Gestão e ética na prática pedagógica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13235 |
Resumo: | Este estudo tem por tema Gestão e Ética na prática pedagógica. E o resultado de uma pesquisa qualitativa e estudo de caso, objetivando construir uma gestão participativa, democrática partindo de um novo desdobrar do que seja realmente uma gestão, adquirida desde estudos feito do contexto histórico da administração publica, onde através da ética possa-se desenvolver dentro da escola relações de respeito, responsabilidade, comprometimento, proporcionando uma administração justa e coerente, tendo consciência de seus direitos e deveres na pratica da democracia como também a importância da educação para a efetivação da cultura e da transformação social. Ao desenvolver esse trabalho partimos das dificuldades enfrentadas pela Secretaria de Educação de Vieirópolis, abordando questões referentes a atuação dos Gestores Escolares na Administração e em que modelo de educação reflete sua escola, que opção politica tem adotado e a convicção do tipo de educação que deseja ajudar a construir a partir de uma gestão democrática e ética profissional. As atividades foram desenvolvidas através da aplicação de um mini curso de forma dinâmica, criativa o tema gestão e ética na prática pedagógica. |
id |
UFCG_acdafa9ee8606ba87c99cb37a23d8a3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13235 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Gestão e ética na prática pedagógica.Management and ethics in pedagogical practice.Gestão escolarÉtica na educaçãoCidadania e educaçãoGestão ética escolarDemocracia e educaçãoSchool managementEthics in educationCitizenship and educationDemocracy and educationGestão educacionalAdministração pública e educaçãoÉtica profissionalEducação.Este estudo tem por tema Gestão e Ética na prática pedagógica. E o resultado de uma pesquisa qualitativa e estudo de caso, objetivando construir uma gestão participativa, democrática partindo de um novo desdobrar do que seja realmente uma gestão, adquirida desde estudos feito do contexto histórico da administração publica, onde através da ética possa-se desenvolver dentro da escola relações de respeito, responsabilidade, comprometimento, proporcionando uma administração justa e coerente, tendo consciência de seus direitos e deveres na pratica da democracia como também a importância da educação para a efetivação da cultura e da transformação social. Ao desenvolver esse trabalho partimos das dificuldades enfrentadas pela Secretaria de Educação de Vieirópolis, abordando questões referentes a atuação dos Gestores Escolares na Administração e em que modelo de educação reflete sua escola, que opção politica tem adotado e a convicção do tipo de educação que deseja ajudar a construir a partir de uma gestão democrática e ética profissional. As atividades foram desenvolvidas através da aplicação de um mini curso de forma dinâmica, criativa o tema gestão e ética na prática pedagógica.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581MORAIS, Kalidiany Belo Gadelha.MOREIRA, Verônica Gomes.20072020-07-13T12:18:56Z2020-07-132020-07-13T12:18:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13235MORAIS, Kalidiany Belo Gadelha; MOREIRA, Verônica Gomes. 2007. 43f. o - Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T18:56:24Zoai:localhost:riufcg/13235Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T18:56:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão e ética na prática pedagógica. Management and ethics in pedagogical practice. |
title |
Gestão e ética na prática pedagógica. |
spellingShingle |
Gestão e ética na prática pedagógica. MORAIS, Kalidiany Belo Gadelha. Gestão escolar Ética na educação Cidadania e educação Gestão ética escolar Democracia e educação School management Ethics in education Citizenship and education Democracy and education Gestão educacional Administração pública e educação Ética profissional Educação. |
title_short |
Gestão e ética na prática pedagógica. |
title_full |
Gestão e ética na prática pedagógica. |
title_fullStr |
Gestão e ética na prática pedagógica. |
title_full_unstemmed |
Gestão e ética na prática pedagógica. |
title_sort |
Gestão e ética na prática pedagógica. |
author |
MORAIS, Kalidiany Belo Gadelha. |
author_facet |
MORAIS, Kalidiany Belo Gadelha. MOREIRA, Verônica Gomes. |
author_role |
author |
author2 |
MOREIRA, Verônica Gomes. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Maria Janete de. LIMA, M. J. http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MORAIS, Kalidiany Belo Gadelha. MOREIRA, Verônica Gomes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Ética na educação Cidadania e educação Gestão ética escolar Democracia e educação School management Ethics in education Citizenship and education Democracy and education Gestão educacional Administração pública e educação Ética profissional Educação. |
topic |
Gestão escolar Ética na educação Cidadania e educação Gestão ética escolar Democracia e educação School management Ethics in education Citizenship and education Democracy and education Gestão educacional Administração pública e educação Ética profissional Educação. |
description |
Este estudo tem por tema Gestão e Ética na prática pedagógica. E o resultado de uma pesquisa qualitativa e estudo de caso, objetivando construir uma gestão participativa, democrática partindo de um novo desdobrar do que seja realmente uma gestão, adquirida desde estudos feito do contexto histórico da administração publica, onde através da ética possa-se desenvolver dentro da escola relações de respeito, responsabilidade, comprometimento, proporcionando uma administração justa e coerente, tendo consciência de seus direitos e deveres na pratica da democracia como também a importância da educação para a efetivação da cultura e da transformação social. Ao desenvolver esse trabalho partimos das dificuldades enfrentadas pela Secretaria de Educação de Vieirópolis, abordando questões referentes a atuação dos Gestores Escolares na Administração e em que modelo de educação reflete sua escola, que opção politica tem adotado e a convicção do tipo de educação que deseja ajudar a construir a partir de uma gestão democrática e ética profissional. As atividades foram desenvolvidas através da aplicação de um mini curso de forma dinâmica, criativa o tema gestão e ética na prática pedagógica. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2020-07-13T12:18:56Z 2020-07-13 2020-07-13T12:18:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13235 MORAIS, Kalidiany Belo Gadelha; MOREIRA, Verônica Gomes. 2007. 43f. o - Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13235 |
identifier_str_mv |
MORAIS, Kalidiany Belo Gadelha; MOREIRA, Verônica Gomes. 2007. 43f. o - Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744446590287872 |