As contribuições dos jogos na educação matemática no 5º ano do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Samanta Dias do.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5971
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo, as contribuições dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da Educação Matemática. Objetivando analisar as concepções de jogos que o/a professor/a do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal pública têm para o ensino-aprendizagem da Educação Matemática. Trazendo como problema central da pesquisa: Qual/is a/s concepção/ões que os/as professores/as têm de jogos e se utilizam desta ferramenta pedagógica nas aulas de Matemática no 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Santa Helena – PB? Para tanto, a pesquisa se caracterizou predominantemente qualitativa, por meio de uma pesquisa de campo, tendo a observação e a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, que foram aplicadas para duas professoras no 5° ano do Ensino Fundamental, da escola pesquisada. Posteriormente, os dados foram examinados a partir da análise de conteúdo, sendo observáveis as contribuições dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da Educação Matemática. Os resultados da pesquisa ainda revelam momentos restritos em relação à utilização dos jogos como recurso metodológico quanto à prática pedagógica das professoras participantes.
id UFCG_a6dbaffe5ae17857b647cd97abbcd33d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5971
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As contribuições dos jogos na educação matemática no 5º ano do ensino fundamental.The contributions of games to mathematics education in the 5th grade of elementary school.Ensino de matemáticaJogosEnsino-aprendizagemEnsino fundamentalMath teachingGamesTeaching-learningElementary SchoolEducação matemáticaEducação.O presente trabalho tem como objeto de estudo, as contribuições dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da Educação Matemática. Objetivando analisar as concepções de jogos que o/a professor/a do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal pública têm para o ensino-aprendizagem da Educação Matemática. Trazendo como problema central da pesquisa: Qual/is a/s concepção/ões que os/as professores/as têm de jogos e se utilizam desta ferramenta pedagógica nas aulas de Matemática no 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Santa Helena – PB? Para tanto, a pesquisa se caracterizou predominantemente qualitativa, por meio de uma pesquisa de campo, tendo a observação e a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, que foram aplicadas para duas professoras no 5° ano do Ensino Fundamental, da escola pesquisada. Posteriormente, os dados foram examinados a partir da análise de conteúdo, sendo observáveis as contribuições dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da Educação Matemática. Os resultados da pesquisa ainda revelam momentos restritos em relação à utilização dos jogos como recurso metodológico quanto à prática pedagógica das professoras participantes.The presente work it has as study object, the games contributions in the process of teaching- learning of Math Education. Aiming to analyse the games conceptions that the teacher of 5th grade of a public school in the municipal network has to the teaching-learning of Math Education. Bringing as main problem of the search what/ which are the conseption/s that the teacher/s has/have of games and if they use this pedagogic tool in the Math classes in the 5th grade of Elementary School of a public school in the municipal network of Santa Helena-PB? Therefore, the search was predominantly qualitative, by means of a camp search, having the observation and the semi structured interview as instrumento of data colection, that were applied to two teachers of 5th grade of Elementary School of the researched school. Posteriorly, the data were encamined from a contente analysis, being obserbable the games contributions in the processo of teaching-learning of Math Education. The search results still reveal restricted moments with regard to the use of games of methodological resource regarding the pedagogical practice of the participating teachers.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPIRES, Aparecida Carneiro.PIRES, Aparecida Carneiro.http://lattes.cnpq.br/5613969088897311PEREIRA, Zildene Francisca.FERREIRA, Joseane Abílio.NASCIMENTO, Samanta Dias do.2018-07-312019-08-19T14:19:53Z2019-08-192019-08-19T14:19:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5971NASCIMENTO, Samanta Dias do. As contribuições dos jogos na educação matemática no 5º ano do ensino fundamental. 2018. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T18:04:48Zoai:localhost:riufcg/5971Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T18:04:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições dos jogos na educação matemática no 5º ano do ensino fundamental.
The contributions of games to mathematics education in the 5th grade of elementary school.
title As contribuições dos jogos na educação matemática no 5º ano do ensino fundamental.
spellingShingle As contribuições dos jogos na educação matemática no 5º ano do ensino fundamental.
NASCIMENTO, Samanta Dias do.
Ensino de matemática
Jogos
Ensino-aprendizagem
Ensino fundamental
Math teaching
Games
Teaching-learning
Elementary School
Educação matemática
Educação.
title_short As contribuições dos jogos na educação matemática no 5º ano do ensino fundamental.
title_full As contribuições dos jogos na educação matemática no 5º ano do ensino fundamental.
title_fullStr As contribuições dos jogos na educação matemática no 5º ano do ensino fundamental.
title_full_unstemmed As contribuições dos jogos na educação matemática no 5º ano do ensino fundamental.
title_sort As contribuições dos jogos na educação matemática no 5º ano do ensino fundamental.
author NASCIMENTO, Samanta Dias do.
author_facet NASCIMENTO, Samanta Dias do.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PIRES, Aparecida Carneiro.
PIRES, Aparecida Carneiro.
http://lattes.cnpq.br/5613969088897311
PEREIRA, Zildene Francisca.
FERREIRA, Joseane Abílio.
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Samanta Dias do.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Jogos
Ensino-aprendizagem
Ensino fundamental
Math teaching
Games
Teaching-learning
Elementary School
Educação matemática
Educação.
topic Ensino de matemática
Jogos
Ensino-aprendizagem
Ensino fundamental
Math teaching
Games
Teaching-learning
Elementary School
Educação matemática
Educação.
description O presente trabalho tem como objeto de estudo, as contribuições dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da Educação Matemática. Objetivando analisar as concepções de jogos que o/a professor/a do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal pública têm para o ensino-aprendizagem da Educação Matemática. Trazendo como problema central da pesquisa: Qual/is a/s concepção/ões que os/as professores/as têm de jogos e se utilizam desta ferramenta pedagógica nas aulas de Matemática no 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Santa Helena – PB? Para tanto, a pesquisa se caracterizou predominantemente qualitativa, por meio de uma pesquisa de campo, tendo a observação e a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, que foram aplicadas para duas professoras no 5° ano do Ensino Fundamental, da escola pesquisada. Posteriormente, os dados foram examinados a partir da análise de conteúdo, sendo observáveis as contribuições dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da Educação Matemática. Os resultados da pesquisa ainda revelam momentos restritos em relação à utilização dos jogos como recurso metodológico quanto à prática pedagógica das professoras participantes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-31
2019-08-19T14:19:53Z
2019-08-19
2019-08-19T14:19:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5971
NASCIMENTO, Samanta Dias do. As contribuições dos jogos na educação matemática no 5º ano do ensino fundamental. 2018. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5971
identifier_str_mv NASCIMENTO, Samanta Dias do. As contribuições dos jogos na educação matemática no 5º ano do ensino fundamental. 2018. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744387536584704