A importância da história da matemática em sala de aula na visão dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontanella, Gustavo Goetz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272120
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância da inserção da História da Matemática no ensino da Matemática, que pode interferir diretamente ou indiretamente no aprendizado do aluno, buscando assim, um olhar do mesmo. E, pretende responder a seguinte pergunta: Quais os benefícios da inserção da História da Matemática no ensino da Matemática? Considerando que a história pode exercer o importante papel de aproximar o aluno da matemática, possibilitando mostrar a construção do conhecimento de forma mais dinâmica, não linear, foi feita uma pesquisa com alunos de três turmas, pela proposição de um questionário. Com base em alguns estudos que discutem o papel da História da Matemática nas aulas de matemática, foram analisadas as respostas dos alunos, bem como o envolvimento das turmas nas atividades realizadas. Como resultados das análises feitas, é possível observar que a História da Matemática pode contribuir para a aprendizagem da Matemática. Entre outros fatores, concluímos que, na visão dos alunos, o papel do professor é fundamental na orientação de atividades aos alunos, para os motivarem e darem mais sentido à Matemática que estão aprendendo.
id UFRGS-2_747b022d6e4853e0464e0edc3a05a4a0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272120
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fontanella, Gustavo GoetzFischer, Maria Cecilia Bueno2024-02-22T05:01:20Z2018http://hdl.handle.net/10183/272120001079464Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância da inserção da História da Matemática no ensino da Matemática, que pode interferir diretamente ou indiretamente no aprendizado do aluno, buscando assim, um olhar do mesmo. E, pretende responder a seguinte pergunta: Quais os benefícios da inserção da História da Matemática no ensino da Matemática? Considerando que a história pode exercer o importante papel de aproximar o aluno da matemática, possibilitando mostrar a construção do conhecimento de forma mais dinâmica, não linear, foi feita uma pesquisa com alunos de três turmas, pela proposição de um questionário. Com base em alguns estudos que discutem o papel da História da Matemática nas aulas de matemática, foram analisadas as respostas dos alunos, bem como o envolvimento das turmas nas atividades realizadas. Como resultados das análises feitas, é possível observar que a História da Matemática pode contribuir para a aprendizagem da Matemática. Entre outros fatores, concluímos que, na visão dos alunos, o papel do professor é fundamental na orientação de atividades aos alunos, para os motivarem e darem mais sentido à Matemática que estão aprendendo.This work aims to present the importance of the insertion of the History of Mathematics in the teaching of Mathematics, which can interfere directly or indirectly in the learning of the student, thus seeking a look of it. And, it intends to answer the following question: What are the benefits of the insertion of the History of Mathematics in the teaching of Mathematics? Considering that history can play the important role of bringing the student closer to mathematics, making it possible to show the construction of knowledge in a more dynamic, non-linear way, a research was done with students from three classes, by proposing a questionnaire. Based on some studies that discuss the role of History of Mathematics in mathematics classes, the students' responses were analyzed, as well as the involvement of the classes in the activities performed. As a result of the analyzes made, it is possible to observe that the History of Mathematics can contribute to the learning of Mathematics. Among other factors, we conclude that, in the view of the students, the role of the teacher is fundamental in guiding activities to the students, to motivate them and to make more sense to the Mathematics that they are learning.application/pdfporHistória da matemáticaEnsino da matematicaAprendizadoHistory of mathematicsMathematics teachingLearningA importância da história da matemática em sala de aula na visão dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2018Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001079464.pdf.txt001079464.pdf.txtExtracted Texttext/plain86091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272120/2/001079464.pdf.txtbeb94c8ec81ecb22974b26262a5dd015MD52ORIGINAL001079464.pdfTexto completoapplication/pdf1250056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272120/1/001079464.pdfb143ad3ee6cdda16d60ee3e501e8137fMD5110183/2721202024-02-23 05:03:34.61252oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272120Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-23T08:03:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância da história da matemática em sala de aula na visão dos alunos
title A importância da história da matemática em sala de aula na visão dos alunos
spellingShingle A importância da história da matemática em sala de aula na visão dos alunos
Fontanella, Gustavo Goetz
História da matemática
Ensino da matematica
Aprendizado
History of mathematics
Mathematics teaching
Learning
title_short A importância da história da matemática em sala de aula na visão dos alunos
title_full A importância da história da matemática em sala de aula na visão dos alunos
title_fullStr A importância da história da matemática em sala de aula na visão dos alunos
title_full_unstemmed A importância da história da matemática em sala de aula na visão dos alunos
title_sort A importância da história da matemática em sala de aula na visão dos alunos
author Fontanella, Gustavo Goetz
author_facet Fontanella, Gustavo Goetz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontanella, Gustavo Goetz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fischer, Maria Cecilia Bueno
contributor_str_mv Fischer, Maria Cecilia Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv História da matemática
Ensino da matematica
Aprendizado
topic História da matemática
Ensino da matematica
Aprendizado
History of mathematics
Mathematics teaching
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv History of mathematics
Mathematics teaching
Learning
description Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância da inserção da História da Matemática no ensino da Matemática, que pode interferir diretamente ou indiretamente no aprendizado do aluno, buscando assim, um olhar do mesmo. E, pretende responder a seguinte pergunta: Quais os benefícios da inserção da História da Matemática no ensino da Matemática? Considerando que a história pode exercer o importante papel de aproximar o aluno da matemática, possibilitando mostrar a construção do conhecimento de forma mais dinâmica, não linear, foi feita uma pesquisa com alunos de três turmas, pela proposição de um questionário. Com base em alguns estudos que discutem o papel da História da Matemática nas aulas de matemática, foram analisadas as respostas dos alunos, bem como o envolvimento das turmas nas atividades realizadas. Como resultados das análises feitas, é possível observar que a História da Matemática pode contribuir para a aprendizagem da Matemática. Entre outros fatores, concluímos que, na visão dos alunos, o papel do professor é fundamental na orientação de atividades aos alunos, para os motivarem e darem mais sentido à Matemática que estão aprendendo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-22T05:01:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/272120
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001079464
url http://hdl.handle.net/10183/272120
identifier_str_mv 001079464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272120/2/001079464.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272120/1/001079464.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv beb94c8ec81ecb22974b26262a5dd015
b143ad3ee6cdda16d60ee3e501e8137f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224676178919424