Concepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância da estatística para compreensão do mundo atual.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Fabiana do Nascimento.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.araujo
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4698
Resumo: A estatística na contemporaneidade vem se tornando cada vez mais importante para compreender o mundo que nós rodeia. Assim, o trabalho objetivou identificar as concepções de jovens que concluíram o Ensino fundamental, acerca da importância do letramento estatístico para a compreensão das questões da atualidade. A pesquisa foi desenvolvida na Escola cidadã integral professor José Gonçalves de Queiroz, com alguns estudantes do 1º ano do Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário semiestruturado, com 24 estudantes no qual os mesmos responderam 14 perguntas. Na metodologia foi usada a pesquisa qualitativa, cuja preocupação incide mais no processo do que no produto, com atenção especial voltada para o ponto de vista dos participantes. Foi constatado na pesquisa que os estudantes da possuem algumas concepções acerca da estatística para a compreensão das questões atuais do mundo atual, creio que eles fazem o uso no seu dia a dia muitas vezes nem sabem que estão fazendo uso dos dados estatísticos. Foi possível perceber que os estudantes possuem criticidade perante as informações estatísticas, cotidianamente veiculadas pelos os meios de comunicações, pois para eles as informações repassadas por esses meios não são confiáveis, sendo muitas dessas distorcidas e até mesmo não verdadeiras.
id UFCG_a823162da7cb280d4369ef4ba59ca3ae
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4698
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Concepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância da estatística para compreensão do mundo atual.Conceptions of students who have finished elementary school on the importance of statistics to understand the world today.EstatísticaEducação e estatísticaLetramento estatísticoStatisticEducation and statisticsStatistical LiteracyA estatística na contemporaneidade vem se tornando cada vez mais importante para compreender o mundo que nós rodeia. Assim, o trabalho objetivou identificar as concepções de jovens que concluíram o Ensino fundamental, acerca da importância do letramento estatístico para a compreensão das questões da atualidade. A pesquisa foi desenvolvida na Escola cidadã integral professor José Gonçalves de Queiroz, com alguns estudantes do 1º ano do Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário semiestruturado, com 24 estudantes no qual os mesmos responderam 14 perguntas. Na metodologia foi usada a pesquisa qualitativa, cuja preocupação incide mais no processo do que no produto, com atenção especial voltada para o ponto de vista dos participantes. Foi constatado na pesquisa que os estudantes da possuem algumas concepções acerca da estatística para a compreensão das questões atuais do mundo atual, creio que eles fazem o uso no seu dia a dia muitas vezes nem sabem que estão fazendo uso dos dados estatísticos. Foi possível perceber que os estudantes possuem criticidade perante as informações estatísticas, cotidianamente veiculadas pelos os meios de comunicações, pois para eles as informações repassadas por esses meios não são confiáveis, sendo muitas dessas distorcidas e até mesmo não verdadeiras.Statistics in the contemporary world are becoming increasingly important to understand the world we surround. Thus, the objective of this study was to identify the conceptions of the youngsters who completed Primary Education, about the importance of statistical literacy for understanding current issues. The research was developed in the School full citizen professor José Gonçalves de Queiroz, with some students of the 1st year of High School. The data collection was performed through the application of a semi-structured questionnaire, with 24 students in which they answered 14 questions. In the methodology was used the qualitative research, whose concern focuses more on the process than on the product, with special attention focused on the participants' point of view. It was found in the research that students have some conceptions about statistics for understanding the current issues of the current world, I believe they make use of in their day to day often do not even know they areUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.CAVALCANTE, N. I. S.http://lattes.cnpq.br/3274805623219013CAVALCANTE, José Luiz.AQUINO FILHO, Rivaldo Bezerra de.ARAÚJO, Fabiana do Nascimento.2018-04-202019-07-04T11:12:58Z2019-07-042019-07-04T11:12:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.araujohttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4698ARAÚJO, Fabiana do Nascimento. Concepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância da estatística para compreensão do mundo atual. 2018. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4698porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-11T12:38:40Zoai:localhost:riufcg/4698Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-11T12:38:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância da estatística para compreensão do mundo atual.
Conceptions of students who have finished elementary school on the importance of statistics to understand the world today.
title Concepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância da estatística para compreensão do mundo atual.
spellingShingle Concepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância da estatística para compreensão do mundo atual.
ARAÚJO, Fabiana do Nascimento.
Estatística
Educação e estatística
Letramento estatístico
Statistic
Education and statistics
Statistical Literacy
title_short Concepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância da estatística para compreensão do mundo atual.
title_full Concepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância da estatística para compreensão do mundo atual.
title_fullStr Concepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância da estatística para compreensão do mundo atual.
title_full_unstemmed Concepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância da estatística para compreensão do mundo atual.
title_sort Concepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância da estatística para compreensão do mundo atual.
author ARAÚJO, Fabiana do Nascimento.
author_facet ARAÚJO, Fabiana do Nascimento.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
CAVALCANTE, N. I. S.
http://lattes.cnpq.br/3274805623219013
CAVALCANTE, José Luiz.
AQUINO FILHO, Rivaldo Bezerra de.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Fabiana do Nascimento.
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística
Educação e estatística
Letramento estatístico
Statistic
Education and statistics
Statistical Literacy
topic Estatística
Educação e estatística
Letramento estatístico
Statistic
Education and statistics
Statistical Literacy
description A estatística na contemporaneidade vem se tornando cada vez mais importante para compreender o mundo que nós rodeia. Assim, o trabalho objetivou identificar as concepções de jovens que concluíram o Ensino fundamental, acerca da importância do letramento estatístico para a compreensão das questões da atualidade. A pesquisa foi desenvolvida na Escola cidadã integral professor José Gonçalves de Queiroz, com alguns estudantes do 1º ano do Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário semiestruturado, com 24 estudantes no qual os mesmos responderam 14 perguntas. Na metodologia foi usada a pesquisa qualitativa, cuja preocupação incide mais no processo do que no produto, com atenção especial voltada para o ponto de vista dos participantes. Foi constatado na pesquisa que os estudantes da possuem algumas concepções acerca da estatística para a compreensão das questões atuais do mundo atual, creio que eles fazem o uso no seu dia a dia muitas vezes nem sabem que estão fazendo uso dos dados estatísticos. Foi possível perceber que os estudantes possuem criticidade perante as informações estatísticas, cotidianamente veiculadas pelos os meios de comunicações, pois para eles as informações repassadas por esses meios não são confiáveis, sendo muitas dessas distorcidas e até mesmo não verdadeiras.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-20
2019-07-04T11:12:58Z
2019-07-04
2019-07-04T11:12:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.araujo
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4698
ARAÚJO, Fabiana do Nascimento. Concepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância da estatística para compreensão do mundo atual. 2018. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4698
url https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.araujo
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4698
identifier_str_mv ARAÚJO, Fabiana do Nascimento. Concepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância da estatística para compreensão do mundo atual. 2018. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744379501346816