Avaliação do nível de serviço em uma biblioteca universitária federal: uma aplicação das ferramentas da gestão da qualidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABDON, Fernanda Felipe.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: PEREIRA, Daniel Augusto de Moura.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32036
Resumo: As avaliações feitas pelo o ministério da educação através do (SINAES) são fundamentais para se estabelecer um padrão de qualidade de serviço prestado nas universidades, através dessa avaliação que leva em consideração o ensino, a pesquisa, e a extensão e considerando as notas do (Enade), é obtido dados que caracterizam o desempenho daquela universidade avaliada, dados esses importantes não so para a sociedade, mas principalmente para todos os estudantes. Assim, sabendo que as bibliotecas universitárias dão suporte para os três pilares das universidades de ensino superior, é imprescindível que elas prestem serviço de qualidade, passando por procedimentos de ajustes e autoavaliação. Afim de contribuir com possíveis ajustes através de uma autoavaliação, esse artigo utilizou-se das ferramentas da gestão da qualidade para avaliar os serviços ofertados pela a biblioteca universitária da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no campus CDSA, mediante o uso do modelo SEVQUAL adaptado ao determinado fim e utilizando-se de ferramentas da qualidade total.
id UFCG_a7f3836470923289ca33aedc7e45c919
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/32036
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Avaliação do nível de serviço em uma biblioteca universitária federal: uma aplicação das ferramentas da gestão da qualidade.Assessment of the level of service in a federal university library: an application of quality management tools.Gestão da qualidadeBiblioteca universitária - serviçosServiços de biblioteca universitáriaBiblioteca Setorial do CDSA UFCGMétodo SERVQUALBrainstormMatriz gutQuality managementUniversity library - servicesCDSA UFCG Sector LibrarySERVQUAL methodEngenharia de Produção.As avaliações feitas pelo o ministério da educação através do (SINAES) são fundamentais para se estabelecer um padrão de qualidade de serviço prestado nas universidades, através dessa avaliação que leva em consideração o ensino, a pesquisa, e a extensão e considerando as notas do (Enade), é obtido dados que caracterizam o desempenho daquela universidade avaliada, dados esses importantes não so para a sociedade, mas principalmente para todos os estudantes. Assim, sabendo que as bibliotecas universitárias dão suporte para os três pilares das universidades de ensino superior, é imprescindível que elas prestem serviço de qualidade, passando por procedimentos de ajustes e autoavaliação. Afim de contribuir com possíveis ajustes através de uma autoavaliação, esse artigo utilizou-se das ferramentas da gestão da qualidade para avaliar os serviços ofertados pela a biblioteca universitária da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no campus CDSA, mediante o uso do modelo SEVQUAL adaptado ao determinado fim e utilizando-se de ferramentas da qualidade total.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192023-10-16T15:45:15Z2023-10-162023-10-16T15:45:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32036ABDON, Fernanda Felipe; PEREIRA, Daniel Augusto de Moura. Avaliação do nível de serviço em uma biblioteca universitária federal: uma aplicação das ferramentas da gestão da qualidade. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32036porABDON, Fernanda Felipe.PEREIRA, Daniel Augusto de Moura.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T17:47:49Zoai:localhost:riufcg/32036Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T17:47:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do nível de serviço em uma biblioteca universitária federal: uma aplicação das ferramentas da gestão da qualidade.
Assessment of the level of service in a federal university library: an application of quality management tools.
title Avaliação do nível de serviço em uma biblioteca universitária federal: uma aplicação das ferramentas da gestão da qualidade.
spellingShingle Avaliação do nível de serviço em uma biblioteca universitária federal: uma aplicação das ferramentas da gestão da qualidade.
ABDON, Fernanda Felipe.
Gestão da qualidade
Biblioteca universitária - serviços
Serviços de biblioteca universitária
Biblioteca Setorial do CDSA UFCG
Método SERVQUAL
Brainstorm
Matriz gut
Quality management
University library - services
CDSA UFCG Sector Library
SERVQUAL method
Engenharia de Produção.
title_short Avaliação do nível de serviço em uma biblioteca universitária federal: uma aplicação das ferramentas da gestão da qualidade.
title_full Avaliação do nível de serviço em uma biblioteca universitária federal: uma aplicação das ferramentas da gestão da qualidade.
title_fullStr Avaliação do nível de serviço em uma biblioteca universitária federal: uma aplicação das ferramentas da gestão da qualidade.
title_full_unstemmed Avaliação do nível de serviço em uma biblioteca universitária federal: uma aplicação das ferramentas da gestão da qualidade.
title_sort Avaliação do nível de serviço em uma biblioteca universitária federal: uma aplicação das ferramentas da gestão da qualidade.
author ABDON, Fernanda Felipe.
author_facet ABDON, Fernanda Felipe.
PEREIRA, Daniel Augusto de Moura.
author_role author
author2 PEREIRA, Daniel Augusto de Moura.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ABDON, Fernanda Felipe.
PEREIRA, Daniel Augusto de Moura.
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da qualidade
Biblioteca universitária - serviços
Serviços de biblioteca universitária
Biblioteca Setorial do CDSA UFCG
Método SERVQUAL
Brainstorm
Matriz gut
Quality management
University library - services
CDSA UFCG Sector Library
SERVQUAL method
Engenharia de Produção.
topic Gestão da qualidade
Biblioteca universitária - serviços
Serviços de biblioteca universitária
Biblioteca Setorial do CDSA UFCG
Método SERVQUAL
Brainstorm
Matriz gut
Quality management
University library - services
CDSA UFCG Sector Library
SERVQUAL method
Engenharia de Produção.
description As avaliações feitas pelo o ministério da educação através do (SINAES) são fundamentais para se estabelecer um padrão de qualidade de serviço prestado nas universidades, através dessa avaliação que leva em consideração o ensino, a pesquisa, e a extensão e considerando as notas do (Enade), é obtido dados que caracterizam o desempenho daquela universidade avaliada, dados esses importantes não so para a sociedade, mas principalmente para todos os estudantes. Assim, sabendo que as bibliotecas universitárias dão suporte para os três pilares das universidades de ensino superior, é imprescindível que elas prestem serviço de qualidade, passando por procedimentos de ajustes e autoavaliação. Afim de contribuir com possíveis ajustes através de uma autoavaliação, esse artigo utilizou-se das ferramentas da gestão da qualidade para avaliar os serviços ofertados pela a biblioteca universitária da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no campus CDSA, mediante o uso do modelo SEVQUAL adaptado ao determinado fim e utilizando-se de ferramentas da qualidade total.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2023-10-16T15:45:15Z
2023-10-16
2023-10-16T15:45:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32036
ABDON, Fernanda Felipe; PEREIRA, Daniel Augusto de Moura. Avaliação do nível de serviço em uma biblioteca universitária federal: uma aplicação das ferramentas da gestão da qualidade. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32036
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32036
identifier_str_mv ABDON, Fernanda Felipe; PEREIRA, Daniel Augusto de Moura. Avaliação do nível de serviço em uma biblioteca universitária federal: uma aplicação das ferramentas da gestão da qualidade. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744594798116864