A ferida colonial presente no currículo da formação: em foco os conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos, uma leitura a partir dos estudos pós-coloniais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35830 |
Resumo: | O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa de mestrado, intitulada: “Os conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos presentes no currículo da formação de professores de um curso de licenciatura em Educação do Campo do sertão pernambucano: um olhar através dos Estudos Pós-Coloniais Latino-americanos”. A referida pesquisa teve início em junho de 2013 e foi finalizada em 2015, trazendo como objeto de pesquisa o currículo da formação de professores, em especial o que diz respeito aos conteúdos de ensino que tratam dos saberes campesinos. Esta pesquisa partiu do pressuposto de que o Campo, enquanto território, é tecido por uma complexidade social, cultural, econômica, epistêmica e educacional e de que historicamente as populações campesinas foram silenciadas (FERNANDES; MOLINA, 2004). Assim, compreendermos que, por seu caráter heterogêneo, a Educação do Campo avoca uma educação específica e diferenciada, o que, por sua, vez demanda uma formação que trate das epistemes produzidas nesse território que é material e imaterial. Tendo em vista a complexidade que perpassa o território campesino, nos ancoramos na abordagem teórica-metodológica dos estudos pós-coloniais latino-americanos, uma vez que essa abordagem nos permite compreender o Campo como território historicamente silenciado pelos modelos coloniais, mas que, em paralelo, apresenta tramas decoloniais que possibilitam a vivência de modelos educacionais Outros (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2005; WALSH, 2008). |
id |
UFCG_a36f941b13bb0df2bc623d5385a0a66f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35830 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A ferida colonial presente no currículo da formação: em foco os conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos, uma leitura a partir dos estudos pós-coloniais.The colonial wound present in the training curriculum: focusing on teaching content relating to peasant knowledge, a reading based on post-colonial studies.CampesinatoSaberes campesinosCurrículoFormação de professores - Educação do CampoLicenciatura em Educação do CampoEstudos pós-coloniaisSertão de Pernambuco - Educação do CampoPeasantryPeasant knowledgeCurriculumTeacher training - Rural EducationDegree in Rural EducationPostcolonial studiesSertão de Pernambuco - Countryside EducationEducação.O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa de mestrado, intitulada: “Os conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos presentes no currículo da formação de professores de um curso de licenciatura em Educação do Campo do sertão pernambucano: um olhar através dos Estudos Pós-Coloniais Latino-americanos”. A referida pesquisa teve início em junho de 2013 e foi finalizada em 2015, trazendo como objeto de pesquisa o currículo da formação de professores, em especial o que diz respeito aos conteúdos de ensino que tratam dos saberes campesinos. Esta pesquisa partiu do pressuposto de que o Campo, enquanto território, é tecido por uma complexidade social, cultural, econômica, epistêmica e educacional e de que historicamente as populações campesinas foram silenciadas (FERNANDES; MOLINA, 2004). Assim, compreendermos que, por seu caráter heterogêneo, a Educação do Campo avoca uma educação específica e diferenciada, o que, por sua, vez demanda uma formação que trate das epistemes produzidas nesse território que é material e imaterial. Tendo em vista a complexidade que perpassa o território campesino, nos ancoramos na abordagem teórica-metodológica dos estudos pós-coloniais latino-americanos, uma vez que essa abordagem nos permite compreender o Campo como território historicamente silenciado pelos modelos coloniais, mas que, em paralelo, apresenta tramas decoloniais que possibilitam a vivência de modelos educacionais Outros (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2005; WALSH, 2008).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20162024-05-29T13:09:40Z2024-05-292024-05-29T13:09:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35830SILVA, Jéssica Lucilla Monteiro; MAINAR, Alcione AAlves da Silva; SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. A Ferida colonial Presente no Currículo da Formação: Em foco os conteúdos de ensino referentes aos saberes Campesinos uma leitura partir dos estudos Pós-Coloniais. In: VI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO. O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: desafios para o fortalecimento de políticas de igualdade e justiça social, 2016, Juazeiro. Anais [...]. Juazeiro: UNIVASF, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35830porSILVA, Jéssica Lucilla Monteiro.MAINAR, Alcione Alves da Silva.SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-29T13:10:23Zoai:localhost:riufcg/35830Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-29T13:10:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ferida colonial presente no currículo da formação: em foco os conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos, uma leitura a partir dos estudos pós-coloniais. The colonial wound present in the training curriculum: focusing on teaching content relating to peasant knowledge, a reading based on post-colonial studies. |
title |
A ferida colonial presente no currículo da formação: em foco os conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos, uma leitura a partir dos estudos pós-coloniais. |
