Concepções de estudantes sobre dinossauros: um estudo na educação básica de Picuí - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUCENA, Bruna Kelly Pinheiro.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10692
Resumo: A paleontologia, por tratar de uma realidade misteriosa e de certa forma desconhecida, desperta fascínio em muitas pessoas. O interesse associado a pouca divulgação científica sobre a temática mantém mitos, erros conceituais e concepções espontâneas tanto em crianças quanto em adultos. Faz-se necessário uma maior inserção de temas paleontológicos no ensino de ciências e biologia visto que a região nordeste, apresenta uma grande importância para o estudo da paleontologia brasileira. Esse trabalho de pesquisa, de natureza qualitativa, estudou as concepções de estudantes do ensino básico (5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio) acerca de temas paleontológicos, especialmente os fósseis e dinossauros. A coleta dos dados se deu por meio de questionários aplicados aos alunos de diferentes séries. Foi possível perceber, por meio da análise de conteúdo, que embora existam problemas que dificultem o ensino e aprendizagem de paleontologia na educação básica, os alunos apresentam conhecimentos diversos sobre essa temática que mesclam senso comum, fantasias e saberes científicos. Pretende-se que, a partir dos resultados dessa pesquisa, se possam construir estratégias de ensino que favoreçam a aprendizagem de paleontologia com uma visão científica e crítica.
id UFCG_a821bac7f91b480133d22d7290aa345c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10692
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Concepções de estudantes sobre dinossauros: um estudo na educação básica de Picuí - PB.Students' conceptions about dinosaurs: a study in the basic education of Picuí - PB.Concepciones de los estudiantes sobre los dinosaurios: un estudio en educación básica en Picuí - PB.Concepções EspontâneasEnsino de PaleontologiaFósseisSpontaneous ConceptionsTeaching of PaleontologyFossilConcepciones espontáneasEnseñanza de la paleontologíaFósilesCiências BiológicasA paleontologia, por tratar de uma realidade misteriosa e de certa forma desconhecida, desperta fascínio em muitas pessoas. O interesse associado a pouca divulgação científica sobre a temática mantém mitos, erros conceituais e concepções espontâneas tanto em crianças quanto em adultos. Faz-se necessário uma maior inserção de temas paleontológicos no ensino de ciências e biologia visto que a região nordeste, apresenta uma grande importância para o estudo da paleontologia brasileira. Esse trabalho de pesquisa, de natureza qualitativa, estudou as concepções de estudantes do ensino básico (5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio) acerca de temas paleontológicos, especialmente os fósseis e dinossauros. A coleta dos dados se deu por meio de questionários aplicados aos alunos de diferentes séries. Foi possível perceber, por meio da análise de conteúdo, que embora existam problemas que dificultem o ensino e aprendizagem de paleontologia na educação básica, os alunos apresentam conhecimentos diversos sobre essa temática que mesclam senso comum, fantasias e saberes científicos. Pretende-se que, a partir dos resultados dessa pesquisa, se possam construir estratégias de ensino que favoreçam a aprendizagem de paleontologia com uma visão científica e crítica.Paleontology, by dealing with a mysterious and somewhat unknown reality, arouses fascination in many people. The interest associated with little scientific divulgation on this theme maintain myths, conceptual errors and spontaneous conceptions both in children and adults. It becomes necessary a greater insertion of paleontological topics in science and biology teaching, since the Northeast region presents a great importance for the study of Brazilian paleontology. This research paper, with qualitative nature, studied the conceptions of students from the basic education (5th and 9th grade from Ensino Fundamental and 3th grade from Ensino Médio) about paleontological themes, especially the fossils and dinosaurs. The data collection was made through questionnaires realized by students from different grades. It was possible to perceive through the content analyses, that although there are problems which makes the teaching and learning of paleontology in the basic education difficult, the students presents different knowledge about these theme which mixes common sense, fantasies and science. We intended that, from the results of this research, it can be built teaching strategies that promote the learning of paleontology with a scientific and criticism view.La paleontología, al tratarse de una realidad misteriosa y algo desconocida, despierta fascinación en muchas personas. El interés asociado a la poca divulgación científica sobre el tema mantiene mitos, errores conceptuales y concepciones espontáneas tanto en niños como en adultos. Es necesaria una mayor inserción de temas paleontológicos en la enseñanza de las ciencias y la biología ya que la región nordeste tiene una gran importancia para el estudio de la paleontología brasileña. Este trabajo de investigación, de carácter cualitativo, estudió las concepciones de estudiantes de primaria (5° y 9° año de Enseñanza Básica y 3° de Enseñanza Media) sobre temas paleontológicos, en especial fósiles y dinosaurios. La recolección de datos se realizó a través de cuestionarios aplicados a estudiantes de diferentes grados. Se pudo percibir, a través del análisis de contenido, que si bien existen problemas que dificultan la enseñanza y el aprendizaje de la paleontología en la educación básica, los estudiantes poseen conocimientos diversos sobre este tema que mezclan el sentido común, las fantasías y el conocimiento científico. Se pretende que, a partir de los resultados de esta investigación, se puedan construir estrategias didácticas que favorezcan el aprendizaje de la paleontología con una visión científica y crítica.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGLINHEIRA, Caroline Zabendzala.LINHEIRA, C.Z.http://lattes.cnpq.br/6305113910618754LOPES, Marcus José Conceição.SILVA, Ana Maria da.LUCENA, Bruna Kelly Pinheiro.20132020-01-06T15:18:24Z2020-01-062020-01-06T15:18:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10692LUCENA, Bruna Kelly Pinheiro. Concepções de estudantes sobre dinossauros: um estudo na educação básica de Picuí - PB. 2013. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas , Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-23T12:26:17Zoai:localhost:riufcg/10692Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-23T12:26:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de estudantes sobre dinossauros: um estudo na educação básica de Picuí - PB.
