A atividade escoteira e sua linearidade com educação física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174725 |
Resumo: | O escotismo é uma instituição que busca, a mais de cem anos, se legitimar na sociedade. As atividades desenvolvidas na escola também levam em conta a formação de seus cidadãos como objetivo de mantê-los atuantes na sociedade. Foi no movimento fundado por Baden-Powell, que foi vista a possibilidade de ambas as atividades desenvolvidas, com o mesmo caráter terem um potencial em ambas serem proveitosas uma para a outra. Nesse encontro entre espaços de educação formais, informais e não formais, são discutidos os conteúdos curriculares e o caráter de cada tipo de ensino. Ciente da importância de transformar a escola em um espaço de luta por uma vida digna para todos e todas, é sugerida uma proposta pedagógica para a Aula de Educação Física– pautada nos valores escoteiros – que busca a formação de cidadãos e cidadãs que valorizem o diálogo, a justiça e o respeito mútuo. O objetivo é que a escola busque contemplar, em suas práticas cotidianas, um currículo em que o trabalho com a formação ética de sujeitos capazes de se preocuparem com as injustiças e construírem relações sociais mais justas e solidárias – contemplando o que chamamos de educação em valores e objetivando a transformação da sociedade, práticas muito discutidas no escotismo. |
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Oliveira, Paulo Roberto Guedes deBossle, Fabiano2018-04-17T02:27:21Z2017http://hdl.handle.net/10183/174725001063260O escotismo é uma instituição que busca, a mais de cem anos, se legitimar na sociedade. As atividades desenvolvidas na escola também levam em conta a formação de seus cidadãos como objetivo de mantê-los atuantes na sociedade. Foi no movimento fundado por Baden-Powell, que foi vista a possibilidade de ambas as atividades desenvolvidas, com o mesmo caráter terem um potencial em ambas serem proveitosas uma para a outra. Nesse encontro entre espaços de educação formais, informais e não formais, são discutidos os conteúdos curriculares e o caráter de cada tipo de ensino. Ciente da importância de transformar a escola em um espaço de luta por uma vida digna para todos e todas, é sugerida uma proposta pedagógica para a Aula de Educação Física– pautada nos valores escoteiros – que busca a formação de cidadãos e cidadãs que valorizem o diálogo, a justiça e o respeito mútuo. O objetivo é que a escola busque contemplar, em suas práticas cotidianas, um currículo em que o trabalho com a formação ética de sujeitos capazes de se preocuparem com as injustiças e construírem relações sociais mais justas e solidárias – contemplando o que chamamos de educação em valores e objetivando a transformação da sociedade, práticas muito discutidas no escotismo.Scouting is an institution that seeks, over a hundred years, to legitimize itself in society. The activities carried out at the school also consider the training of its citizens to keep them active in society. It was in the movement founded by Baden-Powell, that it was envisaged that both developed activities, with the same character, could have a potential in both to be profitable for each other. In this meeting between formal, informal and non-formal education spaces, the curricular contents and character of each type of education are discussed. Aware of the importance of transforming school into a space for a dignified life for all, a pedagogical proposal is suggested for the Physical Education Class - based on Scout values - which seeks to educate citizens who value dialogue, justice and mutual respect. The goal is for the school to seek to contemplate, in its daily practices, a curriculum in which work with the ethical training of subjects capable of worrying about injustices and building more just and solidary social relations - contemplating what we call education in values and aiming at the transformation of society, practices much discussed in Scouting.application/pdfporEscotismoEducaçãoCidadaniaEducação físicaScoutingPhysical EducationEducationA atividade escoteira e sua linearidade com educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001063260.pdf001063260.pdfTexto completoapplication/pdf938190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174725/1/001063260.pdf8137f9e644e0cb175989503cb5be4c79MD51TEXT001063260.pdf.txt001063260.pdf.txtExtracted Texttext/plain72540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174725/2/001063260.pdf.txt25f7705b38f08fb87983c79891b04582MD52THUMBNAIL001063260.pdf.jpg001063260.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174725/3/001063260.pdf.jpgb1a66066e5aac8323ccc2c59025d80ebMD5310183/1747252018-10-30 08:09:32.302oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174725Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:09:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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