Contracepção de emergência: concepções e atitudes de adolescentes de uma escola pública.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTI, Maria Isabel.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9750
Resumo: A adolescência é caracterizada como uma etapa gradativa de transição da puerícia para a idade adulta, qualificada como estágio evolutivo do ciclo da vida. Um período de descobertas e de experiências marca o desenvolvimento da personalidade e do autoconhecimento, solidificando o exercício da sexualidade a partir de sua maturação física, ocasionando alterações e prováveis conflitos. Este estudo buscou analisar conhecimentos e práticas dos adolescentes na contracepção de emergência. Abrangendo os referidos objetivos específicos: descrever o perfil social e escolar dos adolescentes; identificar as práticas preventivas de gravidez, investigar o conhecimento dos adolescentes sobre a contracepção de emergência; averiguar o uso de métodos contraceptivos de emergência Trata-se de um estudo de caráter descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa. Os sujeitos do estudo foram 15 estudantes do Ensino Médio, de uma escola pública, sendo três homens e doze mulheres. O instrumento para a coleta de dados foi um questionário auto aplicado, contendo questões subjetivas, que norteou a realização da pesquisa. Foram seguidos os princípios éticos da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, na condução da pesquisa. Os dados qualitativos foram analisados pelo método Análise de Conteúdo, o que resultou na elaboração de categorias, as quais foram analisadas em sua modalidade de análise temática. O perfil dos estudantes constituiu-se de ambos os sexos, com faixa etária entre 14 e 20 anos, de vida sexual ativa e precoce, estado civil em sua maioria solteiro, dois deles casados, residem com os pais, existindo aqueles que residem com um parente próximo ou o cônjuge. Em relação à formação educacional, cursam diferentes séries do ensino médio, distribuídos nos turnos de funcionamento da instituição de ensino (manhã ou noite). Quanto às concepções dos estudantes acerca da contracepção de emergência, revelam uma acentuada expressão de conhecimentos, limitados, sobre métodos contraceptivos gerais. Nos discursos observou-se que os estudantes, apesar de afeitos com o método contraceptivo de emergência, apresentam uma escassez de conhecimentos específicos e imprescindíveis relativos a atuação e efetividade da anticoncepção de emergência. Constatou-se uma lacuna de informações, devido à falta da educação sexual. Acredita-se que a disseminação de informações adequadas deve surgir na base da orientação destes indivíduos, ou seja, família e escola participando ativamente da construção dos valores e práticas sexuais, articuladas aos setores de saúde. Desta forma, se faz essencial avaliar a adolescência e seus inúmeros contextos, através dos aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais, fatores indissociáveis, ampliando a compreensão sobre as necessidades dos adolescentes, facilitando suas escolhas.
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spelling Contracepção de emergência: concepções e atitudes de adolescentes de uma escola pública.Emergency contraception: conceptions and attitudes of adolescents in a public school.Métodos contraceptivosGravidez na AdolescênciaSexualidadeAdolescênciaContraceptive methodsTeenage pregnancySexualityAdolescenceEnfermagem.A adolescência é caracterizada como uma etapa gradativa de transição da puerícia para a idade adulta, qualificada como estágio evolutivo do ciclo da vida. Um período de descobertas e de experiências marca o desenvolvimento da personalidade e do autoconhecimento, solidificando o exercício da sexualidade a partir de sua maturação física, ocasionando alterações e prováveis conflitos. Este estudo buscou analisar conhecimentos e práticas dos adolescentes na contracepção de emergência. Abrangendo os referidos objetivos específicos: descrever o perfil social e escolar dos adolescentes; identificar as práticas preventivas de gravidez, investigar o conhecimento dos adolescentes sobre a contracepção de emergência; averiguar o uso de métodos contraceptivos de emergência Trata-se de um estudo de caráter descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa. Os sujeitos do estudo foram 15 estudantes do Ensino Médio, de uma escola pública, sendo três homens e doze mulheres. O instrumento para a coleta de dados foi um questionário auto aplicado, contendo questões subjetivas, que norteou a realização da pesquisa. Foram seguidos os princípios éticos da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, na condução da pesquisa. Os dados qualitativos foram analisados pelo método Análise de Conteúdo, o que resultou na elaboração de categorias, as quais foram analisadas em sua modalidade