O Ensino da paleontologia na educação: desafios no processo de ensino-aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Jeferson Chesman Marques.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24366
Resumo: A Paleontologia refere-se ao estudo dos fósseis, vestígios de seres vivos que se mantiveram preservados, em sua maior parte nas rochas sedimentares. O ensino de Paleontologia nas escolas, no ensino básico é proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no entanto os conteúdos referentes a esse tipo de estudo continuam sendo pouco trabalhados em sala de aula, propiciando, um distanciamento entre o entendimento da evolução biológica e a sociedade. Posto isto, é necessário buscar métodos para levar os conhecimentos científicos aos alunos, gerando uma aproximação entre ambos. Em vista disso, o trabalho objetivou-se identificar e discutir os principais desafios e práticas metodológicas no ensino de Paleontologia na educação básica. O procedimento metodológico aplicado neste estudo foi a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. A Paleontologia torna-se de máxima relevância, uma vez que a partir dele é viável descrever e relatar a história da vida no planeta Terra, fundamentando-se nos inúmeros registros de acontecimentos geológicos e geográficos sucedidos em tempos anteriores, bem como nas transformações dos organismos no perpassar do tempo. Assim, os resultados obtidos neste estudo comprovaram que o uso de vários recursos metodológicos para se trabalhar temas sobre a Paleontologia torna a aula mais dinâmica e agradável, gerando o interesse dos discentes pelo tema, e proporcionando a concepção e o desenvolvimento do conhecimento do aluno. Deste modo, a aplicação de métodos alternativos no processo de ensino-aprendizagem de assuntos complexos como a Paleontologia mostraram-se fundamentais para possibilitar o contato entre o estudante e a Ciência, de modo prazeroso e prático.
id UFCG_538550fcdec3d65028481cb68f79bb59
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/24366
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O Ensino da paleontologia na educação: desafios no processo de ensino-aprendizagem.The teaching of paleontology in education: challenges in the teaching-learning process.La enseñanza de la paleontología en la educación: desafíos en el proceso de enseñanza-aprendizaje.PaleontologiaFósseisPaleontologia - ensinoPaleontologia - práticas pedagógicasEvolução biológicasRochas sedimentaresFósseis - preservaçãoPaleontologyFossilsPaleontology - teachingPaleontology - pedagogical practicesBiological evolutionSedimentary rocksFossils - PreservationFósilesPaleontología - enseñanzaPaleontología - prácticas pedagógicasEvolución biológicaFósiles - PreservaciónCiências BiológicasA Paleontologia refere-se ao estudo dos fósseis, vestígios de seres vivos que se mantiveram preservados, em sua maior parte nas rochas sedimentares. O ensino de Paleontologia nas escolas, no ensino básico é proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no entanto os conteúdos referentes a esse tipo de estudo continuam sendo pouco trabalhados em sala de aula, propiciando, um distanciamento entre o entendimento da evolução biológica e a sociedade. Posto isto, é necessário buscar métodos para levar os conhecimentos científicos aos alunos, gerando uma aproximação entre ambos. Em vista disso, o trabalho objetivou-se identificar e discutir os principais desafios e práticas metodológicas no ensino de Paleontologia na educação básica. O procedimento metodológico aplicado neste estudo foi a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. A Paleontologia torna-se de máxima relevância, uma vez que a partir dele é viável descrever e relatar a história da vida no planeta Terra, fundamentando-se nos inúmeros registros de acontecimentos geológicos e geográficos sucedidos em tempos anteriores, bem como nas transformações dos organismos no perpassar do tempo. Assim, os resultados obtidos neste estudo comprovaram que o uso de vários recursos metodológicos para se trabalhar temas sobre a Paleontologia torna a aula mais dinâmica e agradável, gerando o interesse dos discentes pelo tema, e proporcionando a concepção e o desenvolvimento do conhecimento do aluno. Deste modo, a aplicação de métodos alternativos no processo de ensino-aprendizagem de assuntos complexos como a Paleontologia mostraram-se fundamentais para possibilitar o contato entre o estudante e a Ciência, de modo prazeroso e prático.Paleontology refers to the study of fossils, which are traces of living beings that have remained preserved, mostly in sedimentary rocks. The