Proposta para aumento de capacidade operacional em linhas férreas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO FILHO, Nery.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: LOCH, Gustavo Valentim.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32644
Resumo: O transporte ferroviário gera para a movimentação da safra agrícola brasileira ganhos de capacidade expressivos no escoamento dos produtos. Porém a malha ferroviária, seus vagões e locomotivas não acompanharam o crescimento da produção agrícola brasileira dos últimos 20 anos, fazendo com que existam problemas de capacidade de transporte. Desta forma é necessário o aumento da eficiencia do modal para poder acompanhar esse crescimento. O trabalho faz uma abordagem de otimização do uso dos vagões que operam em redes singelas e em circuitos fechados. O fato de mais de 70 % das malhas ferroviárias do Brasil, ser singela mostra a importância de termos um melhor tratamento do fluxo de carregamentos. Isso traz resultados muito expressivos na mimimização da quantidade de vagões para demanadas determinadas pelas necessidades de cargas dos navios. É apresentado um modelo de otimização onde testamos algumas vezes cenários diferentes de demandas e apresentamos um resultado testado e validado com um cenário real da empresa ferroviária, que retornou com valor bastante promissor.
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