A criação do conhecimento de Nonaka Takeuchi: ponderações acerca das principais críticas à teoria / The creation of Nonaka Takeuchi's knowledge: weighting about the main critics to theory

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ono, Arnaldo Turuo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Valente, Jose Armando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11640
Resumo: O presente artigo tem num primeiro momento, entender as principais críticas direcionadas à Teoria de Criação do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi (2003). Num segundo momento, apresentar ponderações acerca das argumentações colocadas pelos críticos da teoria. O processo de elaboração do referencial teórico se deu por meio do levantamento de textos relacionados à teoria de Nonaka. Foram selecionados 136 artigos científicos, de bases de dados eletrônicos como, por exemplo, Proquest e Ebsco. Posteriormente, foram classificados como “favoráveis” e “desfavoráveis” à teoria. A maioria dos textos são “favoráveis”, porém, há aqueles que sugerem problemas contidos na teoria. Desses, quatro(4) autores foram selecionados por apresentarem propostas de alteração ou substituição dos paradigmas. Esses, então, foram estudados, suas principais argumentações apresentadas e ponderações acerca dessas foram tecidas. O que se observou, a partir das críticas e propostas, é que, embora essas tragam questões bem elaboradas, os fenômenos contidos nessas não foram operacionalizados, logo, os formatos, como foram apresentados, não são aplicáveis na realidade organizacional, em outras palavras, não são funcionais como a teoria de Criação do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi (2003), logo, são insuficientes para serem consideradas avanços ou substitutas do modelo SECI (Socialização – Externalização – Combinação – Internalização) de Nonaka e Takeuchi (2003).
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