Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Maria de Fátima.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: OLIVEIRA, Patrícia Fabiana Nascimento de., VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de., SILVA, Viviane Sulpino da., GOMES, Danielle., FERREIRA, Andrea Brito., GALDINO, Claudia Janaina.
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30216
Resumo: A formação continuada de professores tem sido, cada vez mais, foco dos programas de governo com o intuito de qualificar os professores e melhorar a qualidade da educação básica em nosso país. Percebemos isso pelo grande número de cursos de capacitação e aperfeiçoamento ofertados pelo Ministério da Educação em parceria com as Instituições de Ensino Superior, a exemplo de programas como: Programa Nacional de Educação (PNE), Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (RENAFOR), Programa Mais Leitura, Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNFEM); e de cursos como: Mediadores de Leitura, cursos de Libras, especialização em Docência na Educação Infantil, entre outros. Neste livro, traremos discussões relevantes especiicamente sobre o curso Mediadores de Leitura (vinculado ao Programa Mais Leitura) e os programas PNAIC, ProEMI e PNFEM. Para darmos conta da relexão sobre tais iniciativas e suas implicações nas práticas de letramento dos aprendizes, o livro lança mão de uma diversidade de olhares de proissionais da Linguística e da Educação comprometidos com o ensino e a aprendizagem no âmbito das escolas públicas deste país.
id UFCG_adfe4e6e0b14cbeee5eae67bc402db0c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30216
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem.National programs of continuing education for teachers: re-signifying language practices.Formação continuada de professoresPráticas de linguagemLeituraLetramento literárioPacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino MédioFormação docenteMediação da leitura - sala de aulaMediadores de leituraCurso de mediadores de leituraLiteratura infantil - mediadores de leituraNarrativa ficcional - mediadores de leituraRelato de experiência - formação continuada de professoresPrograma Ensino Médio Inovador - formação de professoresEnsino Médio - políticasContinuing teacher trainingLanguage practicesReadingLiterary literacyNational Pact for Strengthening Secondary EducationTeacher trainingReading mediation - classroomReading mediatorsReading mediators courseChildren's Literature - Reading MediatorsFictional narrative - reading mediatorsExperience report - continuing education of teachersInnovative High School Program - teacher trainingHigh School - policiesFormación continua del profesoradoPracticas de lenguajeLecturaAlfabetización literariaPacto Nacional para el Fortalecimiento de la Educación MediaFormación de profesoresMediación lectora - aulaMediadores de lecturaCurso de mediadores de lecturaLiteratura Infantil - Mediadores de LecturaNarrativa ficcional - lectura de mediadoresInforme de experiencia - formación continua de profesoresPrograma Escuela Secundaria Innovadora - formación de profesoresEscuela secundaria - políticasFormation continue des enseignantsPratiques linguistiquesEn lisantCulture littérairePacte national pour le renforcement de l'enseignement secondaireFormation des enseignantsMédiation de la lecture - salle de classeMédiateurs de lectureCours de médiateurs de lectureLittérature jeunesse - Médiateurs de lectureRécit de fiction - médiateurs de lectureRapport d'expérience - formation continue des enseignantsProgramme de lycée innovant - formation des enseignantsLycée - politiquesEducação. Linguística.A formação continuada de professores tem sido, cada vez mais, foco dos programas de governo com o intuito de qualificar os professores e melhorar a qualidade da educação básica em nosso país. Percebemos isso pelo grande número de cursos de capacitação e aperfeiçoamento ofertados pelo Ministério da Educação em parceria com as Instituições de Ensino Superior, a exemplo de programas como: Programa Nacional de Educação (PNE), Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (RENAFOR), Programa Mais Leitura, Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNFEM); e de cursos como: Mediadores de Leitura, cursos de Libras, especialização em Docência na Educação Infantil, entre outros. Neste livro, traremos discussões relevantes especiicamente sobre o curso Mediadores de Leitura (vinculado ao Programa Mais Leitura) e os programas PNAIC, ProEMI e PNFEM. Para darmos conta da relexão sobre tais iniciativas e suas implicações nas práticas de letramento dos aprendizes, o livro lança mão de uma diversidade de olhares de proissionais da Linguística e da Educação comprometidos com o ensino e a aprendizagem no âmbito das escolas públicas deste país.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182023-06-12T12:52:44Z2023-06-122023-06-12T12:52:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30216ALVES, Maria de Fátima; OLIVEIRA, Patrícia Fabiana Nascimento de. Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2019. ISBN: 978-85-8001-254-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30216porALVES, Maria de Fátima.OLIVEIRA, Patrícia Fabiana Nascimento de.VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de.VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de.SILVA, Viviane Sulpino da.GOMES, Danielle.FERREIRA, Andrea Brito.GALDINO, Claudia Janaina.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T12:56:26Zoai:localhost:riufcg/30216Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T12:56:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem.
