Entre vacinas e canetas: as apropriações dos saberes médicos nas publicações do Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL (1970-1985).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, José Maxsuel Lourenço.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/943
Resumo: Este trabalho analisa as estratégias educativas feitas pela Fundação Movimento Brasileiro de Educação - MOBRAL, na produção de seus Programas educativos, com ênfase na apropriação dos saberes médicos, entre os anos 1970 e 1985. Nele problematizamos como e por que. no interior dos governos militares, emergiu uma instituição que se destinava à alfabetização de adultos e à educação para a saúde, bem como as complexas relações que estão em jogo no modo como ele se propõe a produzir subjetividades salubres e ordeiras. Neste sentido, analisamos especialmente as estratégias educativas e as linhas de fuga, que astuciosamente burlavam tais estratégias, que lidavam com dois eixos fundamentais: a produção de livros didáticos para a "Alfabetização Funcional e Educação Permanente" e a execução do "Programa de Educação Comunitária para a Saúde". Para realizar esta empreitada foram analisadas publicações como: cartilhas para a alfabetização e leitura, manuais do professor, relatórios oficiais do MOBRAL, matérias de revistas e jornais, fotografias, leis, decretos, relatórios de uma CPI e das V,VI e VII Conferências Nacionais de Saúde e os áudios dos programas de rádio Domingo MOBRAL, Você pergunta e o MOBRAL responde e Vila da Boa Saúde. Além disso, para contribuir com a reflexão sobre este objeto dc estudo, fizemos uso de parte das reflexões presentes no arcabouço teórico produzido por Roger Chartier e Michel de Certeau, entre outros; tendo em vista a intensidade com a qual eles afetaram o campo historiográfico com seus estudos sobre a História do Livro e da leitura e a produção de uma "cultura ordinária". Enquanto isto, do ponto de vista metodológico, apropriamo-nos da análise do discurso proposta por Montenegro e da antropologia do visual produzida por Georges Didi-Hubcrman.
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Nele problematizamos como e por que. no interior dos governos militares, emergiu uma instituição que se destinava à alfabetização de adultos e à educação para a saúde, bem como as complexas relações que estão em jogo no modo como ele se propõe a produzir subjetividades salubres e ordeiras. Neste sentido, analisamos especialmente as estratégias educativas e as linhas de fuga, que astuciosamente burlavam tais estratégias, que lidavam com dois eixos fundamentais: a produção de livros didáticos para a "Alfabetização Funcional e Educação Permanente" e a execução do "Programa de Educação Comunitária para a Saúde". Para realizar esta empreitada foram analisadas publicações como: cartilhas para a alfabetização e leitura, manuais do professor, relatórios oficiais do MOBRAL, matérias de revistas e jornais, fotografias, leis, decretos, relatórios de uma CPI e das V,VI e VII Conferências Nacionais de Saúde e os áudios dos programas de rádio Domingo MOBRAL, Você pergunta e o MOBRAL responde e Vila da Boa Saúde. Além disso, para contribuir com a reflexão sobre este objeto dc estudo, fizemos uso de parte das reflexões presentes no arcabouço teórico produzido por Roger Chartier e Michel de Certeau, entre outros; tendo em vista a intensidade com a qual eles afetaram o campo historiográfico com seus estudos sobre a História do Livro e da leitura e a produção de uma "cultura ordinária". Enquanto isto, do ponto de vista metodológico, apropriamo-nos da análise do discurso proposta por Montenegro e da antropologia do visual produzida por Georges Didi-Hubcrman.This papcr analy/es the educational strategies made by the Bra/.ilian Movcment Education Foundation - MOBRAL. in the production of its educational programs. with emphasis on apropriation of medicai knowledge. between the years 1970 and 1985. In it we question how and why, within the military govcrnments emerged an institution that was intended for adult literacy and health education as well as the complex relations that are at stake in how it sets out to produce wholesome and subjectivities orderly. In this sensc. espccially analyzed the educational strategies and lines of flight that cleverly mocked such strategies, dealing with two main arguments: the production of textbooks for the "Functional Literacy and Continuing Education" and the implementation of the "Community Education Program for Health ". To accomplish this endeavor publications were analyzed as primers for literacy and reading. teacher manuais, offkial reports of MOBRAL. materiais from magazines and newspapers, photographs, laws, decrees, reports of a CPI and the National Health Confcrcnce and the áudios Domingo MOBRAL of radio programs, Você Pergunta c o MOBRAL Responde and Vila da Boa Saúde n addition, to contribute to the discussion on this subject matter , we made use of the reflections present in the theoretical framework produced by Roger Chartier and Michel de Certeau . among others; in view of the intensity with which they affected the historiographical field with his studies on the history of books and reading and the production of a " common culture " . Meanwhile, from a methodological point of view, we apropriamo us of discourse analysis proposed by Montenegro and visual anthropology produced byCapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGOLIVEIRA, Iranilson Buriti de.OLIVEIRA, I. B.http://lattes.cnpq.br/6085569185105786ZICA, Matheus da Cruz e.ROCHA, Raimundo Nonato Araújo da.ALVES, José Maxsuel Lourenço.2015-042018-06-12T15:02:07Z2018-06-122018-06-12T15:02:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/943ALVES, José Maxsuel Lourenço. Entre vacinas e canetas: as apropriações dos saberes médicos nas publicações do Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL (1970 - 1985). 2015. 324f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. 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