Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Jucileide Alves de.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.silva2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12126
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos, em seu universo educacional enfrenta constantes mudanças e desafios, ao passo em que se faz necessário desenvolver estudos, uma vez que detentora de acoes impares esta modalidade de ensino não pode ser vista apenas como alfabetização de crianças, visto que o sujeito que faz parte desta modalidade e um ser ativo, capaz de observar, bem como de agir e interagir a fim de modificar a realidade na qual esta inserido O presente trabalho trata de um estudo de campo com nível de pesquisa bibliográfica referente aos temas Economia Solidaria e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com abordagem qualitativa e quantitativa, acerca de como os princípios da Economia Solidaria estão sendo aplicados no Ensino da EJA, na Escola Presidente Vargas, situada no município de Sumé-PB. Tem-se, ainda, como intuito avaliar de que forma os docentes podem inovar seus currículos acerca dos segmentos que envolvem a Economia Solidaria. Para tanto, utilizou-se a técnica de questionário. Foi aplicado um questionário com o publico alvo e analisaram-se os currículos da Educação de Jovens e Adultos da instituição em questão. Com base na analise dos dados percebeu-se que os docentes, apesar de possuírem conhecimentos sobre a temática, não a contemplam em suas disciplinas. Fica clara a ausência dos conteúdos que abarcam os princípios da Economia Solidaria e, quando isso ocorre, são discutidos de forma superficial.
id UFCG_a3a1943e7527c784d0351369c416614b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12126
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB.Analysis of the insertion of the principles of solidarity economy in youth and adult education (EJA) at Escola Presidente Vargas in Sumé-PB.Economia solidáriaEducação de jovens e adultosCurrículo da EJASolidarity economyYouth and adult educationEJA CurriculumA Educação de Jovens e Adultos, em seu universo educacional enfrenta constantes mudanças e desafios, ao passo em que se faz necessário desenvolver estudos, uma vez que detentora de acoes impares esta modalidade de ensino não pode ser vista apenas como alfabetização de crianças, visto que o sujeito que faz parte desta modalidade e um ser ativo, capaz de observar, bem como de agir e interagir a fim de modificar a realidade na qual esta inserido O presente trabalho trata de um estudo de campo com nível de pesquisa bibliográfica referente aos temas Economia Solidaria e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com abordagem qualitativa e quantitativa, acerca de como os princípios da Economia Solidaria estão sendo aplicados no Ensino da EJA, na Escola Presidente Vargas, situada no município de Sumé-PB. Tem-se, ainda, como intuito avaliar de que forma os docentes podem inovar seus currículos acerca dos segmentos que envolvem a Economia Solidaria. Para tanto, utilizou-se a técnica de questionário. Foi aplicado um questionário com o publico alvo e analisaram-se os currículos da Educação de Jovens e Adultos da instituição em questão. Com base na analise dos dados percebeu-se que os docentes, apesar de possuírem conhecimentos sobre a temática, não a contemplam em suas disciplinas. Fica clara a ausência dos conteúdos que abarcam os princípios da Economia Solidaria e, quando isso ocorre, são discutidos de forma superficial.Education of young people and adults in their educational universe faces constant changes and challenges, while it is necessary to develop studies, since it holds unequal actions this modality of teaching can not be seen only as children's literacy, since that subject that is part of this modality is an active being, capable of observing, as well as acting and interacting in order to modify reality in which it is inserted. Present work deals with a field study with a level of bibliographical research related to the themes Solidarity Solidarity and Youth and Adult Education (YAE), with a qualitative and quantitative approach, about how Solidarity Economy principles are being applied on teaching of YAE, at Presidente Vargas School, located in municipality of Sume-PB. It is also intended to evaluate how students can innovate their curricula about this segments that involve Solidary Economy. For that, questionnaire technique was used. A questionnaire was applied with target public and curricula of Youth and Adult Education of the institution in question were analyzed. Based on analysis of data, can be observed that teachers, despite having knowledge about the subject, do not contemplate it in their disciplines. It is clear absence of contents that embrace principles of Solidarity Economy and when this occurs are discussed in a superficial way.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGLIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.LIMA, L. M. R.http://lattes.cnpq.br/8075219229606935LIMA, Lígia Maria Ribeiro.SILVA, Vera Lúcia Meira de Morais.SILVA, Jucileide Alves de.20172020-02-19T17:34:56Z2020-02-192020-02-19T17:34:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.silva2http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12126SILVA, Jucileide Alves de Araújo. Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB. 2017. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12126porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-11T20:28:00Zoai:localhost:riufcg/12126Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-11T20:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB.
Analysis of the insertion of the principles of solidarity economy in youth and adult education (EJA) at Escola Presidente Vargas in Sumé-PB.
title Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB.
spellingShingle Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB.
SILVA, Jucileide Alves de.
Economia solidária
Educação de jovens e adultos
Currículo da EJA
Solidarity economy
Youth and adult education
EJA Curriculum
title_short Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB.
title_full Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB.
title_fullStr Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB.
title_full_unstemmed Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB.
title_sort Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB.
author SILVA, Jucileide Alves de.
author_facet SILVA, Jucileide Alves de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.
LIMA, L. M. R.
http://lattes.cnpq.br/8075219229606935
LIMA, Lígia Maria Ribeiro.
SILVA, Vera Lúcia Meira de Morais.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Jucileide Alves de.
dc.subject.por.fl_str_mv Economia solidária
Educação de jovens e adultos
Currículo da EJA
Solidarity economy
Youth and adult education
EJA Curriculum
topic Economia solidária
Educação de jovens e adultos
Currículo da EJA
Solidarity economy
Youth and adult education
EJA Curriculum
description A Educação de Jovens e Adultos, em seu universo educacional enfrenta constantes mudanças e desafios, ao passo em que se faz necessário desenvolver estudos, uma vez que detentora de acoes impares esta modalidade de ensino não pode ser vista apenas como alfabetização de crianças, visto que o sujeito que faz parte desta modalidade e um ser ativo, capaz de observar, bem como de agir e interagir a fim de modificar a realidade na qual esta inserido O presente trabalho trata de um estudo de campo com nível de pesquisa bibliográfica referente aos temas Economia Solidaria e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com abordagem qualitativa e quantitativa, acerca de como os princípios da Economia Solidaria estão sendo aplicados no Ensino da EJA, na Escola Presidente Vargas, situada no município de Sumé-PB. Tem-se, ainda, como intuito avaliar de que forma os docentes podem inovar seus currículos acerca dos segmentos que envolvem a Economia Solidaria. Para tanto, utilizou-se a técnica de questionário. Foi aplicado um questionário com o publico alvo e analisaram-se os currículos da Educação de Jovens e Adultos da instituição em questão. Com base na analise dos dados percebeu-se que os docentes, apesar de possuírem conhecimentos sobre a temática, não a contemplam em suas disciplinas. Fica clara a ausência dos conteúdos que abarcam os princípios da Economia Solidaria e, quando isso ocorre, são discutidos de forma superficial.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-02-19T17:34:56Z
2020-02-19
2020-02-19T17:34:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.silva2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12126
SILVA, Jucileide Alves de Araújo. Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB. 2017. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12126
url https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.silva2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12126
identifier_str_mv SILVA, Jucileide Alves de Araújo. Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB. 2017. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744438443900928