Dignos herdeiros da nacionalidade: um discurso no grupo escolar Barão de Ceará-Mirim e o nascer do escotismo para uma cidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Iury Gabriel Amorim de.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35215
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo analisar a implementação do escotismo na cidade de CearáMirim, no estado do Rio Grande do Norte, a partir da instalação do Centro Regional de Escoteiros de Ceará-Mirim – CRECM, no Grupo Escolar Barão de Ceará-Mirim a partir do ano de 1946, sendo então o primeiro Grupo Escoteiro criado na cidade. O escotismo no Rio Grande do Norte tem seu início no ano de 1917, servindo de proposta de educação extraescolar, em consonância com a legislação nacional desde o ano de 1928. Aos poucos, se espalhou pelo estado, por meio da criação de Associações Escoteiras e dos Centros Regionais de Escoteiros, sendo estas diferentes nomenclaturas e formas para instalação de grupos de escoteiros no estado, que por sua vez estavam vinculados à União dos Escoteiros do Brasil. Metodologicamente, analisamos o discurso de criação do escotismo na referida cidade, a forma como esta instituição foi caracterizada e exaltada e a identificar quais os jovens que a mesma se propôs a atender. Debrucei-me então à leitura do o Livro de Têrmos e Atas de Promoções no período que vai de 1946 a 1956; a Caderneta de matrícula e diaria do referido grupo escolar. Nesse documento, foi registrado em sua primeira página a Ata de Creação do Escotismo no Grupo Escolar “Barão de Ceará-Mirim” principal item para análise, junto dos registros de matrícula do CRECM. Para discussão da temática, me amparo nos estudos de Azemar Soares Júnior (2015), Iranilson Buriti de Oliveira (2017) e Marta Carvalho (2003), que tecem análises sobre o escotismo/escoteirismo enquanto instituição formadora e modeladora de uma juventude alinhada a ideais republicanos que exigiam uma formação para o desenvolvimento físico, moral e cívico, uma docilização dos corpos e mente dos jovens escoteiros. Com isso, percebe-se então que esta instituição atuou paralelamente ao Grupo Escolar da cidade tendo como pressuposto anunciado na sua criação de ser um suporte fundamental para formação moral e incentivadora de um nacionalismo patriótico, de forma em que contribuísse também para que os escoteiros passassem a tomar a sua formação escolar e extraescolar como elementos de sua responsabilidade e enquanto compromisso para com o seu próprio desenvolvimento.
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