O princípio da proteção integral de adolescentes em face do programa jovem aprendiz.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PACHECO, Déborah Mangueira.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16511
Resumo: O presente estudo busca analisar a efetividade do princípio da proteção integral do adolescente, em face ao programa do Governo Federal Jovem Aprendiz. Garantido pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o Princípio da Proteção Integral defende o efetivo desenvolvimento psíquico, biológico e físico do adolescente, através de políticas públicas voltadas especialmente para estes. As leis existentes impõem limites para que tais indivíduos entrem no mercado de trabalho, não permitindo a sua inserção em locais perigosos, insalubres, com dispêndios penosos e no período noturno. Inicialmente, há um esboço histórico sobre o trabalho infanto-juvenil no mundo e no Brasil, passando sobre as inovações legislativas relacionadas ao assunto; aborda posteriormente o contrato de aprendizagem e suas nuances em conformidade com a legislação vigente; e por fim, faz uma análise do Programa Jovem Aprendiz. Verifica-se que a aprendizagem no Brasil é a melhor forma de garantir que o adolescente conseguirá uma qualificação profissional aprimorada e um bom patamar para ser inserido no mercado de trabalho, pois visa resguardar-lhes todos os direitos garantidos como pessoa em desenvolvimento. Assim, o presente estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa exploratória e descritiva, utilizando-se da técnica bibliográfica, partindo do método lógico de investigação indutivo.
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