Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.silva2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12126 |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos, em seu universo educacional enfrenta constantes mudanças e desafios, ao passo em que se faz necessário desenvolver estudos, uma vez que detentora de acoes impares esta modalidade de ensino não pode ser vista apenas como alfabetização de crianças, visto que o sujeito que faz parte desta modalidade e um ser ativo, capaz de observar, bem como de agir e interagir a fim de modificar a realidade na qual esta inserido O presente trabalho trata de um estudo de campo com nível de pesquisa bibliográfica referente aos temas Economia Solidaria e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com abordagem qualitativa e quantitativa, acerca de como os princípios da Economia Solidaria estão sendo aplicados no Ensino da EJA, na Escola Presidente Vargas, situada no município de Sumé-PB. Tem-se, ainda, como intuito avaliar de que forma os docentes podem inovar seus currículos acerca dos segmentos que envolvem a Economia Solidaria. Para tanto, utilizou-se a técnica de questionário. Foi aplicado um questionário com o publico alvo e analisaram-se os currículos da Educação de Jovens e Adultos da instituição em questão. Com base na analise dos dados percebeu-se que os docentes, apesar de possuírem conhecimentos sobre a temática, não a contemplam em suas disciplinas. Fica clara a ausência dos conteúdos que abarcam os princípios da Economia Solidaria e, quando isso ocorre, são discutidos de forma superficial. |
id |
UFCG_a3a1943e7527c784d0351369c416614b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12126 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB.Analysis of the insertion of the principles of solidarity economy in youth and adult education (EJA) at Escola Presidente Vargas in Sumé-PB.Economia solidáriaEducação de jovens e adultosCurrículo da EJASolidarity economyYouth and adult educationEJA CurriculumA Educação de Jovens e Adultos, em seu universo educacional enfrenta constantes mudanças e desafios, ao passo em que se faz necessário desenvolver estudos, uma vez que detentora de acoes impares esta modalidade de ensino não pode ser vista apenas como alfabetização de crianças, visto que o sujeito que faz parte desta modalidade e um ser ativo, capaz de observar, bem como de agir e interagir a fim de modificar a realidade na qual esta inserido O presente trabalho trata de um estudo de campo com nível de pesquisa bibliográfica referente aos temas Economia Solidaria e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com abordagem qualitativa e quantitativa, acerca de como os princípios da Economia Solidaria estão sendo aplicados no Ensino da EJA, na Escola Presidente Vargas, situada no município de Sumé-PB. Tem-se, ainda, como intuito avaliar de que forma os docentes podem inovar seus currículos acerca dos segmentos que envolvem a Economia Solidaria. Para tanto, utilizou-se a técnica de questionário. Foi aplicado um questionário com o publico alvo e analisaram-se os currículos da Educação de Jovens e Adultos da instituição em questão. Com base na analise dos dados percebeu-se que os docentes, apesar de possuírem conhecimentos sobre a temática, não a contemplam em suas disciplinas. Fica clara a ausência dos conteúdos que abarcam os princípios da Economia Solidaria e, quando isso ocorre, são discutidos de forma superficial.Education of young people and adults in their educational universe faces constant changes and challenges, while it is necessary to develop studies, since it holds unequal actions this modality of teaching can not be seen only as children's literacy, since that subject that is part of this modality is an active being, capable of observing, as well as acting and interacting in order to modify reality in which it is inserted. Present work deals with a field study with a level of bibliographical research related to the themes Solidarity Solidarity and Youth and Adult Education (YAE), with a qualitative and quantitative approach, about how Solidarity Economy principles are being applied on teaching of YAE, at Presidente Vargas School, located in municipality of Sume-PB. It is also intended to evaluate how students can innovate their curricula about this segments that involve Solidary Economy. For that, questionnaire technique was used. A questionnaire was applied with target public and curricula of Youth and Adult Education of the institution in question were analyzed. Based on analysis of data, can be observed that teachers, despite having knowledge about the subject, do not contemplate it in their disciplines. It is clear absence of contents that embrace principles of Solidarity Economy and when this occurs are discussed in a superficial way.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGLIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.LIMA, L. M. R.http://lattes.cnpq.br/8075219229606935LIMA, Lígia Maria Ribeiro.SILVA, Vera Lúcia Meira de Morais.SILVA, Jucileide Alves de.20172020-02-19T17:34:56Z2020-02-192020-02-19T17:34:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.silva2http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12126SILVA, Jucileide Alves de Araújo. Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB. 2017. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12126porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-11T20:28:00Zoai:localhost:riufcg/12126Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-11T20:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB. Analysis of the insertion of the principles of solidarity economy in youth and adult education (EJA) at Escola Presidente Vargas in Sumé-PB. |
title |
Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB. |
spellingShingle |
Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB. SILVA, Jucileide Alves de. Economia solidária Educação de jovens e adultos Currículo da EJA Solidarity economy Youth and adult education EJA Curriculum |
title_short |
Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB. |
title_full |
Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB. |
title_fullStr |
Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB. |
title_full_unstemmed |
Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB. |
title_sort |
Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB. |
author |
SILVA, Jucileide Alves de. |
author_facet |
SILVA, Jucileide Alves de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro. LIMA, L. M. R. http://lattes.cnpq.br/8075219229606935 LIMA, Lígia Maria Ribeiro. SILVA, Vera Lúcia Meira de Morais. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Jucileide Alves de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia solidária Educação de jovens e adultos Currículo da EJA Solidarity economy Youth and adult education EJA Curriculum |
topic |
Economia solidária Educação de jovens e adultos Currículo da EJA Solidarity economy Youth and adult education EJA Curriculum |
description |
A Educação de Jovens e Adultos, em seu universo educacional enfrenta constantes mudanças e desafios, ao passo em que se faz necessário desenvolver estudos, uma vez que detentora de acoes impares esta modalidade de ensino não pode ser vista apenas como alfabetização de crianças, visto que o sujeito que faz parte desta modalidade e um ser ativo, capaz de observar, bem como de agir e interagir a fim de modificar a realidade na qual esta inserido O presente trabalho trata de um estudo de campo com nível de pesquisa bibliográfica referente aos temas Economia Solidaria e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com abordagem qualitativa e quantitativa, acerca de como os princípios da Economia Solidaria estão sendo aplicados no Ensino da EJA, na Escola Presidente Vargas, situada no município de Sumé-PB. Tem-se, ainda, como intuito avaliar de que forma os docentes podem inovar seus currículos acerca dos segmentos que envolvem a Economia Solidaria. Para tanto, utilizou-se a técnica de questionário. Foi aplicado um questionário com o publico alvo e analisaram-se os currículos da Educação de Jovens e Adultos da instituição em questão. Com base na analise dos dados percebeu-se que os docentes, apesar de possuírem conhecimentos sobre a temática, não a contemplam em suas disciplinas. Fica clara a ausência dos conteúdos que abarcam os princípios da Economia Solidaria e, quando isso ocorre, são discutidos de forma superficial. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2020-02-19T17:34:56Z 2020-02-19 2020-02-19T17:34:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.silva2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12126 SILVA, Jucileide Alves de Araújo. Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB. 2017. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12126 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.silva2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12126 |
identifier_str_mv |
SILVA, Jucileide Alves de Araújo. Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB. 2017. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744438443900928 |