Plano de ação para avaliação e gestão adequada de documentos e processos físicos arquivados nos setores administrativos do CDSA/UFCG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Najara Medeiros de.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35746
Resumo: A sustentabilidade passou a ser tema recorrente e urgente, uma vez que os recursos naturais são finitos e muito explorados. A Administração Pública é responsável, dentre outras coisas, por buscar estratégias que repensem os atuais padrões de produção e consumo. No âmbito do poder público nacional, muitas ações têm impactado positivamente para se alcançar essa sustentabilidade. A implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi uma dessas ferramentas. Criada para gerir processos e documentos em meio eletrônico, a plataforma se mostrou ser sustentável por eliminar o uso de papel e outros materiais de escritório, cópias e impressões e serviços de malote, e por não necessitar de espaço físico para armazenamento. Apesar de todo avanço, documentos e processos físicos, anteriores ao SEI, continuam armazenados nos setores administrativos do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), por não haver Arquivo Setorial no campus para guarda permanente, e pela ausência de cultura voltada à eliminação adequada desses documentos, desde que cumpridos prazos de guarda, conforme instrumentos técnicos de Gestão Documental: Código de Classificação e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos no âmbito da UFCG (UFCG, 2023). Desta forma, elaborou-se o presente plano de ação para auxiliar a instituição na tarefa de avaliação e destinação adequada dos documentos e processos físicos arquivados nos setores administrativos do CDSA/UFCG
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