O ensino de Geografia e a categoria lugar na construção do pensamento crítico e social do aluno.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31072 |
Resumo: | Pensar sobre a Geografia é buscar além do que já existe, pois ela não serve apenas além de tudo para fazer guerra, mas para formar cidadãos conscientes e que podem de alguma forma contribuir para as mudanças na dinâmica social. Esta pesquisa apresenta como objetivo geral analisar o ensino de geografia e a categoria lugar na construção do pensamento crítico e social do aluno, pensando no ensino e aprendizagem do aluno. Em relação aos procedimentos metodológicos usados para desenvolver os conteúdos propostos durante este trabalho, foi usada a pesquisa bibliográfica com uma abordagem básica descritiva. Foi feito um levantamento com estudos já realizados sobre o tema, onde foram usados teses, dissertações, monografias e livros e etc. Tais leituras para o levantamento do material utilizado foram retirados da biblioteca virtual, biblioteca de teses, Google Acadêmico, livros dos autores referidos acima, então esses procedimentos resultaram na construção do referencial teórico deste trabalho. É importante ressaltar a importância do ensino de geografia e como ele é responsável pelo desenvolvimento crítico do aluno, fazendo assim com que ele se torne um cidadão responsável e consciente de seus direitos e deveres. Assim como é fundamental o papel do professor nesse percurso, sem ele o processo de ensino aprendizagem não pode acontecer de forma atrativa para o aluno. Por isso é importante que o professor seja guia neste processo, assim como as formas que ele vai utilizar para obter seus objetivos. Por isso é necessário fazer o aluno se sentir pertencente ao lugar onde vive e parte atuante do meio social. |
id |
UFCG_a6b736c8a44c0ed69581b2c4bf3a4f64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/31072 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O ensino de Geografia e a categoria lugar na construção do pensamento crítico e social do aluno.The teaching of Geography is the category that takes place in the construction of the student's critical and social thinking.Ensino de GeografiaLugarCidadaniaAulas de GeografiaGeography teachingPlaceCitizenshipGeography lessonsPensamento crítico e GeografiaGeografia.Pensar sobre a Geografia é buscar além do que já existe, pois ela não serve apenas além de tudo para fazer guerra, mas para formar cidadãos conscientes e que podem de alguma forma contribuir para as mudanças na dinâmica social. Esta pesquisa apresenta como objetivo geral analisar o ensino de geografia e a categoria lugar na construção do pensamento crítico e social do aluno, pensando no ensino e aprendizagem do aluno. Em relação aos procedimentos metodológicos usados para desenvolver os conteúdos propostos durante este trabalho, foi usada a pesquisa bibliográfica com uma abordagem básica descritiva. Foi feito um levantamento com estudos já realizados sobre o tema, onde foram usados teses, dissertações, monografias e livros e etc. Tais leituras para o levantamento do material utilizado foram retirados da biblioteca virtual, biblioteca de teses, Google Acadêmico, livros dos autores referidos acima, então esses procedimentos resultaram na construção do referencial teórico deste trabalho. É importante ressaltar a importância do ensino de geografia e como ele é responsável pelo desenvolvimento crítico do aluno, fazendo assim com que ele se torne um cidadão responsável e consciente de seus direitos e deveres. Assim como é fundamental o papel do professor nesse percurso, sem ele o processo de ensino aprendizagem não pode acontecer de forma atrativa para o aluno. Por isso é importante que o professor seja guia neste processo, assim como as formas que ele vai utilizar para obter seus objetivos. Por isso é necessário fazer o aluno se sentir pertencente ao lugar onde vive e parte atuante do meio social.Thinking about Geography is to seek beyond what already exists, as it is not only used above all to wage war, but to form conscious citizens who can somehow contribute to changes in social dynamics. The general objective of this research is to analyze the teaching of geography and the category of place in the construction of the student's critical and social thinking, thinking about the student's teaching and learning. Regarding the methodological procedures used to develop the contents proposed during this work, bibliographical research was used with a basic descriptive approach. A survey was carried out with studies already carried out on the subject, where theses, dissertations, monographs and books, etc. were used. Such readings for the survey of the material used were taken from the virtual library, library of theses, Google Scholar, books of the authors mentioned above, so these procedures resulted in the construction of the theoretical framework of this work. It is important to emphasize the importance of teaching geography and how it is responsible for the critical development of students, thus making them become responsible citizens aware of their rights and duties. Just as the role of the teacher in this path is fundamental, without him the teaching-learning process cannot happen in an attractive way for the student. That is why it is important that the teacher is a guide in this process, as well as the ways he will use to obtain his objectives. Therefore, it is necessary to make the student feel that he belongs to the place where he lives and that he is an active part of the social environment.