A marginalização da educação de jovens e adultos e a precarização do processo de ensino e aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Ana Maria Souza.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.santos0
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Resumo: A Educação de Jovens e Adultos nasceu da necessidade de interagir as experiencias de vida dos educandos com a sistematização dos conteúdos programáticos, preparando-os para atuar no mundo como cidadãos críticos, e, sobretudo livres. Partindo desse contexto, o presente estudo revela que as mediações pedagógicas desenvolvidas para esta modalidade de ensino, não tem levado em consideração, os conhecimentos e as experiencias dos sujeitos. A ausência de programas e metodologias oriundas de uma racionalidade transformadora vem sendo percebida nitidamente no ensino de Educação de Jovens e Adultos no município de Zabelê-PB, através do elevado numero de alunos evadidos e do numero de matriculas que vem diminuindo gradativamente. O trabalho estruturou-se no estudo de caso e na pesquisa participativa, na qual, o investigador realiza em comunhão com o grupo envolvido uma autoreflexão. Não obstante, aplicou-se um questionário aos professores para compreender como se constituem as praticas educativas e outro com os alunos para diagnosticar possíveis respostas em relação ao desinteresse dos alunos no processo de aprendizagem. Posteriormente, realizaram-se oficinas abordando temáticas que envolvessem elementos de suas vivencias e experiencias, ou seja, das interações sociais estabelecidas entre os sujeitos com a comunidade e com o ambiente. Concluídas as atividades, buscou-se analisar a percepção dos alunos sobre educação e a sua relação com o trabalho. Com base nos dados coletados, notou-se que as principais problemáticas estão atreladas a uma educação precarizada e descontextualizadas com a realidade local.
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Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8982A Educação de Jovens e Adultos nasceu da necessidade de interagir as experiencias de vida dos educandos com a sistematização dos conteúdos programáticos, preparando-os para atuar no mundo como cidadãos críticos, e, sobretudo livres. Partindo desse contexto, o presente estudo revela que as mediações pedagógicas desenvolvidas para esta modalidade de ensino, não tem levado em consideração, os conhecimentos e as experiencias dos sujeitos. A ausência de programas e metodologias oriundas de uma racionalidade transformadora vem sendo percebida nitidamente no ensino de Educação de Jovens e Adultos no município de Zabelê-PB, através do elevado numero de alunos evadidos e do numero de matriculas que vem diminuindo gradativamente. O trabalho estruturou-se no estudo de caso e na pesquisa participativa, na qual, o investigador realiza em comunhão com o grupo envolvido uma autoreflexão. Não obstante, aplicou-se um questionário aos professores para compreender como se constituem as praticas educativas e outro com os alunos para diagnosticar possíveis respostas em relação ao desinteresse dos alunos no processo de aprendizagem. Posteriormente, realizaram-se oficinas abordando temáticas que envolvessem elementos de suas vivencias e experiencias, ou seja, das interações sociais estabelecidas entre os sujeitos com a comunidade e com o ambiente. Concluídas as atividades, buscou-se analisar a percepção dos alunos sobre educação e a sua relação com o trabalho. Com base nos dados coletados, notou-se que as principais problemáticas estão atreladas a uma educação precarizada e descontextualizadas com a realidade local.Youth and Adult Education was born from the need to interact with learners' life experiences with the systematization of syllabus, preparing them to act in the world as critical citizens, and above all free. From this context, the present study reveals that the pedagogical mediations developed for this teaching modality have not taken into consideration the subjects' knowledge and experiences. The absence of programs and methodologies arising from a transformative rationality has been clearly perceived in the teaching of Youth and Adult Education in the city of Zabelê-PB, through the high number of evaded students and the number of enrollments that is gradually decreasing. The work was structured in the case study and participatory research, in which the The researcher conducts a self-reflection in communion with the group involved. Not Nevertheless, a questionnaire was applied to teachers to understand how constitute the educational practices and another with the students to diagnose possible answers regarding the students' lack of interest in the process of learning. Subsequently, workshops were held addressing themes that involved elements of their experiences, that is, the interactions established between the subjects with the community and the environment. After the activities, we tried to analyze the students' perception about education and its relation to work. Based on the collected data, it was noted that the main problems are linked to a precarious education and out of context with the local reality.Submitted by Deyse Queiroz (deysequeirozz@hotmail.com) on 2019-11-08T12:28:47Z No. of bitstreams: 1 ANA MARIA SOUZA SANTOS - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 2013.pdf: 7121590 bytes, checksum: 71267f78181b019e02cc27d52fd399e2 (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-08T12:28:47Z (GMT). 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