teaching of Paleontology in schools, in basic education is proposed by the National Curricular Parameters (NCP), however the contents referring to this type of study continue to be little worked in the classroom, providing a gap between the understanding of biological evolution and the society. That said, it is necessary to seek to bring scientific knowledge to students, to generate an approximation between them. In view of this, the objective was to identify and challenge the main challenges and methodological practices in the teaching of paleontology in basic education. The methodological procedure applied in this study was the qualitative bibliographic research. Paleontology becomes of utmost relevance, since from it it is possible to describe and report the history of life on planet Earth, based on the numerous records of geological and geographical events that took place in previous times, as well as on the transformations of organisms. In the passage of time. Thus, the results obtained in this study proved that the use of various methodological resources to work on topics on Paleontology makes the class more dynamic and pleasant, generating students' interest in the topic, and providing the conception and development of student knowledge. In this way, the application of alternative methods in the teaching-learning process of complex subjects such as Paleontology proved to be fundamental to enable the contact between the student and Science, in a pleasant and practical way.La paleontología se refiere al estudio de los fósiles, rastros de seres vivos que preservado, principalmente en rocas sedimentarias. la enseñanza de Paleontología en las escuelas, en la educación básica es propuesta por los Parámetros Curriculares (PCN), sin embargo los contenidos referentes a este tipo de estudio continúan siendo poco trabajado en el aula, proporcionando una distancia entre el comprensión de la evolución biológica y la sociedad. Dicho esto, es necesario buscar métodos para acercar el conocimiento científico a los estudiantes, generando aproximación entre ambos. En vista de esto, el trabajo tuvo como objetivo identificar y discutir los principales retos y prácticas metodológicas en la enseñanza de la Paleontología en Educación básica. El procedimiento metodológico aplicado en este estudio fue la investigación literatura cualitativa. La paleontología se vuelve de suma importancia, ya que a partir de ella es posible describir y relatar la historia de la vida en el planeta Tierra, basado en innumerables registros de geología y áreas geográficas que tuvieron lugar en épocas anteriores, así como en las transformaciones de organismos a lo largo del tiempo. Así, los resultados obtenidos en este estudio demostró que el uso de diversos recursos metodológicos para trabajar temas sobre Paleontología hace que la clase sea más dinámica y amena, generando interés de los estudiantes por el tema, y ​​proporcionando la concepción y desarrollo de la conocimiento del estudiante. Así, la aplicación de métodos alternativos en el proceso proceso de enseñanza-aprendizaje de materias complejas como la Paleontología resultó ser fundamental para posibilitar el contacto entre el estudiante y la Ciencia, de manera que agradable y práctico.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGLOPES, Marcus José Conceição.LOPES, Marcus J.C.;LOPES, MARCUS JOSÉhttp://lattes.cnpq.br/0756190207165922SANTOS, Michelle Gomes.SANTOS, M. G.SANTOS, MICHELLE GOMEShttp://lattes.cnpq.br/6750817153778645LINHEIRA, Caroline Zabendzala.LINHEIRA, C.Z.LINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALAhttp://lattes.cnpq.br/6305113910618754BEZERRA, Jeferson Chesman Marques.2022-03-222022-04-08T13:18:09Z2022-04-082022-04-08T13:18:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24366BEZERRA, Jeferson Chesman Marques. O ensino da paleontologia na educação: desafios no processo de ensino-aprendizagem. 2022. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-23T11:56:43Zoai:localhost:riufcg/24366Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-23T11:56:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino da paleontologia na educação: desafios no processo de ensino-aprendizagem.
The teaching of paleontology in education: challenges in the teaching-learning process.
La enseñanza de la paleontología en la educación: desafíos en el proceso de enseñanza-aprendizaje.
title O Ensino da paleontologia na educação: desafios no processo de ensino-aprendizagem.
spellingShingle O Ensino da paleontologia na educação: desafios no processo de ensino-aprendizagem.
BEZERRA, Jeferson Chesman Marques.