spellingShingle |
A ferida colonial presente no currículo da formação: em foco os conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos, uma leitura a partir dos estudos pós-coloniais. SILVA, Jéssica Lucilla Monteiro. Campesinato Saberes campesinos Currículo Formação de professores - Educação do Campo Licenciatura em Educação do Campo Estudos pós-coloniais Sertão de Pernambuco - Educação do Campo Peasantry Peasant knowledge Curriculum Teacher training - Rural Education Degree in Rural Education Postcolonial studies Sertão de Pernambuco - Countryside Education Educação. |
title_short |
A ferida colonial presente no currículo da formação: em foco os conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos, uma leitura a partir dos estudos pós-coloniais. |
title_full |
A ferida colonial presente no currículo da formação: em foco os conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos, uma leitura a partir dos estudos pós-coloniais. |
title_fullStr |
A ferida colonial presente no currículo da formação: em foco os conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos, uma leitura a partir dos estudos pós-coloniais. |
title_full_unstemmed |
A ferida colonial presente no currículo da formação: em foco os conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos, uma leitura a partir dos estudos pós-coloniais. |
title_sort |
A ferida colonial presente no currículo da formação: em foco os conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos, uma leitura a partir dos estudos pós-coloniais. |
author |
SILVA, Jéssica Lucilla Monteiro. |
author_facet |
SILVA, Jéssica Lucilla Monteiro. MAINAR, Alcione Alves da Silva. SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. |
author_role |
author |
author2 |
MAINAR, Alcione Alves da Silva. SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Jéssica Lucilla Monteiro. MAINAR, Alcione Alves da Silva. SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campesinato Saberes campesinos Currículo Formação de professores - Educação do Campo Licenciatura em Educação do Campo Estudos pós-coloniais Sertão de Pernambuco - Educação do Campo Peasantry Peasant knowledge Curriculum Teacher training - Rural Education Degree in Rural Education Postcolonial studies Sertão de Pernambuco - Countryside Education Educação. |
topic |
Campesinato Saberes campesinos Currículo Formação de professores - Educação do Campo Licenciatura em Educação do Campo Estudos pós-coloniais Sertão de Pernambuco - Educação do Campo Peasantry Peasant knowledge Curriculum Teacher training - Rural Education Degree in Rural Education Postcolonial studies Sertão de Pernambuco - Countryside Education Educação. |
description |
O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa de mestrado, intitulada: “Os conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos presentes no currículo da formação de professores de um curso de licenciatura em Educação do Campo do sertão pernambucano: um olhar através dos Estudos Pós-Coloniais Latino-americanos”. A referida pesquisa teve início em junho de 2013 e foi finalizada em 2015, trazendo como objeto de pesquisa o currículo da formação de professores, em especial o que diz respeito aos conteúdos de ensino que tratam dos saberes campesinos. Esta pesquisa partiu do pressuposto de que o Campo, enquanto território, é tecido por uma complexidade social, cultural, econômica, epistêmica e educacional e de que historicamente as populações campesinas foram silenciadas (FERNANDES; MOLINA, 2004). Assim, compreendermos que, por seu caráter heterogêneo, a Educação do Campo avoca uma educação específica e diferenciada, o que, por sua, vez demanda uma formação que trate das epistemes produzidas nesse território que é material e imaterial. Tendo em vista a complexidade que perpassa o território campesino, nos ancoramos na abordagem teórica-metodológica dos estudos pós-coloniais latino-americanos, uma vez que essa abordagem nos permite compreender o Campo como território historicamente silenciado pelos modelos coloniais, mas que, em paralelo, apresenta tramas decoloniais que possibilitam a vivência de modelos educacionais Outros (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2005; WALSH, 2008). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2024-05-29T13:09:40Z 2024-05-29 2024-05-29T13:09:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35830 SILVA, Jéssica Lucilla Monteiro; MAINAR, Alcione AAlves da Silva; SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. A Ferida colonial Presente no Currículo da Formação: Em foco os conteúdos de ensino referentes aos saberes Campesinos uma leitura partir dos estudos Pós-Coloniais. In: VI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO. O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: desafios para o fortalecimento de políticas de igualdade e justiça social, 2016, Juazeiro. Anais [...]. Juazeiro: UNIVASF, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35830 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35830 |
identifier_str_mv |
SILVA, Jéssica Lucilla Monteiro; MAINAR, Alcione AAlves da Silva; SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. A Ferida colonial Presente no Currículo da Formação: Em foco os conteúdos de ensino referentes aos saberes Campesinos uma leitura partir dos estudos Pós-Coloniais. In: VI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO. O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: desafios para o fortalecimento de políticas de igualdade e justiça social, 2016, Juazeiro. Anais [...]. Juazeiro: UNIVASF, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744622910439424 |