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.ALVES, C. C. E.http://lattes.cnpq.br/4727172806308807BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca.SÁ, Ana Paula dos Santos.2023-06-272023-07-28T19:50:12Z2023-07-282023-07-28T19:50:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31072SÁ, Ana Paula dos Santos Sá. O ensino de geografia e a categoria lugar na construção do pensamento crítico e social do aluno. 2023. 32f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-31T17:41:23Zoai:localhost:riufcg/31072Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-31T17:41:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de Geografia e a categoria lugar na construção do pensamento crítico e social do aluno. The teaching of Geography is the category that takes place in the construction of the student's critical and social thinking. |
title |
O ensino de Geografia e a categoria lugar na construção do pensamento crítico e social do aluno. |
spellingShingle |
O ensino de Geografia e a categoria lugar na construção do pensamento crítico e social do aluno. SÁ, Ana Paula dos Santos. Ensino de Geografia Lugar Cidadania Aulas de Geografia Geography teaching Place Citizenship Geography lessons Pensamento crítico e Geografia Geografia. |
title_short |
O ensino de Geografia e a categoria lugar na construção do pensamento crítico e social do aluno. |
title_full |
O ensino de Geografia e a categoria lugar na construção do pensamento crítico e social do aluno. |
title_fullStr |
O ensino de Geografia e a categoria lugar na construção do pensamento crítico e social do aluno. |
title_full_unstemmed |
O ensino de Geografia e a categoria lugar na construção do pensamento crítico e social do aluno. |
title_sort |
O ensino de Geografia e a categoria lugar na construção do pensamento crítico e social do aluno. |
author |
SÁ, Ana Paula dos Santos. |
author_facet |
SÁ, Ana Paula dos Santos. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. ALVES, C. C. E. http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo. SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SÁ, Ana Paula dos Santos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Lugar Cidadania Aulas de Geografia Geography teaching Place Citizenship Geography lessons Pensamento crítico e Geografia Geografia. |
topic |
Ensino de Geografia Lugar Cidadania Aulas de Geografia Geography teaching Place Citizenship Geography lessons Pensamento crítico e Geografia Geografia. |
description |
Pensar sobre a Geografia é buscar além do que já existe, pois ela não serve apenas além de tudo para fazer guerra, mas para formar cidadãos conscientes e que podem de alguma forma contribuir para as mudanças na dinâmica social. Esta pesquisa apresenta como objetivo geral analisar o ensino de geografia e a categoria lugar na construção do pensamento crítico e social do aluno, pensando no ensino e aprendizagem do aluno. Em relação aos procedimentos metodológicos usados para desenvolver os conteúdos propostos durante este trabalho, foi usada a pesquisa bibliográfica com uma abordagem básica descritiva. Foi feito um levantamento com estudos já realizados sobre o tema, onde foram usados teses, dissertações, monografias e livros e etc. Tais leituras para o levantamento do material utilizado foram retirados da biblioteca virtual, biblioteca de teses, Google Acadêmico, livros dos autores referidos acima, então esses procedimentos resultaram na construção do referencial teórico deste trabalho. É importante ressaltar a importância do ensino de geografia e como ele é responsável pelo desenvolvimento crítico do aluno, fazendo assim com que ele se torne um cidadão responsável e consciente de seus direitos e deveres. Assim como é fundamental o papel do professor nesse percurso, sem ele o processo de ensino aprendizagem não pode acontecer de forma atrativa para o aluno. Por isso é importante que o professor seja guia neste processo, assim como as formas que ele vai utilizar para obter seus objetivos. Por isso é necessário fazer o aluno se sentir pertencente ao lugar onde vive e parte atuante do meio social. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-27 2023-07-28T19:50:12Z 2023-07-28 2023-07-28T19:50:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31072 SÁ, Ana Paula dos Santos Sá. O ensino de geografia e a categoria lugar na construção do pensamento crítico e social do aluno. 2023. 32f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31072 |
identifier_str_mv |
SÁ, Ana Paula dos Santos Sá. O ensino de geografia e a categoria lugar na construção do pensamento crítico e social do aluno. 2023. 32f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744587439210496 |