Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Clebson Ferreira da.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6091
Resumo: O conceito de Redes empresariais se compromete em colocar as organizações em uma perspectiva mais dinâmica que possibilita uma distribuição dos riscos e um ganho de competitividade, uma vez que se dividem as incertezas dos mercados com os agentes e obtém uma complementaridade de competências. Pensando nisso, o presente trabalho buscou identificar os ganhos competitivos obtidos pelas empresas que compõem a Rede Compre Mais de Supermercados, através do modelo de ganhos competitivos em Redes de Cooperação de Verschoore e Balestrin (2008). A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, a qual foi conduzida sob a forma de um estudo de caso, através da aplicação de questionários. Os resultados de uma maneira geral demonstraram índices positivos para os participantes que atingiram os objetivos esperados ao aderir à rede. A pesquisa possibilitou a identificar os principais motivos para participar os ganhos competitivos adquiridos e a concretização dos motivos e vantagens esperados. Todavia, essas aplicações precisam ser melhoradas ou aprimoradas para que a Rede Compre de Supermercados possa utilizá-las para atrair novos membros e também geras ganhos maiores para a rede. Por fim, foram propostas algumas ações para possibilitar a melhoria dos ganhos em redes de cooperação e para que a satisfação dos membros seja amplamente atendida e a organizações obtenham resultados competitivos.
id UFCG_a7767d0b62cd9eabaf25036f7899ffdc
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6091
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados.Interorganizational Cooperation: A Case Study In the Network Compre Mais de Supermercados.Redes de cooperaçãoGanhos competitivosMotivosConcretizaçãoCooperation networksGains competitiveReasonsAchievementAdministraçãoO conceito de Redes empresariais se compromete em colocar as organizações em uma perspectiva mais dinâmica que possibilita uma distribuição dos riscos e um ganho de competitividade, uma vez que se dividem as incertezas dos mercados com os agentes e obtém uma complementaridade de competências. Pensando nisso, o presente trabalho buscou identificar os ganhos competitivos obtidos pelas empresas que compõem a Rede Compre Mais de Supermercados, através do modelo de ganhos competitivos em Redes de Cooperação de Verschoore e Balestrin (2008). A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, a qual foi conduzida sob a forma de um estudo de caso, através da aplicação de questionários. Os resultados de uma maneira geral demonstraram índices positivos para os participantes que atingiram os objetivos esperados ao aderir à rede. A pesquisa possibilitou a identificar os principais motivos para participar os ganhos competitivos adquiridos e a concretização dos motivos e vantagens esperados. Todavia, essas aplicações precisam ser melhoradas ou aprimoradas para que a Rede Compre de Supermercados possa utilizá-las para atrair novos membros e também geras ganhos maiores para a rede. Por fim, foram propostas algumas ações para possibilitar a melhoria dos ganhos em redes de cooperação e para que a satisfação dos membros seja amplamente atendida e a organizações obtenham resultados competitivos.The concept of network business is committed to putting the organization in a more dynamic perspective that allows a distribution of risks and gain competitiveness, since they divide the uncertainties of markets with agents and get a complementarity of skills. Thinking about it, this study sought to identify the competitive gains achieved by the companies that make up the Network Buy More Supermarkets, through the model of competitive gains Networks Cooperation Balestrin and Verschoore (2008). The research is characterized as exploratory and descriptive, which was conducted in the form of a case study through questionnaires. The results generally showed positive results for participants who achieved the goals expected to join the network. The research allowed to identify the main reasons to participate competitively procured gains and achieving the expected benefits and reasons. However, these applications need to be improved or enhanced to the Network Shop Supermarkets can use them to attract new members and also you generate greater profits for the network. Finally, some actions have been proposed to enable the improvement of earnings in collaborative networks and to the satisfaction of the members is widely attended and organizations to achieve competitive results.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGBANDEIRA, L.K.R.http://lattes.cnpq.br/0287372115692478CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.CÂNDIDO, G.A.http://lattes.cnpq.br/2771934125977891CAVALCANTI, Elmano Pontes.CAVALCANTI, E.P.http://lattes.cnpq.br/3217476088555920SILVA, Clebson Ferreira da.20122019-08-21T21:01:51Z2019-08-212019-08-21T21:01:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6091SILVA, Clebson Ferreira da. Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados. 2012. 79f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6091porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-26T18:20:37Zoai:localhost:riufcg/6091Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-26T18:20:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados.
Interorganizational Cooperation: A Case Study In the Network Compre Mais de Supermercados.
title Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados.
spellingShingle Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados.
SILVA, Clebson Ferreira da.
Redes de cooperação
Ganhos competitivos
Motivos
Concretização
Cooperation networks
Gains competitive
Reasons
Achievement
Administração
title_short Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados.
title_full Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados.
title_fullStr Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados.
title_full_unstemmed Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados.
title_sort Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados.
author SILVA, Clebson Ferreira da.
author_facet SILVA, Clebson Ferreira da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BANDEIRA, L.K.R.
http://lattes.cnpq.br/0287372115692478
CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.
CÂNDIDO, G.A.
http://lattes.cnpq.br/2771934125977891
CAVALCANTI, Elmano Pontes.
CAVALCANTI, E.P.
http://lattes.cnpq.br/3217476088555920
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Clebson Ferreira da.
dc.subject.por.fl_str_mv Redes de cooperação
Ganhos competitivos
Motivos
Concretização
Cooperation networks
Gains competitive
Reasons
Achievement
Administração
topic Redes de cooperação
Ganhos competitivos
Motivos
Concretização
Cooperation networks
Gains competitive
Reasons
Achievement
Administração
description O conceito de Redes empresariais se compromete em colocar as organizações em uma perspectiva mais dinâmica que possibilita uma distribuição dos riscos e um ganho de competitividade, uma vez que se dividem as incertezas dos mercados com os agentes e obtém uma complementaridade de competências. Pensando nisso, o presente trabalho buscou identificar os ganhos competitivos obtidos pelas empresas que compõem a Rede Compre Mais de Supermercados, através do modelo de ganhos competitivos em Redes de Cooperação de Verschoore e Balestrin (2008). A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, a qual foi conduzida sob a forma de um estudo de caso, através da aplicação de questionários. Os resultados de uma maneira geral demonstraram índices positivos para os participantes que atingiram os objetivos esperados ao aderir à rede. A pesquisa possibilitou a identificar os principais motivos para participar os ganhos competitivos adquiridos e a concretização dos motivos e vantagens esperados. Todavia, essas aplicações precisam ser melhoradas ou aprimoradas para que a Rede Compre de Supermercados possa utilizá-las para atrair novos membros e também geras ganhos maiores para a rede. Por fim, foram propostas algumas ações para possibilitar a melhoria dos ganhos em redes de cooperação e para que a satisfação dos membros seja amplamente atendida e a organizações obtenham resultados competitivos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-08-21T21:01:51Z
2019-08-21
2019-08-21T21:01:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6091
SILVA, Clebson Ferreira da. Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados. 2012. 79f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6091
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6091
identifier_str_mv SILVA, Clebson Ferreira da. Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados. 2012. 79f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744388300996608