Vivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Maria da Luz Lira.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34539
Resumo: Este texto apresenta o relato de uma pesquisa envolvendo a contribuição da história da matemática na aprendizagem do ensino fundamental, realizada com 20 professores de matemática, que lecionam na rede publica e privada da cidade de Catolé do Rocha/PB. Apoiados nos escritos de Piaget (1990), Valdés (2002), Tahan (1984), entre outros e confiando nos educadores por serem considerados como ator social que tem suas diversidades, realidades e vivenciarem um momento em que o conhecimento da história da matemática deveria ser parte indispensável como instrumento em seu ensino. No entanto, permite ao professor evoluir em seu trabalho educativo, visualizar melhor o futuro, descobrindo as dificuldades do passado. Investigou-se a partir de um questionário sobre a história da matemática, pois, não se dá significado histórico ao que se está ensinando.
id UFCG_a7516b654ce475181a555eaf74455813
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34539
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Vivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental.Experiencing mathematics through its history: case study in elementary school.História da MatemáticaMatemática e HistóriaEstudo de casoEnsino de Históriamatemática no ensino fundamentalHistory of MathematicsMathematics and HistoryCase studyTeaching HistoryMathematics in elementary schoolHistória.Matemática.Este texto apresenta o relato de uma pesquisa envolvendo a contribuição da história da matemática na aprendizagem do ensino fundamental, realizada com 20 professores de matemática, que lecionam na rede publica e privada da cidade de Catolé do Rocha/PB. Apoiados nos escritos de Piaget (1990), Valdés (2002), Tahan (1984), entre outros e confiando nos educadores por serem considerados como ator social que tem suas diversidades, realidades e vivenciarem um momento em que o conhecimento da história da matemática deveria ser parte indispensável como instrumento em seu ensino. No entanto, permite ao professor evoluir em seu trabalho educativo, visualizar melhor o futuro, descobrindo as dificuldades do passado. Investigou-se a partir de um questionário sobre a história da matemática, pois, não se dá significado histórico ao que se está ensinando.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092024-02-16T21:27:09Z2024-02-162024-02-16T21:27:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34539MARTINS, Maria da Luz Lira. Vivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 11 - História e Filosofia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34539porMARTINS, Maria da Luz Lira.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-16T21:30:32Zoai:localhost:riufcg/34539Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-16T21:30:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental.
Experiencing mathematics through its history: case study in elementary school.
title Vivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental.
spellingShingle Vivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental.
MARTINS, Maria da Luz Lira.
História da Matemática
Matemática e História
Estudo de caso
Ensino de História
matemática no ensino fundamental
History of Mathematics
Mathematics and History
Case study
Teaching History
Mathematics in elementary school
História.
Matemática.
title_short Vivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental.
title_full Vivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental.
title_fullStr Vivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental.
title_full_unstemmed Vivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental.
title_sort Vivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental.
author MARTINS, Maria da Luz Lira.
author_facet MARTINS, Maria da Luz Lira.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Maria da Luz Lira.
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática
Matemática e História
Estudo de caso
Ensino de História
matemática no ensino fundamental
History of Mathematics
Mathematics and History
Case study
Teaching History
Mathematics in elementary school
História.
Matemática.
topic História da Matemática
Matemática e História
Estudo de caso
Ensino de História
matemática no ensino fundamental
History of Mathematics
Mathematics and History
Case study
Teaching History
Mathematics in elementary school
História.
Matemática.
description Este texto apresenta o relato de uma pesquisa envolvendo a contribuição da história da matemática na aprendizagem do ensino fundamental, realizada com 20 professores de matemática, que lecionam na rede publica e privada da cidade de Catolé do Rocha/PB. Apoiados nos escritos de Piaget (1990), Valdés (2002), Tahan (1984), entre outros e confiando nos educadores por serem considerados como ator social que tem suas diversidades, realidades e vivenciarem um momento em que o conhecimento da história da matemática deveria ser parte indispensável como instrumento em seu ensino. No entanto, permite ao professor evoluir em seu trabalho educativo, visualizar melhor o futuro, descobrindo as dificuldades do passado. Investigou-se a partir de um questionário sobre a história da matemática, pois, não se dá significado histórico ao que se está ensinando.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2024-02-16T21:27:09Z
2024-02-16
2024-02-16T21:27:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34539
MARTINS, Maria da Luz Lira. Vivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 11 - História e Filosofia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34539
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34539
identifier_str_mv MARTINS, Maria da Luz Lira. Vivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 11 - História e Filosofia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744612975181824