Escolas e escolhas: entre o literário e o paradidático.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12309 |
Resumo: | A seleção de obras literárias para leitura escolar comporta inúmeras questões. No âmbito das escolas particulares, estas escolhas podem fornecer dados sobre as concepções que se tem de literatura e possíveis implicações para o ensino. Essa pesquisa teve como objetivo investigar os critérios de seleção de obras literárias indicadas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, em seis escolas particulares de Campina Grande, PB. Metodologicamente, lançamos mão dos seguintes instrumentos de pesquisa: questionários aplicados a professores e coordenadores, análise das obras selecionadas e indicadas pelas escolas. A fundamentação teórica que embasou a pesquisa foi a seguinte: Perrotti (1986), Azevedo (1999) no que se refere à discussão da presença do pragmatismo e do conceito de paradidático; Aguiar (2001), Zilberman (2003), Cademartori (2012), Held (1980), Andruetto (2012), Meireles (2016) e Peter Hunt (2010) para pensar sobretudo o caráter artístico das obras literárias, entre outros. Subdividimos nossa discussão em quatro capítulos. No primeiro, apresentamos algumas definições do que se conceitua como literatura infantil ao longo do tempo, tentando delimitar suas especificidades. No segundo, mostramos como a literatura infantil surge vinculada à pedagogia, e como essa perspectiva utilitarista percorre historicamente esse gênero, até chegar aos dias atuais. No terceiro, a partir dos dados coletados, comentamos a formação literária das professoras e as implicações na seleção dos livros indicados pelas escolas. E, no quarto capítulo, trazemos a análise das listas de livros obtidas a partir de duas categorias básicas: literatura e paradidático. Nas considerações finais, discutimos o fato de ainda haver dúvidas na concepção do que seria um texto literário e como isso afeta o trabalho com a literatura em sala de aula. Trazemos algumas opções de que o professor pode fazer uso para colaborar com seu processo de seleção de obras literárias. Refletimos, por fim, sobre as possíveis contribuições da pesquisa para a seleção de obras literárias no ensino fundamental. |
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Escolas e escolhas: entre o literário e o paradidático.Schools and choices: between the literary and the paradidactic.Literatura InfantilChildren's LiteratureUtilitarismoUtilitarianismParadidáticoParadidacticoParadidacticEscola ParticularPrivate SchoolColegio PrivadoHistória da LiteraturaHistory of LiteratureLingüística, Letras e ArtesEducaçãoA seleção de obras literárias para leitura escolar comporta inúmeras questões. No âmbito das escolas particulares, estas escolhas podem fornecer dados sobre as concepções que se tem de literatura e possíveis implicações para o ensino. Essa pesquisa teve como objetivo investigar os critérios de seleção de obras literárias indicadas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, em seis escolas particulares de Campina Grande, PB. Metodologicamente, lançamos mão dos seguintes instrumentos de pesquisa: questionários aplicados a professores e coordenadores, análise das obras selecionadas e indicadas pelas escolas. A fundamentação teórica que embasou a pesquisa foi a seguinte: Perrotti (1986), Azevedo (1999) no que se refere à discussão da presença do pragmatismo e do conceito de paradidático; Aguiar (2001), Zilberman (2003), Cademartori (2012), Held (1980), Andruetto (2012), Meireles (2016) e Peter Hunt (2010) para pensar sobretudo o caráter artístico das obras literárias, entre outros. Subdividimos nossa discussão em quatro capítulos. No primeiro, apresentamos algumas definições do que se conceitua como literatura infantil ao longo do tempo, tentando delimitar suas especificidades. No segundo, mostramos como a literatura infantil surge vinculada à pedagogia, e como essa perspectiva utilitarista percorre historicamente esse gênero, até chegar aos dias atuais. No terceiro, a partir dos dados coletados, comentamos a formação literária das professoras e as implicações na seleção dos livros indicados pelas escolas. E, no quarto capítulo, trazemos a análise das listas de livros obtidas a partir de duas categorias básicas: literatura e paradidático. Nas considerações finais, discutimos o fato de ainda haver dúvidas na concepção do que seria um texto literário e como isso afeta o trabalho com a literatura em sala de aula. Trazemos algumas opções de que o professor pode fazer uso para colaborar com seu processo de seleção de obras literárias. Refletimos, por fim, sobre as possíveis contribuições da pesquisa para a seleção de obras literárias no