Proposta para aumento de capacidade operacional em linhas férreas.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32644 |
Resumo: | O transporte ferroviário gera para a movimentação da safra agrícola brasileira ganhos de capacidade expressivos no escoamento dos produtos. Porém a malha ferroviária, seus vagões e locomotivas não acompanharam o crescimento da produção agrícola brasileira dos últimos 20 anos, fazendo com que existam problemas de capacidade de transporte. Desta forma é necessário o aumento da eficiencia do modal para poder acompanhar esse crescimento. O trabalho faz uma abordagem de otimização do uso dos vagões que operam em redes singelas e em circuitos fechados. O fato de mais de 70 % das malhas ferroviárias do Brasil, ser singela mostra a importância de termos um melhor tratamento do fluxo de carregamentos. Isso traz resultados muito expressivos na mimimização da quantidade de vagões para demanadas determinadas pelas necessidades de cargas dos navios. É apresentado um modelo de otimização onde testamos algumas vezes cenários diferentes de demandas e apresentamos um resultado testado e validado com um cenário real da empresa ferroviária, que retornou com valor bastante promissor. |
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Proposta para aumento de capacidade operacional em linhas férreas.Proposal to increase operational capacity on railway lines.Programação linearFerroviaModelo de capacidade ferroviáriaLinhas férreas - capacidade operacionalCarregamento de vagõesLinear ProgrammingRailroadRailway Capacity ModelRailway lines - operational capacityWagon loadingEngenharia de Produção.O transporte ferroviário gera para a movimentação da safra agrícola brasileira ganhos de capacidade expressivos no escoamento dos produtos. Porém a malha ferroviária, seus vagões e locomotivas não acompanharam o crescimento da produção agrícola brasileira dos últimos 20 anos, fazendo com que existam problemas de capacidade de transporte. Desta forma é necessário o aumento da eficiencia do modal para poder acompanhar esse crescimento. O trabalho faz uma abordagem de otimização do uso dos vagões que operam em redes singelas e em circuitos fechados. O fato de mais de 70 % das malhas ferroviárias do Brasil, ser singela mostra a importância de termos um melhor tratamento do fluxo de carregamentos. Isso traz resultados muito expressivos na mimimização da quantidade de vagões para demanadas determinadas pelas necessidades de cargas dos navios. É apresentado um modelo de otimização onde testamos algumas vezes cenários diferentes de demandas e apresentamos um resultado testado e validado com um cenário real da empresa ferroviária, que retornou com valor bastante promissor.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20212023-11-03T19:55:07Z2023-11-032023-11-03T19:55:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32644CARVALHO FILHO, Nery; LOCH, Gustavo Valentim. Proposta para aumento de capacidade operacional em linhas férreas. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32644porCARVALHO FILHO, Nery.LOCH, Gustavo Valentim.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T19:38:05Zoai:localhost:riufcg/32644Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T19:38:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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