Dignos herdeiros da nacionalidade: um discurso no grupo escolar Barão de Ceará-Mirim e o nascer do escotismo para uma cidade.
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35215 |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo analisar a implementação do escotismo na cidade de CearáMirim, no estado do Rio Grande do Norte, a partir da instalação do Centro Regional de Escoteiros de Ceará-Mirim – CRECM, no Grupo Escolar Barão de Ceará-Mirim a partir do ano de 1946, sendo então o primeiro Grupo Escoteiro criado na cidade. O escotismo no Rio Grande do Norte tem seu início no ano de 1917, servindo de proposta de educação extraescolar, em consonância com a legislação nacional desde o ano de 1928. Aos poucos, se espalhou pelo estado, por meio da criação de Associações Escoteiras e dos Centros Regionais de Escoteiros, sendo estas diferentes nomenclaturas e formas para instalação de grupos de escoteiros no estado, que por sua vez estavam vinculados à União dos Escoteiros do Brasil. Metodologicamente, analisamos o discurso de criação do escotismo na referida cidade, a forma como esta instituição foi caracterizada e exaltada e a identificar quais os jovens que a mesma se propôs a atender. Debrucei-me então à leitura do o Livro de Têrmos e Atas de Promoções no período que vai de 1946 a 1956; a Caderneta de matrícula e diaria do referido grupo escolar. Nesse documento, foi registrado em sua primeira página a Ata de Creação do Escotismo no Grupo Escolar “Barão de Ceará-Mirim” principal item para análise, junto dos registros de matrícula do CRECM. Para discussão da temática, me amparo nos estudos de Azemar Soares Júnior (2015), Iranilson Buriti de Oliveira (2017) e Marta Carvalho (2003), que tecem análises sobre o escotismo/escoteirismo enquanto instituição formadora e modeladora de uma juventude alinhada a ideais republicanos que exigiam uma formação para o desenvolvimento físico, moral e cívico, uma docilização dos corpos e mente dos jovens escoteiros. Com isso, percebe-se então que esta instituição atuou paralelamente ao Grupo Escolar da cidade tendo como pressuposto anunciado na sua criação de ser um suporte fundamental para formação moral e incentivadora de um nacionalismo patriótico, de forma em que contribuísse também para que os escoteiros passassem a tomar a sua formação escolar e extraescolar como elementos de sua responsabilidade e enquanto compromisso para com o seu próprio desenvolvimento. |
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Dignos herdeiros da nacionalidade: um discurso no grupo escolar Barão de Ceará-Mirim e o nascer do escotismo para uma cidade.Worthy heirs of nationality: a speech at the Barão de Ceará-Mirim school group and the birth of scouting for a city.Escotismo - Rio Grande do NorteGrupo Escolar Barão de Ceará MirimCeará Mirim - RN - escotismo 1946História do escotismo - Rio Grande do NorteEscoteirismo - Rio Grande do NorteScouting - Rio Grande do NorteBarão de Ceará Mirim School GroupCeará Mirim - RN - scouting 1946History of scouting - Rio Grande do NorteScouting - Rio Grande do NorteHistória.Esse trabalho tem como objetivo analisar a implementação do escotismo na cidade de CearáMirim, no estado do Rio Grande do Norte, a partir da instalação do Centro Regional de Escoteiros de Ceará-Mirim – CRECM, no Grupo Escolar Barão de Ceará-Mirim a partir do ano de 1946, sendo então o primeiro Grupo Escoteiro criado na cidade. O escotismo no Rio Grande do Norte tem seu início no ano de 1917, servindo de proposta de educação extraescolar, em consonância com a legislação nacional desde o ano de 1928. Aos poucos, se espalhou pelo estado, por meio da criação de Associações Escoteiras e dos Centros Regionais de Escoteiros, sendo estas diferentes nomenclaturas e formas para instalação de grupos de escoteiros no estado, que por sua vez estavam vinculados à União dos Escoteiros do Brasil. Metodologicamente, analisamos o discurso de criação do escotismo na referida cidade, a forma como esta instituição foi caracterizada e exaltada e a identificar quais os jovens que a mesma se propôs a atender. Debrucei-me então à leitura do o Livro de Têrmos e Atas de Promoções no período que vai de 1946 a 1956; a Caderneta de matrícula e diaria