ensino fundamental.The selection of literary works for school reading entails numerous questions. Within private schools, these choices can provide data on the conceptions of literature and possible implications for teaching. This research had as objective to investigate the criteria of selection of literary works indicated for elementary school, from the 2nd to 5th year, in six private schools in Campina Grande, State of Paraiba. Methodologically, we used the following research tools: questionnaires applied to teachers and coordinators, analysis of the works selected and indicated by the schools. The theoretical basis for the research was as follows: Perrotti (1986), Azevedo (1999) regarding the discussion of the presence of pragmatism and the concept of paradidatic readers; Aguiar (2001), Zilberman (2003), Cademartori (2012), Held (1980), Andruetto (2012), Meireles (2016) and Peter Hunt (2010) to reflect on all the artistic character of literary works, among others. We subdivided our discussion into four chapters. In the first, we present some definitions of what is conceptualized as children's literature over time, trying to delimit their specificities. In the second, we show how children's literature is linked to pedagogy, and how this utilitarian perspective historically traverses this genre, until the present day. In the third, from the collected data, we comment on the literary formation of the teachers and the implications in the selection of the books indicated by the schools. And, in the fourth chapter, we bring the analysis of the lists of books obtained from two basic categories: literatary and paradidatic. In the final considerations, we discuss the fact that there are still doubts in the conception of what would be a literary text and how this affects the work with literature in the classroom. We bring some options that the teacher can make use of to collaborate with his/her selection process of literary works. Finally, we reflect on the possible contributions of research to the selection of literary works in elementary school.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGALVES, José Hélder Pinheiro.ALVES, J. H. 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Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12309porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-20T14:51:32Zoai:localhost:riufcg/12309Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-20T14:51:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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A seleção de obras literárias para leitura escolar comporta inúmeras questões. No âmbito das escolas particulares, estas escolhas podem fornecer dados sobre as concepções que se tem de literatura e possíveis implicações para o ensino. Essa pesquisa teve como objetivo investigar os critérios de seleção de obras literárias indicadas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, em seis escolas particulares de Campina Grande, PB. Metodologicamente, lançamos mão dos seguintes instrumentos de pesquisa: questionários aplicados a professores e coordenadores, análise das obras selecionadas e indicadas pelas escolas. A fundamentação teórica que embasou a pesquisa foi a seguinte: Perrotti (1986), Azevedo (1999) no que se refere à discussão da presença do pragmatismo e do conceito de paradidático; Aguiar (2001), Zilberman (2003), Cademartori (2012), Held (1980), Andruetto (2012), Meireles (2016) e Peter Hunt (2010) para pensar sobretudo o caráter artístico das obras literárias, entre outros. Subdividimos nossa discussão em quatro capítulos. No primeiro, apresentamos algumas definições do que se conceitua como literatura infantil ao longo do tempo, tentando delimitar suas especificidades. No segundo, mostramos como a literatura infantil surge vinculada à pedagogia, e como essa perspectiva utilitarista percorre historicamente esse gênero, até chegar aos dias atuais. No terceiro, a partir dos dados coletados, comentamos a formação literária das professoras e as implicações na seleção dos livros indicados pelas escolas. E, no quarto capítulo, trazemos a análise das listas de livros obtidas a partir de duas categorias básicas: literatura e paradidático. Nas considerações finais, discutimos o fato de ainda haver dúvidas na concepção do que seria um texto literário e como isso afeta o trabalho com a literatura em sala de aula. Trazemos algumas opções de que o professor pode fazer uso para colaborar com seu processo de seleção de obras literárias. Refletimos, por fim, sobre as possíveis contribuições da pesquisa para a seleção de obras literárias no ensino fundamental. |
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