Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6091 |
Resumo: | O conceito de Redes empresariais se compromete em colocar as organizações em uma perspectiva mais dinâmica que possibilita uma distribuição dos riscos e um ganho de competitividade, uma vez que se dividem as incertezas dos mercados com os agentes e obtém uma complementaridade de competências. Pensando nisso, o presente trabalho buscou identificar os ganhos competitivos obtidos pelas empresas que compõem a Rede Compre Mais de Supermercados, através do modelo de ganhos competitivos em Redes de Cooperação de Verschoore e Balestrin (2008). A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, a qual foi conduzida sob a forma de um estudo de caso, através da aplicação de questionários. Os resultados de uma maneira geral demonstraram índices positivos para os participantes que atingiram os objetivos esperados ao aderir à rede. A pesquisa possibilitou a identificar os principais motivos para participar os ganhos competitivos adquiridos e a concretização dos motivos e vantagens esperados. Todavia, essas aplicações precisam ser melhoradas ou aprimoradas para que a Rede Compre de Supermercados possa utilizá-las para atrair novos membros e também geras ganhos maiores para a rede. Por fim, foram propostas algumas ações para possibilitar a melhoria dos ganhos em redes de cooperação e para que a satisfação dos membros seja amplamente atendida e a organizações obtenham resultados competitivos. |
id |
UFCG_a7767d0b62cd9eabaf25036f7899ffdc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6091 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados.Interorganizational Cooperation: A Case Study In the Network Compre Mais de Supermercados.Redes de cooperaçãoGanhos competitivosMotivosConcretizaçãoCooperation networksGains competitiveReasonsAchievementAdministraçãoO conceito de Redes empresariais se compromete em colocar as organizações em uma perspectiva mais dinâmica que possibilita uma distribuição dos riscos e um ganho de competitividade, uma vez que se dividem as incertezas dos mercados com os agentes e obtém uma complementaridade de competências. Pensando nisso, o presente trabalho buscou identificar os ganhos competitivos obtidos pelas empresas que compõem a Rede Compre Mais de Supermercados, através do modelo de ganhos competitivos em Redes de Cooperação de Verschoore e Balestrin (2008). A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, a qual foi conduzida sob a forma de um estudo de caso, através da aplicação de questionários. Os resultados de uma maneira geral demonstraram índices positivos para os participantes que atingiram os objetivos esperados ao aderir à rede. A pesquisa possibilitou a identificar os principais motivos para participar os ganhos competitivos adquiridos e a concretização dos motivos e vantagens esperados. Todavia, essas aplicações precisam ser melhoradas ou aprimoradas para que a Rede Compre de Supermercados possa utilizá-las para atrair novos membros e também geras ganhos maiores para a rede. Por fim, foram propostas algumas ações para possibilitar a melhoria dos ganhos em redes de cooperação e para que a satisfação dos membros seja amplamente atendida e a organizações obtenham resultados competitivos.The concept of network business is committed to putting the organization in a more dynamic perspective that allows a distribution of risks and gain competitiveness, since they divide the uncertainties of markets with agents and get a complementarity of skills. Thinking about it, this study sought to identify the competitive gains achieved by the companies that make up the Network Buy More Supermarkets, through the model of competitive gains Networks Cooperation Balestrin and Verschoore (2008). The research is characterized as exploratory and descriptive, which was conducted in the form of a case study through questionnaires. The results generally showed positive results for participants who achieved the goals expected to join the network. The research allowed to identify the main reasons to participate competitively procured gains and achieving the expected benefits and reasons. However, these applications need to be improved or enhanced to the Network Shop Supermarkets can use them to attract new members and also you generate greater profits for the network. Finally, some actions have been proposed to enable the improvement of earnings in collaborative networks and to the satisfaction of the members is widely attended and organizations to achieve competitive results.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGBANDEIRA, L.K.R.http://lattes.cnpq.br/0287372115692478CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.CÂNDIDO, G.A.http://lattes.cnpq.br/2771934125977891CAVALCANTI, Elmano Pontes.CAVALCANTI, E.P.http://lattes.cnpq.br/3217476088555920SILVA, Clebson Ferreira da.20122019-08-21T21:01:51Z2019-08-212019-08-21T21:01:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6091SILVA, Clebson Ferreira da. Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados. 2012. 79f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6091porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-26T18:20:37Zoai:localhost:riufcg/6091Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-26T18:20:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados. Interorganizational Cooperation: A Case Study In the Network Compre Mais de Supermercados. |
title |
Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados. |
spellingShingle |
Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados. SILVA, Clebson Ferreira da. Redes de cooperação Ganhos competitivos Motivos Concretização Cooperation networks Gains competitive Reasons Achievement Administração |
title_short |
Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados. |
title_full |
Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados. |
title_fullStr |
Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados. |
title_full_unstemmed |
Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados. |
title_sort |
Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados. |
author |
SILVA, Clebson Ferreira da. |
author_facet |
SILVA, Clebson Ferreira da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BANDEIRA, L.K.R. http://lattes.cnpq.br/0287372115692478 CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde. CÂNDIDO, G.A. http://lattes.cnpq.br/2771934125977891 CAVALCANTI, Elmano Pontes. CAVALCANTI, E.P. http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Clebson Ferreira da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes de cooperação Ganhos competitivos Motivos Concretização Cooperation networks Gains competitive Reasons Achievement Administração |
topic |
Redes de cooperação Ganhos competitivos Motivos Concretização Cooperation networks Gains competitive Reasons Achievement Administração |
description |
O conceito de Redes empresariais se compromete em colocar as organizações em uma perspectiva mais dinâmica que possibilita uma distribuição dos riscos e um ganho de competitividade, uma vez que se dividem as incertezas dos mercados com os agentes e obtém uma complementaridade de competências. Pensando nisso, o presente trabalho buscou identificar os ganhos competitivos obtidos pelas empresas que compõem a Rede Compre Mais de Supermercados, através do modelo de ganhos competitivos em Redes de Cooperação de Verschoore e Balestrin (2008). A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, a qual foi conduzida sob a forma de um estudo de caso, através da aplicação de questionários. Os resultados de uma maneira geral demonstraram índices positivos para os participantes que atingiram os objetivos esperados ao aderir à rede. A pesquisa possibilitou a identificar os principais motivos para participar os ganhos competitivos adquiridos e a concretização dos motivos e vantagens esperados. Todavia, essas aplicações precisam ser melhoradas ou aprimoradas para que a Rede Compre de Supermercados possa utilizá-las para atrair novos membros e também geras ganhos maiores para a rede. Por fim, foram propostas algumas ações para possibilitar a melhoria dos ganhos em redes de cooperação e para que a satisfação dos membros seja amplamente atendida e a organizações obtenham resultados competitivos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2019-08-21T21:01:51Z 2019-08-21 2019-08-21T21:01:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6091 SILVA, Clebson Ferreira da. Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados. 2012. 79f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6091 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6091 |
identifier_str_mv |
SILVA, Clebson Ferreira da. Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados. 2012. 79f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744388300996608 |