Multiletramentos e as tics: novas perspectivas para o ensino de língua portuguesa.
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8867 |
Resumo: | A sociedade contemporânea é marcada pelo desenvolvimento tecnológico e científico, assinalada pelo desenvolvimento das diversas mídias e pelo crescente uso do espaço cibernético e das redes sociais. Diante deste contexto, as práticas de letramentos se tornam cada vez mais complexas, passando a exigir dos diversos grupos sociais e culturais o desenvolvimento de competências e habilidades individuais específicas e diferenciadas, ou seja, a exigência de multiletramentos para que haja uma melhor e significativa interação nas práticas comunicativas e sociais que se estabeleceu na sociedade atual. Neste cenário de novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) onde existem novos textos, novas linguagens, devemos, pensar também nas inovadoras possibilidades e nas diferentes alternativas para a educação e para o ensino de Língua Portuguesa. Desse modo, para realizar esta pesquisa, nos fundamentamos nos estudos de Kleiman (2007), Soares (2012), Rojo e Moura (2012) Barbosa e Rojo (2015) entre outros, com o escopo de refletir alguns conceitos de letramento e multiletramentos para darmos ênfase às investigações teóricas dos novos estudos sobre as linguagens que se desenvolveram nas últimas décadas e a sua importância no contexto da escola. Discorremos sobre a relevância das novas TICs no contexto das mudanças das práticas comunicativas atuais e a sua relevante abordagem no contexto escolar e sobre o uso do gênero textual digital Facebook como uma importante ferramenta pedagógica para o ensino da língua materna. Para isso, apresentamos possiblidades de atividades pedagógicas de retextualização que incentivam o professor de Língua Portuguesa a desenvolver um trabalho sistemático com os gêneros digitais atuais, em suas aulas, utilizamos como tema para a realização de tais atividades o Facebook, isso porque entendemos que é necessário levar em consideração que este novo contexto da sociedade hipermoderna, através do avanço tecnológico e do advento da internet, deve fazer parte das práticas de ensino-aprendizagem, como instrumentos capazes de proporcionar um estudo mais participativo e construtivo. |
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PEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284SOUSA, José Wanderley Alves de.SILVA, Abdoral Inácio da.FERREIRA, P. R. O. N.http://lattes.cnpq.br/2928220018974174FERREIRA, Paula Regilândia Oliveira Nunes.A sociedade contemporânea é marcada pelo desenvolvimento tecnológico e científico, assinalada pelo desenvolvimento das diversas mídias e pelo crescente uso do espaço cibernético e das redes sociais. Diante deste contexto, as práticas de letramentos se tornam cada vez mais complexas, passando a exigir dos diversos grupos sociais e culturais o desenvolvimento de competências e habilidades individuais específicas e diferenciadas, ou seja, a exigência de multiletramentos para que haja uma melhor e significativa interação nas práticas comunicativas e sociais que se estabeleceu na sociedade atual. Neste cenário de novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) onde existem novos textos, novas linguagens, devemos, pensar também nas inovadoras possibilidades e nas diferentes alternativas para a educação e para o ensino de Língua Portuguesa. Desse modo, para realizar esta pesquisa, nos fundamentamos nos estudos de Kleiman (2007), Soares (2012), Rojo e Moura (2012) Barbosa e Rojo (2015) entre outros, com o escopo de refletir alguns conceitos de letramento e multiletramentos para darmos ênfase às investigações teóricas dos novos estudos sobre as linguagens que se desenvolveram nas últimas décadas e a sua importância no contexto da escola. Discorremos sobre a relevância das novas TICs no contexto das mudanças das práticas comunicativas atuais e a sua relevante abordagem no contexto escolar e sobre o uso do gênero textual digital Facebook como uma importante ferramenta pedagógica para o ensino da língua materna. Para isso, apresentamos possiblidades de atividades pedagógicas de retextualização que incentivam o professor de Língua Portuguesa a desenvolver um trabalho sistemático com os gêneros digitais atuais, em suas aulas, utilizamos como tema para a realização de tais atividades o Facebook, isso porque entendemos que é necessário levar em consideração que este novo contexto da sociedade hipermoderna, através do avanço tecnológico e do advento da internet, deve fazer parte das práticas de ensino-aprendizagem, como instrumentos capazes de proporcionar um estudo mais participativo e construtivo.Contemporary society is marked by technological and scientific development, marked by the development of various media and the increasing use of space cybernetics and social networks. Given this context, literacy practices become increasingly complex, demanding from the various social and cultural groups the development of specific and differentiated individual competencies and skills, or that is, the requirement for multi-measures to have a better and meaningful interaction in communicative and social practices that have been established in today's society. In this new scenario Information and Communication Technologies (ICTs) where there are new texts, new languages, we must also think about the innovative possibilities and the different alternatives for Portuguese language education and teaching. Thus, to realize This research is based on the studies by Kleiman (2007), Soares (2012), Rojo and Moura (2012) Barbosa and Rojo (2015) among others, with the scope of reflecting some concepts literacy and multi-tooling techniques to emphasize the theoretical investigations of the new studies on the languages that have developed in the last decades and their importance in the school context. We discuss the relevance of new ICTs in the context of changing current communicative practices and their relevant approach in the school context and on the use of the digital textual genre Facebook as an important pedagogical tool for the mother tongue teaching. For this, we present possibilities of pedagogical activities of retextualization that encourage the Portuguese language teacher to develop a work with the current digital genres in their classes, we use as a theme for the conducting such activities Facebook, because we understand that it is necessary to take into whereas this new context of hypermodern society, by technology and the advent of the internet, should be part of teaching-learning practices, as tools capable of providing a more participative and constructive study.Submitted by Lindoaldo Batista Sobrinho (lindoaldobatista@hotmail.com) on 2019-11-05T14:10:24Z No. of bitstreams: 1 PAULA REGILÂNDIA OLIVEIRA NUNES FERREIRA. TCC. ESP. LÍNGUA PORTUGUESA.2016.pdf: 2012316 bytes, checksum: 3057b1eb1871f2911d0bcf43f34d5aae (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-05T14:10:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PAULA REGILÂNDIA OLIVEIRA NUNES FERREIRA .TCC. ESP. LÍNGUA PORTUGUESA.2016.pdf: 2012316 bytes, checksum: 3057b1eb1871f2911d0bcf43f34d5aae (MD5) Previous issue date: 2016Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPLetras - Língua Portuguesa.Língua Portuguesa - ensinoTecnologia da informação e comunicação (TICs) - Ensino língua portuguesaMultiletramentoFerramenta pedagógica - FacebookPortuguese language - teachingInformation and Communication Technology (ICTs) - Teaching PortugueseMultitrackingTeaching toolMultiletramentos e as tics: novas perspectivas para o ensino de língua portuguesa.Multilocations and tics: new perspectives for teaching Portuguese speaking.20162019-11-05T14:10:24Z2019-11-052019-11-05T14:10:24Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8867FERREIRA, Paula Regilândia Oliveira Nunes. Multiletramentos e as tics: novas perspectivas para o ensino de língua portuguesa. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALPAULA REGILÂNDIA OLIVEIRA NUNES FERREIRA. TCC. ESP. LÍNGUA PORTUGUESA.2016.pdfPAULA REGILÂNDIA OLIVEIRA NUNES FERREIRA. TCC. ESP. 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