Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE, Eliane Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4342
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar, sob a perspectiva da Sociolinguística Interacional, a mediação pedagógica em eventos de leitura em sala de aula como estratégia de ensino. Para empreendermos tal investigação, procuramos embasar este trabalho na perspectiva teórico-metodológica da Sociolinguística Interacionista de Ribeiro & Garcez (2002), direcionada para a escolar, especialmente com Bortoni-Ricardo (2012). Utilizamos a observação como método de pesquisa e como instrumento de pesquisa uma ficha de observação das aulas que foram gravadas em áudio, e posteriormente transcritas e analisadas, constituindo o corpus que serviu de base para as análises das pistas de contextualização e dos enquadres verbais que emergiram durante os eventos de leitura em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos apontaram que a utilização das estratégias pedagógicas no processo interativo e dinâmico da sala de aula pode propiciar uma aprendizagem mais significativa da leitura através de intervenções positivas do(a) docente. Constatamos que a mediação realizada pelo professor foi predominantemente positiva, uma vez que direcionou adequadamente as discussões para o tema proposto para aula.
id UFCG_adc525b72ff4632405c60e885045c3b8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4342
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional.Mediation and reading: an analysis of pedagogical strategies in the light of Interaction sociolinguistics.Leitura - ensinoSociolinguística interacionalMediação pedagógicaEstratégias pedagógicasReading - teachingInteractive sociolinguisticsEducational mediationPedagogical strategiesLetras - Língua Portuguesa.O presente trabalho tem por objetivo analisar, sob a perspectiva da Sociolinguística Interacional, a mediação pedagógica em eventos de leitura em sala de aula como estratégia de ensino. Para empreendermos tal investigação, procuramos embasar este trabalho na perspectiva teórico-metodológica da Sociolinguística Interacionista de Ribeiro & Garcez (2002), direcionada para a escolar, especialmente com Bortoni-Ricardo (2012). Utilizamos a observação como método de pesquisa e como instrumento de pesquisa uma ficha de observação das aulas que foram gravadas em áudio, e posteriormente transcritas e analisadas, constituindo o corpus que serviu de base para as análises das pistas de contextualização e dos enquadres verbais que emergiram durante os eventos de leitura em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos apontaram que a utilização das estratégias pedagógicas no processo interativo e dinâmico da sala de aula pode propiciar uma aprendizagem mais significativa da leitura através de intervenções positivas do(a) docente. Constatamos que a mediação realizada pelo professor foi predominantemente positiva, uma vez que direcionou adequadamente as discussões para o tema proposto para aula.The present work aims to analyze, by the Interaction Sociolinguistics perspective, the pedagogical meditation in reading events in the classroom as teaching strategy. For undertake such investigation, we seek to embass this work in the theoretical-methodological perspective of the Sociolinguística Interactionist from Ribeiro & Garcez (2002), directed to school, especially with Bortoni-Ricardo (2012). We use the observation as research method and as research instrument an observation sheet of classes that were recorded in audio, and posteriorly transcripts and analyzed, constituting the corpus which served as the basis for the analysis of the contextual clues and verbal frames that emerged during the reading events in a class of the 8th year of Elementary School. The results showed that the use of pedagogical strategies in the interactive and dynamic process of the classroom can provide a more meaningful learning of reading through positive interventions of the teacher. We found that the mediation carried out by the teacher was predominantly positive, since it adequately directed the discussions to the theme proposed for class.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA ARRAIS, Maria Nazareth deLIMA, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968PEREIRA , Hérica PaivaSILVA , Abdoral Inácio daCAVALCANTE, Eliane Pereira2017-04-182019-06-13T19:25:57Z2019-06-132019-06-13T19:25:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4342CAVALCANTE, Eliane Pereira. Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-21T13:36:32Zoai:localhost:riufcg/4342Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-21T13:36:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional.
Mediation and reading: an analysis of pedagogical strategies in the light of Interaction sociolinguistics.
title Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional.
spellingShingle Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional.
CAVALCANTE, Eliane Pereira
Leitura - ensino
Sociolinguística interacional
Mediação pedagógica
Estratégias pedagógicas
Reading - teaching
Interactive sociolinguistics
Educational mediation
Pedagogical strategies
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional.
title_full Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional.
title_fullStr Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional.
title_full_unstemmed Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional.
title_sort Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional.
author CAVALCANTE, Eliane Pereira
author_facet CAVALCANTE, Eliane Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de
LIMA, Maria Nazareth de.
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968
PEREIRA , Hérica Paiva
SILVA , Abdoral Inácio da
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTE, Eliane Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura - ensino
Sociolinguística interacional
Mediação pedagógica
Estratégias pedagógicas
Reading - teaching
Interactive sociolinguistics
Educational mediation
Pedagogical strategies
Letras - Língua Portuguesa.
topic Leitura - ensino
Sociolinguística interacional
Mediação pedagógica
Estratégias pedagógicas
Reading - teaching
Interactive sociolinguistics
Educational mediation
Pedagogical strategies
Letras - Língua Portuguesa.
description O presente trabalho tem por objetivo analisar, sob a perspectiva da Sociolinguística Interacional, a mediação pedagógica em eventos de leitura em sala de aula como estratégia de ensino. Para empreendermos tal investigação, procuramos embasar este trabalho na perspectiva teórico-metodológica da Sociolinguística Interacionista de Ribeiro & Garcez (2002), direcionada para a escolar, especialmente com Bortoni-Ricardo (2012). Utilizamos a observação como método de pesquisa e como instrumento de pesquisa uma ficha de observação das aulas que foram gravadas em áudio, e posteriormente transcritas e analisadas, constituindo o corpus que serviu de base para as análises das pistas de contextualização e dos enquadres verbais que emergiram durante os eventos de leitura em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos apontaram que a utilização das estratégias pedagógicas no processo interativo e dinâmico da sala de aula pode propiciar uma aprendizagem mais significativa da leitura através de intervenções positivas do(a) docente. Constatamos que a mediação realizada pelo professor foi predominantemente positiva, uma vez que direcionou adequadamente as discussões para o tema proposto para aula.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-18
2019-06-13T19:25:57Z
2019-06-13
2019-06-13T19:25:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4342
CAVALCANTE, Eliane Pereira. Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4342
identifier_str_mv CAVALCANTE, Eliane Pereira. Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744376855789568