National programs of continuing education for teachers: re-signifying language practices.
title Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem.
spellingShingle Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem.
ALVES, Maria de Fátima.
Formação continuada de professores
Práticas de linguagem
Leitura
Letramento literário
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Formação docente
Mediação da leitura - sala de aula
Mediadores de leitura
Curso de mediadores de leitura
Literatura infantil - mediadores de leitura
Narrativa ficcional - mediadores de leitura
Relato de experiência - formação continuada de professores
Programa Ensino Médio Inovador - formação de professores
Ensino Médio - políticas
Continuing teacher training
Language practices
Reading
Literary literacy
National Pact for Strengthening Secondary Education
Teacher training
Reading mediation - classroom
Reading mediators
Reading mediators course
Children's Literature - Reading Mediators
Fictional narrative - reading mediators
Experience report - continuing education of teachers
Innovative High School Program - teacher training
High School - policies
Formación continua del profesorado
Practicas de lenguaje
Lectura
Alfabetización literaria
Pacto Nacional para el Fortalecimiento de la Educación Media
Formación de profesores
Mediación lectora - aula
Mediadores de lectura
Curso de mediadores de lectura
Literatura Infantil - Mediadores de Lectura
Narrativa ficcional - lectura de mediadores
Informe de experiencia - formación continua de profesores
Programa Escuela Secundaria Innovadora - formación de profesores
Escuela secundaria - políticas
Formation continue des enseignants
Pratiques linguistiques
En lisant
Culture littéraire
Pacte national pour le renforcement de l'enseignement secondaire
Formation des enseignants
Médiation de la lecture - salle de classe
Médiateurs de lecture
Cours de médiateurs de lecture
Littérature jeunesse - Médiateurs de lecture
Récit de fiction - médiateurs de lecture
Rapport d'expérience - formation continue des enseignants
Programme de lycée innovant - formation des enseignants
Lycée - politiques
Educação. Linguística.
title_short Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem.
title_full Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem.
title_fullStr Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem.
title_full_unstemmed Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem.
title_sort Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem.
author ALVES, Maria de Fátima.
author_facet ALVES, Maria de Fátima.
OLIVEIRA, Patrícia Fabiana Nascimento de.
VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de.
SILVA, Viviane Sulpino da.
GOMES, Danielle.
FERREIRA, Andrea Brito.
GALDINO, Claudia Janaina.
author_role author
author2 OLIVEIRA, Patrícia Fabiana Nascimento de.
VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de.
SILVA, Viviane Sulpino da.
GOMES, Danielle.
FERREIRA, Andrea Brito.
GALDINO, Claudia Janaina.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Maria de Fátima.
OLIVEIRA, Patrícia Fabiana Nascimento de.
VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de.
VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de.
SILVA, Viviane Sulpino da.
GOMES, Danielle.
FERREIRA, Andrea Brito.