Students' conceptions about dinosaurs: a study in the basic education of Picuí - PB.
Concepciones de los estudiantes sobre los dinosaurios: un estudio en educación básica en Picuí - PB.
title Concepções de estudantes sobre dinossauros: um estudo na educação básica de Picuí - PB.
spellingShingle Concepções de estudantes sobre dinossauros: um estudo na educação básica de Picuí - PB.
LUCENA, Bruna Kelly Pinheiro.
Concepções Espontâneas
Ensino de Paleontologia
Fósseis
Spontaneous Conceptions
Teaching of Paleontology
Fossil
Concepciones espontáneas
Enseñanza de la paleontología
Fósiles
Ciências Biológicas
title_short Concepções de estudantes sobre dinossauros: um estudo na educação básica de Picuí - PB.
title_full Concepções de estudantes sobre dinossauros: um estudo na educação básica de Picuí - PB.
title_fullStr Concepções de estudantes sobre dinossauros: um estudo na educação básica de Picuí - PB.
title_full_unstemmed Concepções de estudantes sobre dinossauros: um estudo na educação básica de Picuí - PB.
title_sort Concepções de estudantes sobre dinossauros: um estudo na educação básica de Picuí - PB.
author LUCENA, Bruna Kelly Pinheiro.
author_facet LUCENA, Bruna Kelly Pinheiro.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
LINHEIRA, C.Z.
http://lattes.cnpq.br/6305113910618754
LOPES, Marcus José Conceição.
SILVA, Ana Maria da.
dc.contributor.author.fl_str_mv LUCENA, Bruna Kelly Pinheiro.
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções Espontâneas
Ensino de Paleontologia
Fósseis
Spontaneous Conceptions
Teaching of Paleontology
Fossil
Concepciones espontáneas
Enseñanza de la paleontología
Fósiles
Ciências Biológicas
topic Concepções Espontâneas
Ensino de Paleontologia
Fósseis
Spontaneous Conceptions
Teaching of Paleontology
Fossil
Concepciones espontáneas
Enseñanza de la paleontología
Fósiles
Ciências Biológicas
description A paleontologia, por tratar de uma realidade misteriosa e de certa forma desconhecida, desperta fascínio em muitas pessoas. O interesse associado a pouca divulgação científica sobre a temática mantém mitos, erros conceituais e concepções espontâneas tanto em crianças quanto em adultos. Faz-se necessário uma maior inserção de temas paleontológicos no ensino de ciências e biologia visto que a região nordeste, apresenta uma grande importância para o estudo da paleontologia brasileira. Esse trabalho de pesquisa, de natureza qualitativa, estudou as concepções de estudantes do ensino básico (5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio) acerca de temas paleontológicos, especialmente os fósseis e dinossauros. A coleta dos dados se deu por meio de questionários aplicados aos alunos de diferentes séries. Foi possível perceber, por meio da análise de conteúdo, que embora existam problemas que dificultem o ensino e aprendizagem de paleontologia na educação básica, os alunos apresentam conhecimentos diversos sobre essa temática que mesclam senso comum, fantasias e saberes científicos. Pretende-se que, a partir dos resultados dessa pesquisa, se possam construir estratégias de ensino que favoreçam a aprendizagem de paleontologia com uma visão científica e crítica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2020-01-06T15:18:24Z
2020-01-06
2020-01-06T15:18:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10692
LUCENA, Bruna Kelly Pinheiro. Concepções de estudantes sobre dinossauros: um estudo na educação básica de Picuí - PB. 2013. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas , Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10692
identifier_str_mv LUCENA, Bruna Kelly Pinheiro. Concepções de estudantes sobre dinossauros: um estudo na educação básica de Picuí - PB. 2013. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas , Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744426836164608