de análise temática. O perfil dos estudantes constituiu-se de ambos os sexos, com faixa etária entre 14 e 20 anos, de vida sexual ativa e precoce, estado civil em sua maioria solteiro, dois deles casados, residem com os pais, existindo aqueles que residem com um parente próximo ou o cônjuge. Em relação à formação educacional, cursam diferentes séries do ensino médio, distribuídos nos turnos de funcionamento da instituição de ensino (manhã ou noite). Quanto às concepções dos estudantes acerca da contracepção de emergência, revelam uma acentuada expressão de conhecimentos, limitados, sobre métodos contraceptivos gerais. Nos discursos observou-se que os estudantes, apesar de afeitos com o método contraceptivo de emergência, apresentam uma escassez de conhecimentos específicos e imprescindíveis relativos a atuação e efetividade da anticoncepção de emergência. Constatou-se uma lacuna de informações, devido à falta da educação sexual. Acredita-se que a disseminação de informações adequadas deve surgir na base da orientação destes indivíduos, ou seja, família e escola participando ativamente da construção dos valores e práticas sexuais, articuladas aos setores de saúde. Desta forma, se faz essencial avaliar a adolescência e seus inúmeros contextos, através dos aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais, fatores indissociáveis, ampliando a compreensão sobre as necessidades dos adolescentes, facilitando suas escolhas.The adolescence is characterized as a gradual step of puerícia transition to adulthood, described as evolutionary stage of the life cycle. A period of discoveries and experiences that mark the development of personality and self-knowledge, solidifying the exercise of sexuality according your physical maturation, causing changes and probable conflicts. This study sought analyze acquirements and practices of the adolescents in contraception of emergency. Encompassing these specific objectives: to describe the social profile of adolescent and school; identify preventive practices of pregnancy, investigating teenagers knowledge about emergency contraception; investigate the use of contraceptives for emergency. It’s about a study of a descriptive, exploratory character, with qualitative approach. The subjects of the study were 15 high school students, a public school, three men and twelve women. The instrument to collection of datas was a questionnaire self applied, with subjective questions, that guided the research. The ethical principles of Resolution 196/96 of the National Health Council were followed, in the conducting the research. The qualitative datas were analyzed by the method Analysis of Content, which resulted in the elaboration of categories, which were analyzed in your modality of analysis thematic. The profile of students was constituted of both sexes, with aged between 14 and 20 years old, of active and early sex life, marital mostly singles, two of them married, live with their parents, there are those who live with a close relative or partner. Regarding educational formation, attend different series of middle schools, distributed in the rotation of operation of the educational institution (morning or evening). Regarding students' conceptions about the emergency contraception, reveal a marked expression of knowledge, limited, about contraceptive methods. On the speeches was showed that the students, although of accustomed with the method contraception of emergency, have a shortage of specific and essential knowledge relative to performance and effectiveness of the emergency contraception. There was found a lack of information, due to lack of sex education. It’s believed that the dissemination of appropriate informations must appear at the base of the orientation of these individuals, in other words, family and school participating actively of the development of values and sexual practices, articulated to health sectors. So, it becomes essential to evaluate the adolescence and your many contexts, through of the biological, psychological, social and cultural aspects, inseparable factors, expanding the comprehension of the necessity of the adolescents, facilitating their choices.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCOSTA, Milena Silva.ALMEIDA , Mônica Rafaela de.MEDEIROS, Mércia de França Nóbrega.CAVALCANTI, Maria Isabel.20122019-12-02T20:17:38Z2019-12-022019-12-02T20:17:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9750CAVALCANTI, Maria Isabel. Contracepção de emergência: concepções e atitudes de adolescentes de uma escola pública. 2012. 73f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-08T15:51:26Zoai:localhost:riufcg/9750Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-08T15:51:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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