A atividade escoteira e sua linearidade com educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Paulo Roberto Guedes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174725
Resumo: O escotismo é uma instituição que busca, a mais de cem anos, se legitimar na sociedade. As atividades desenvolvidas na escola também levam em conta a formação de seus cidadãos como objetivo de mantê-los atuantes na sociedade. Foi no movimento fundado por Baden-Powell, que foi vista a possibilidade de ambas as atividades desenvolvidas, com o mesmo caráter terem um potencial em ambas serem proveitosas uma para a outra. Nesse encontro entre espaços de educação formais, informais e não formais, são discutidos os conteúdos curriculares e o caráter de cada tipo de ensino. Ciente da importância de transformar a escola em um espaço de luta por uma vida digna para todos e todas, é sugerida uma proposta pedagógica para a Aula de Educação Física– pautada nos valores escoteiros – que busca a formação de cidadãos e cidadãs que valorizem o diálogo, a justiça e o respeito mútuo. O objetivo é que a escola busque contemplar, em suas práticas cotidianas, um currículo em que o trabalho com a formação ética de sujeitos capazes de se preocuparem com as injustiças e construírem relações sociais mais justas e solidárias – contemplando o que chamamos de educação em valores e objetivando a transformação da sociedade, práticas muito discutidas no escotismo.
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