Paleontologia
Fósseis
Paleontologia - ensino
Paleontologia - práticas pedagógicas
Evolução biológicas
Rochas sedimentares
Fósseis - preservação
Paleontology
Fossils
Paleontology - teaching
Paleontology - pedagogical practices
Biological evolution
Sedimentary rocks
Fossils - Preservation
Fósiles
Paleontología - enseñanza
Paleontología - prácticas pedagógicas
Evolución biológica
Fósiles - Preservación
Ciências Biológicas
title_short O Ensino da paleontologia na educação: desafios no processo de ensino-aprendizagem.
title_full O Ensino da paleontologia na educação: desafios no processo de ensino-aprendizagem.
title_fullStr O Ensino da paleontologia na educação: desafios no processo de ensino-aprendizagem.
title_full_unstemmed O Ensino da paleontologia na educação: desafios no processo de ensino-aprendizagem.
title_sort O Ensino da paleontologia na educação: desafios no processo de ensino-aprendizagem.
author BEZERRA, Jeferson Chesman Marques.
author_facet BEZERRA, Jeferson Chesman Marques.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LOPES, Marcus José Conceição.
LOPES, Marcus J.C.;
LOPES, MARCUS JOSÉ
http://lattes.cnpq.br/0756190207165922
SANTOS, Michelle Gomes.
SANTOS, M. G.
SANTOS, MICHELLE GOMES
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645
LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
LINHEIRA, C.Z.
LINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALA
http://lattes.cnpq.br/6305113910618754
dc.contributor.author.fl_str_mv BEZERRA, Jeferson Chesman Marques.
dc.subject.por.fl_str_mv Paleontologia
Fósseis
Paleontologia - ensino
Paleontologia - práticas pedagógicas
Evolução biológicas
Rochas sedimentares
Fósseis - preservação
Paleontology
Fossils
Paleontology - teaching
Paleontology - pedagogical practices
Biological evolution
Sedimentary rocks
Fossils - Preservation
Fósiles
Paleontología - enseñanza
Paleontología - prácticas pedagógicas
Evolución biológica
Fósiles - Preservación
Ciências Biológicas
topic Paleontologia
Fósseis
Paleontologia - ensino
Paleontologia - práticas pedagógicas
Evolução biológicas
Rochas sedimentares
Fósseis - preservação
Paleontology
Fossils
Paleontology - teaching
Paleontology - pedagogical practices
Biological evolution
Sedimentary rocks
Fossils - Preservation
Fósiles
Paleontología - enseñanza
Paleontología - prácticas pedagógicas
Evolución biológica
Fósiles - Preservación
Ciências Biológicas
description A Paleontologia refere-se ao estudo dos fósseis, vestígios de seres vivos que se mantiveram preservados, em sua maior parte nas rochas sedimentares. O ensino de Paleontologia nas escolas, no ensino básico é proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no entanto os conteúdos referentes a esse tipo de estudo continuam sendo pouco trabalhados em sala de aula, propiciando, um distanciamento entre o entendimento da evolução biológica e a sociedade. Posto isto, é necessário buscar métodos para levar os conhecimentos científicos aos alunos, gerando uma aproximação entre ambos. Em vista disso, o trabalho objetivou-se identificar e discutir os principais desafios e práticas metodológicas no ensino de Paleontologia na educação básica. O procedimento metodológico aplicado neste estudo foi a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. A Paleontologia torna-se de máxima relevância, uma vez que a partir dele é viável descrever e relatar a história da vida no planeta Terra, fundamentando-se nos inúmeros registros de acontecimentos geológicos e geográficos sucedidos em tempos anteriores, bem como nas transformações dos organismos no perpassar do tempo. Assim, os resultados obtidos neste estudo comprovaram que o uso de vários recursos metodológicos para se trabalhar temas sobre a Paleontologia torna a aula mais dinâmica e agradável, gerando o interesse dos discentes pelo tema, e proporcionando a concepção e o desenvolvimento do conhecimento do aluno. Deste modo, a aplicação de métodos alternativos no processo de ensino-aprendizagem de assuntos complexos como a Paleontologia mostraram-se fundamentais para possibilitar o contato entre o estudante e a Ciência, de modo prazeroso e prático.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-22
2022-04-08T13:18:09Z
2022-04-08
2022-04-08T13:18:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24366
BEZERRA, Jeferson Chesman Marques. O ensino da paleontologia na educação: desafios no processo de ensino-aprendizagem. 2022. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24366
identifier_str_mv BEZERRA, Jeferson Chesman Marques. O ensino da paleontologia na educação: desafios no processo de ensino-aprendizagem. 2022. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744533254045696