Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4342 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar, sob a perspectiva da Sociolinguística Interacional, a mediação pedagógica em eventos de leitura em sala de aula como estratégia de ensino. Para empreendermos tal investigação, procuramos embasar este trabalho na perspectiva teórico-metodológica da Sociolinguística Interacionista de Ribeiro & Garcez (2002), direcionada para a escolar, especialmente com Bortoni-Ricardo (2012). Utilizamos a observação como método de pesquisa e como instrumento de pesquisa uma ficha de observação das aulas que foram gravadas em áudio, e posteriormente transcritas e analisadas, constituindo o corpus que serviu de base para as análises das pistas de contextualização e dos enquadres verbais que emergiram durante os eventos de leitura em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos apontaram que a utilização das estratégias pedagógicas no processo interativo e dinâmico da sala de aula pode propiciar uma aprendizagem mais significativa da leitura através de intervenções positivas do(a) docente. Constatamos que a mediação realizada pelo professor foi predominantemente positiva, uma vez que direcionou adequadamente as discussões para o tema proposto para aula. |
id |
UFCG_adc525b72ff4632405c60e885045c3b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4342 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional.Mediation and reading: an analysis of pedagogical strategies in the light of Interaction sociolinguistics.Leitura - ensinoSociolinguística interacionalMediação pedagógicaEstratégias pedagógicasReading - teachingInteractive sociolinguisticsEducational mediationPedagogical strategiesLetras - Língua Portuguesa.O presente trabalho tem por objetivo analisar, sob a perspectiva da Sociolinguística Interacional, a mediação pedagógica em eventos de leitura em sala de aula como estratégia de ensino. Para empreendermos tal investigação, procuramos embasar este trabalho na perspectiva teórico-metodológica da Sociolinguística Interacionista de Ribeiro & Garcez (2002), direcionada para a escolar, especialmente com Bortoni-Ricardo (2012). Utilizamos a observação como método de pesquisa e como instrumento de pesquisa uma ficha de observação das aulas que foram gravadas em áudio, e posteriormente transcritas e analisadas, constituindo o corpus que serviu de base para as análises das pistas de contextualização e dos enquadres verbais que emergiram durante os eventos de leitura em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos apontaram que a utilização das estratégias pedagógicas no processo interativo e dinâmico da sala de aula pode propiciar uma aprendizagem mais significativa da leitura através de intervenções positivas do(a) docente. Constatamos que a mediação realizada pelo professor foi predominantemente positiva, uma vez que direcionou adequadamente as discussões para o tema proposto para aula.The present work aims to analyze, by the Interaction Sociolinguistics perspective, the pedagogical meditation in reading events in the classroom as teaching strategy. For undertake such investigation, we seek to embass this work in the theoretical-methodological perspective of the Sociolinguística Interactionist from Ribeiro & Garcez (2002), directed to school, especially with Bortoni-Ricardo (2012). We use the observation as research method and as research instrument an observation sheet of classes that were recorded in audio, and posteriorly transcripts and analyzed, constituting the corpus which served as the basis for the analysis of the contextual clues and verbal frames that emerged during the reading events in a class of the 8th year of Elementary School. The results showed that the use of pedagogical strategies in the interactive and dynamic process of the classroom can provide a more meaningful learning of reading through positive interventions of the teacher. We found that the mediation carried out by the teacher was predominantly positive, since it adequately directed the discussions to the theme proposed for class.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA ARRAIS, Maria Nazareth deLIMA, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968PEREIRA , Hérica PaivaSILVA , Abdoral Inácio daCAVALCANTE, Eliane Pereira2017-04-182019-06-13T19:25:57Z2019-06-132019-06-13T19:25:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4342CAVALCANTE, Eliane Pereira. Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-21T13:36:32Zoai:localhost:riufcg/4342Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-21T13:36:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional. Mediation and reading: an analysis of pedagogical strategies in the light of Interaction sociolinguistics. |
title |
Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional. |
spellingShingle |
Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional. CAVALCANTE, Eliane Pereira Leitura - ensino Sociolinguística interacional Mediação pedagógica Estratégias pedagógicas Reading - teaching Interactive sociolinguistics Educational mediation Pedagogical strategies Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional. |
title_full |
Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional. |
title_fullStr |
Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional. |
title_full_unstemmed |
Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional. |
title_sort |
Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional. |
author |
CAVALCANTE, Eliane Pereira |
author_facet |
CAVALCANTE, Eliane Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de LIMA, Maria Nazareth de. http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 PEREIRA , Hérica Paiva SILVA , Abdoral Inácio da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAVALCANTE, Eliane Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura - ensino Sociolinguística interacional Mediação pedagógica Estratégias pedagógicas Reading - teaching Interactive sociolinguistics Educational mediation Pedagogical strategies Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Leitura - ensino Sociolinguística interacional Mediação pedagógica Estratégias pedagógicas Reading - teaching Interactive sociolinguistics Educational mediation Pedagogical strategies Letras - Língua Portuguesa. |
description |
O presente trabalho tem por objetivo analisar, sob a perspectiva da Sociolinguística Interacional, a mediação pedagógica em eventos de leitura em sala de aula como estratégia de ensino. Para empreendermos tal investigação, procuramos embasar este trabalho na perspectiva teórico-metodológica da Sociolinguística Interacionista de Ribeiro & Garcez (2002), direcionada para a escolar, especialmente com Bortoni-Ricardo (2012). Utilizamos a observação como método de pesquisa e como instrumento de pesquisa uma ficha de observação das aulas que foram gravadas em áudio, e posteriormente transcritas e analisadas, constituindo o corpus que serviu de base para as análises das pistas de contextualização e dos enquadres verbais que emergiram durante os eventos de leitura em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos apontaram que a utilização das estratégias pedagógicas no processo interativo e dinâmico da sala de aula pode propiciar uma aprendizagem mais significativa da leitura através de intervenções positivas do(a) docente. Constatamos que a mediação realizada pelo professor foi predominantemente positiva, uma vez que direcionou adequadamente as discussões para o tema proposto para aula. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-18 2019-06-13T19:25:57Z 2019-06-13 2019-06-13T19:25:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4342 CAVALCANTE, Eliane Pereira. Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4342 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTE, Eliane Pereira. Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744376855789568 |