do referido grupo escolar. Nesse documento, foi registrado em sua primeira página a Ata de Creação do Escotismo no Grupo Escolar “Barão de Ceará-Mirim” principal item para análise, junto dos registros de matrícula do CRECM. Para discussão da temática, me amparo nos estudos de Azemar Soares Júnior (2015), Iranilson Buriti de Oliveira (2017) e Marta Carvalho (2003), que tecem análises sobre o escotismo/escoteirismo enquanto instituição formadora e modeladora de uma juventude alinhada a ideais republicanos que exigiam uma formação para o desenvolvimento físico, moral e cívico, uma docilização dos corpos e mente dos jovens escoteiros. Com isso, percebe-se então que esta instituição atuou paralelamente ao Grupo Escolar da cidade tendo como pressuposto anunciado na sua criação de ser um suporte fundamental para formação moral e incentivadora de um nacionalismo patriótico, de forma em que contribuísse também para que os escoteiros passassem a tomar a sua formação escolar e extraescolar como elementos de sua responsabilidade e enquanto compromisso para com o seu próprio desenvolvimento.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192024-03-25T18:04:34Z2024-03-252024-03-25T18:04:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35215ARAÚJO, Iury Gabriel Amorim de; SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos. Dignos herdeiros da nacionalidade: um discurso no grupo escolar Barão de Ceará-Mirim e o nascer do escotismo para uma cidade. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 09 - História Cultural das Práticas Educativas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 571-582. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35215porARAÚJO, Iury Gabriel Amorim de.SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-25T18:04:58Zoai:localhost:riufcg/35215Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-25T18:04:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Esse trabalho tem como objetivo analisar a implementação do escotismo na cidade de CearáMirim, no estado do Rio Grande do Norte, a partir da instalação do Centro Regional de Escoteiros de Ceará-Mirim – CRECM, no Grupo Escolar Barão de Ceará-Mirim a partir do ano de 1946, sendo então o primeiro Grupo Escoteiro criado na cidade. O escotismo no Rio Grande do Norte tem seu início no ano de 1917, servindo de proposta de educação extraescolar, em consonância com a legislação nacional desde o ano de 1928. Aos poucos, se espalhou pelo estado, por meio da criação de Associações Escoteiras e dos Centros Regionais de Escoteiros, sendo estas diferentes nomenclaturas e formas para instalação de grupos de escoteiros no estado, que por sua vez estavam vinculados à União dos Escoteiros do Brasil. Metodologicamente, analisamos o discurso de criação do escotismo na referida cidade, a forma como esta instituição foi caracterizada e exaltada e a identificar quais os jovens que a mesma se propôs a atender. Debrucei-me então à leitura do o Livro de Têrmos e Atas de Promoções no período que vai de 1946 a 1956; a Caderneta de matrícula e diaria do referido grupo escolar. Nesse documento, foi registrado em sua primeira página a Ata de Creação do Escotismo no Grupo Escolar “Barão de Ceará-Mirim” principal item para análise, junto dos registros de matrícula do CRECM. Para discussão da temática, me amparo nos estudos de Azemar Soares Júnior (2015), Iranilson Buriti de Oliveira (2017) e Marta Carvalho (2003), que tecem análises sobre o escotismo/escoteirismo enquanto instituição formadora e modeladora de uma juventude alinhada a ideais republicanos que exigiam uma formação para o desenvolvimento físico, moral e cívico, uma docilização dos corpos e mente dos jovens escoteiros. Com isso, percebe-se então que esta instituição atuou paralelamente ao Grupo Escolar da cidade tendo como pressuposto anunciado na sua criação de ser um suporte fundamental para formação moral e incentivadora de um nacionalismo patriótico, de forma em que contribuísse também para que os escoteiros passassem a tomar a sua formação escolar e extraescolar como elementos de sua responsabilidade e enquanto compromisso para com o seu próprio desenvolvimento. |
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