quais os tipos e quantidades de espaços (ba) dedicados à socialização, externalização, combinação e internalização do conhecimento existentes nesta organização, a fim de apresentar o método SECI aos gerentes entrevistados para que estes possam difundi-lo na organização como um todo e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas. Para atingir esse objetivo, inicialmente foi feita uma revisão dos principais conceitos de Gestão do Conhecimento. Em seguida, foram mostrados e analisados os resultados do estudo e, posteriormente, as considerações finais. Neste sentido, apontou-se também o caminho que foi trilhado pela autora na realização do estudo, ou seja, os procedimentos metodológicos, caracterizando o estudo como de natureza descritiva do tipo qualitativo. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, apresenta-se como um estudo de caso. Através da análise da gestão do conhecimento pelo método SECI de Nonaka e Takeuchi (1997) foi possível verificar a existência desse método na agência pesquisada, provando que o conhecimento é realmente importante para a agência da Caixa Econômica Federal na cidade de Esperança-PB, na visão de seus gestores. |
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Análise da gestão do conhecimento pelo método Seci de Nonaka e Takeuchi (1997): um estudo de caso na agência da Caixa Econômica Federal na cidade de Esperança-PB.Analysis of knowledge management by the Nonaka and Takeuchi Seci method (1997): a case study at the Caixa Econômica Federal agency in the city of Esperança-PB.ConhecimentoCriação do ConhecimentoMétodo SECIKnowledgeKnowledge creationSeci MethodologyO presente estudo teve como objetivo a analise e gradação dos espaços de criação do conhecimento, através do método SECI descrito por Nonaka e Takeuchi (1997), na agência da Caixa Econômica Federal na cidade de Esperança-PB, ou seja, analisar quais os tipos e quantidades de espaços (ba) dedicados à socialização, externalização, combinação e internalização do conhecimento existentes nesta organização, a fim de apresentar o método SECI aos gerentes entrevistados para que estes possam difundi-lo na organização como um todo e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas. Para atingir esse objetivo, inicialmente foi feita uma revisão dos principais conceitos de Gestão do Conhecimento. Em seguida, foram mostrados e analisados os resultados do estudo e, posteriormente, as considerações finais. Neste sentido, apontou-se também o caminho que foi trilhado pela autora na realização do estudo, ou seja, os procedimentos metodológicos, caracterizando o estudo como de natureza descritiva do tipo qualitativo. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, apresenta-se como um estudo de caso. Através da análise da gestão do conhecimento pelo método SECI de Nonaka e Takeuchi (1997) foi possível verificar a existência desse método na agência pesquisada, provando que o conhecimento é realmente importante para a agência da Caixa Econômica Federal na cidade de Esperança-PB, na visão de seus gestores.The objective of this monograph is to analyse gradation in the spaces of knowledge creation through the SECI methodology described by Nonaka and Takeuchi (1997), at the Caixa Econômica Federal agency in Esperança-PB, that is, to analyse which are the kinds and quantities of spaces (ba) dedicated to socialization, externalization, combination and internalization of existing knowledge at such a corporation, so that SECI methodology may be presented to managers being interviewed and they can spread it within the whole corporation and include it in products, services and systems. A review of the main concepts of Knowledge Management was initially applied, and then the results of the study were shown and analysed. Final considerations were taken afterwards. The directions followed by the author to build the study were also presented, that is, the methodologic procedures which characterize the study as being descriptive and qualitative. It is seen as a case study from the perspective of technical procedures. One will be able to tell if the knowledge is really important for the Caixa Econômica Federal agency in esperança-PB, through the view of its managers, according to the analysis of knowledge creation by SECI methodology by Nonaka and Takeuchi (1997).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCAVALCANTE, Carlos Eduardo.CAVALCANTE, C.E.OLIVEIRA, Hildegardes Santos de.OLIVEIRA, H.S.http://lattes.cnpq.br/8684527627469710FARIAS, Claudia Gomes de.FARIAS, C.G.http://lattes.cnpq.br/2922885697021371CAVALCANTE, Tarciane Kelly Nascimento.20072019-09-02T23:19:58Z2019-09-022019-09-02T23:19:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6576CAVALCANTE, Tarciane Kelly Nascimento. Análise de criação do conhecimento pelo método Seci de Nonaka e Takeuchi (1997): um estudo de caso na agência da Caixa Econômica Federal na cidade de Esperança-PB. 2007. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6576porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-25T12:16:09Zoai:localhost:riufcg/6576Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-25T12:16:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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