GALDINO, Claudia Janaina.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professores
Práticas de linguagem
Leitura
Letramento literário
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Formação docente
Mediação da leitura - sala de aula
Mediadores de leitura
Curso de mediadores de leitura
Literatura infantil - mediadores de leitura
Narrativa ficcional - mediadores de leitura
Relato de experiência - formação continuada de professores
Programa Ensino Médio Inovador - formação de professores
Ensino Médio - políticas
Continuing teacher training
Language practices
Reading
Literary literacy
National Pact for Strengthening Secondary Education
Teacher training
Reading mediation - classroom
Reading mediators
Reading mediators course
Children's Literature - Reading Mediators
Fictional narrative - reading mediators
Experience report - continuing education of teachers
Innovative High School Program - teacher training
High School - policies
Formación continua del profesorado
Practicas de lenguaje
Lectura
Alfabetización literaria
Pacto Nacional para el Fortalecimiento de la Educación Media
Formación de profesores
Mediación lectora - aula
Mediadores de lectura
Curso de mediadores de lectura
Literatura Infantil - Mediadores de Lectura
Narrativa ficcional - lectura de mediadores
Informe de experiencia - formación continua de profesores
Programa Escuela Secundaria Innovadora - formación de profesores
Escuela secundaria - políticas
Formation continue des enseignants
Pratiques linguistiques
En lisant
Culture littéraire
Pacte national pour le renforcement de l'enseignement secondaire
Formation des enseignants
Médiation de la lecture - salle de classe
Médiateurs de lecture
Cours de médiateurs de lecture
Littérature jeunesse - Médiateurs de lecture
Récit de fiction - médiateurs de lecture
Rapport d'expérience - formation continue des enseignants
Programme de lycée innovant - formation des enseignants
Lycée - politiques
Educação. Linguística.
topic Formação continuada de professores
Práticas de linguagem
Leitura
Letramento literário
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Formação docente
Mediação da leitura - sala de aula
Mediadores de leitura
Curso de mediadores de leitura
Literatura infantil - mediadores de leitura
Narrativa ficcional - mediadores de leitura
Relato de experiência - formação continuada de professores
Programa Ensino Médio Inovador - formação de professores
Ensino Médio - políticas
Continuing teacher training
Language practices
Reading
Literary literacy
National Pact for Strengthening Secondary Education
Teacher training
Reading mediation - classroom
Reading mediators
Reading mediators course
Children's Literature - Reading Mediators
Fictional narrative - reading mediators
Experience report - continuing education of teachers
Innovative High School Program - teacher training
High School - policies
Formación continua del profesorado
Practicas de lenguaje
Lectura
Alfabetización literaria
Pacto Nacional para el Fortalecimiento de la Educación Media
Formación de profesores
Mediación lectora - aula
Mediadores de lectura
Curso de mediadores de lectura
Literatura Infantil - Mediadores de Lectura
Narrativa ficcional - lectura de mediadores
Informe de experiencia - formación continua de profesores
Programa Escuela Secundaria Innovadora - formación de profesores
Escuela secundaria - políticas
Formation continue des enseignants
Pratiques linguistiques
En lisant
Culture littéraire
Pacte national pour le renforcement de l'enseignement secondaire
Formation des enseignants
Médiation de la lecture - salle de classe
Médiateurs de lecture
Cours de médiateurs de lecture
Littérature jeunesse - Médiateurs de lecture
Récit de fiction - médiateurs de lecture
Rapport d'expérience - formation continue des enseignants
Programme de lycée innovant - formation des enseignants
Lycée - politiques
Educação. Linguística.
description A formação continuada de professores tem sido, cada vez mais, foco dos programas de governo com o intuito de qualificar os professores e melhorar a qualidade da educação básica em nosso país. Percebemos isso pelo grande número de cursos de capacitação e aperfeiçoamento ofertados pelo Ministério da Educação em parceria com as Instituições de Ensino Superior, a exemplo de programas como: Programa Nacional de Educação (PNE), Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (RENAFOR), Programa Mais Leitura, Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNFEM); e de cursos como: Mediadores de Leitura, cursos de Libras, especialização em Docência na Educação Infantil, entre outros. Neste livro, traremos discussões relevantes especiicamente sobre o curso Mediadores de Leitura (vinculado ao Programa Mais Leitura) e os programas PNAIC, ProEMI e PNFEM. Para darmos conta da relexão sobre tais iniciativas e suas implicações nas práticas de letramento dos aprendizes, o livro lança mão de uma diversidade de olhares de proissionais da Linguística e da Educação comprometidos com o ensino e a aprendizagem no âmbito das escolas públicas deste país.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2023-06-12T12:52:44Z
2023-06-12
2023-06-12T12:52:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30216
ALVES, Maria de Fátima; OLIVEIRA, Patrícia Fabiana Nascimento de. Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2019. ISBN: 978-85-8001-254-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30216
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30216
identifier_str_mv ALVES, Maria de Fátima; OLIVEIRA, Patrícia Fabiana Nascimento de. Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2019. ISBN: 978-85-8001-254-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744580346642432