As irmandades de negros da Paraíba: uma temática para a construção de um currículo multiculturalmente orientado.
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34078 |
Resumo: | A escola e o currículo têm um papel fundamental no processo de edificação da identidade, tanto na perspectiva individual quanto na cultural. No atual contexto histórico permeado por identidades “supérfluas”, nunca foi tão crucial (aqui entendido como: fundamental para a existência, para o destino de algo, alguém ou um grupo) que a escola constitua-se em espaço de divulgação da história e da memória dos grupos étnicos e, por conseguinte, atuem no reforço e na manutenção da identidade dos mesmos. Dessa forma, discutir manifestações culturais que expressem a cultura de uma dada comunidade, sejam estas inclusive de caráter religioso, é de fundamental importância para a formação das identidades, visto contribuir para as singularidades e as características dos diversos elementos (etnias) que conformaram a nossa sociedade. As irmandades de negros, surgidas entre os séculos XVI e XVII no Brasil – dependendo da região – eram organizações de caráter religioso (a princípio) que tinham por objetivo reunir a grande massa de negros africanos e seus descendentes, tornaram-se uma das principais responsáveis pela organização das festas religiosas e, posteriormente, dos cortejos, de modo que contribuíam para apregoar os elementos sagrados e as tradições da religiosidade africana e afrobrasileira. No caso do estado da Paraíba, em suas diversas microrregiões, encontramos registros da presença de irmandades de negros (na sua maioria ligadas a imagem de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito), a exemplo dos municípios de Santa Luzia, Pombal e Areia. Em alguns desses, os encontros, as festas e os rituais ainda permanecem em uso, mesmo que não possuam mais o mesmo teor do passado. A proposta dessa comunicação é apresentar algumas das irmandades de negros da Paraíba, mostrando que estas podem ser em tema para discutir a educação, o patrimônio e a identidade negra no |
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As irmandades de negros da Paraíba: uma temática para a construção de um currículo multiculturalmente orientado.The black brotherhoods of Paraíba: a theme for the construction of a multiculturally oriented curriculum.Irmandades de negros - ParaíbaCurrículo multiculturalGrupos étnicosIdentidadesReligiosidade africanaReligiosidade afro brasileiraRituais - irmandade de negrosIdentidade negraEducação étnico-racialNegros na Paraíba - irmandadesBlack brotherhoods - ParaíbaMulticultural curriculumEthnic groupsIdentitiesAfrican religiosityAfro Brazilian religiosityRituals - black brotherhoodBlack identityEthnic-racial educationBlacks in Paraíba - brotherhoodsHistória.A escola e o currículo têm um papel fundamental no processo de edificação da identidade, tanto na perspectiva individual quanto na cultural. No atual contexto histórico permeado por identidades “supérfluas”, nunca foi tão crucial (aqui entendido como: fundamental para a existência, para o destino de algo, alguém ou um grupo) que a escola constitua-se em espaço de divulgação da história e da memória dos grupos étnicos e, por conseguinte, atuem no reforço e na manutenção da identidade dos mesmos. Dessa forma, discutir manifestações culturais que expressem a cultura de uma dada comunidade, sejam estas inclusive de caráter religioso, é de fundamental importância para a formação das identidades, visto contribuir para as singularidades e as características dos diversos elementos (etnias) que conformaram a nossa sociedade. As irmandades de negros, surgidas entre os séculos XVI e XVII no Brasil – dependendo da região – eram organizações de caráter religioso (a princípio) que tinham por objetivo reunir a grande massa de negros africanos e seus descendentes, tornaram-se uma das principais responsáveis pela organização das festas religiosas e, posteriormente, dos cortejos, de modo que contribuíam para apregoar os elementos sagrados e as tradições da religiosidade africana e afrobrasileira. No caso do estado da Paraíba, em suas diversas microrregiões, encontramos registros da presença de irmandades de negros (na sua maioria ligadas a imagem de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito), a exemplo dos municípios de Santa Luzia, Pombal e Areia. Em alguns desses, os encontros, as festas e os rituais ainda permanecem em uso, mesmo que não possuam mais o mesmo teor do passado. A proposta dessa comunicação é apresentar algumas das irmandades de negros da Paraíba, mostrando que estas podem ser em tema para discutir a educação, o patrimônio e a identidade negra noUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-23T12:32:54Z2024-01-232024-01-23T12:32:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34078NEPOMUCENO, Cristiane Maria; PIMENTA, Carla Liege Rodrigues. As irmandades de negros da Paraíba: uma temática para a construção de um currículo multiculturalmente orientado. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 756-764. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34078porNEPOMUCENO, Cristiane Maria.PIMENTA, Carla Liege Rodrigues.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-23T12:34:39Zoai:localhost:riufcg/34078Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-23T12:34:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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A escola e o currículo têm um papel fundamental no processo de edificação da identidade, tanto na perspectiva individual quanto na cultural. No atual contexto histórico permeado por identidades “supérfluas”, nunca foi tão crucial (aqui entendido como: fundamental para a existência, para o destino de algo, alguém ou um grupo) que a escola constitua-se em espaço de divulgação da história e da memória dos grupos étnicos e, por conseguinte, atuem no reforço e na manutenção da identidade dos mesmos. Dessa forma, discutir manifestações culturais que expressem a cultura de uma dada comunidade, sejam estas inclusive de caráter religioso, é de fundamental importância para a formação das identidades, visto contribuir para as singularidades e as características dos diversos elementos (etnias) que conformaram a nossa sociedade. As irmandades de negros, surgidas entre os séculos XVI e XVII no Brasil – dependendo da região – eram organizações de caráter religioso (a princípio) que tinham por objetivo reunir a grande massa de negros africanos e seus descendentes, tornaram-se uma das principais responsáveis pela organização das festas religiosas e, posteriormente, dos cortejos, de modo que contribuíam para apregoar os elementos sagrados e as tradições da religiosidade africana e afrobrasileira. No caso do estado da Paraíba, em suas diversas microrregiões, encontramos registros da presença de irmandades de negros (na sua maioria ligadas a imagem de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito), a exemplo dos municípios de Santa Luzia, Pombal e Areia. Em alguns desses, os encontros, as festas e os rituais ainda permanecem em uso, mesmo que não possuam mais o mesmo teor do passado. A proposta dessa comunicação é apresentar algumas das irmandades de negros da Paraíba, mostrando que estas podem ser em tema para discutir a educação, o patrimônio e a identidade negra no |
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