Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30216 |
Resumo: | A formação continuada de professores tem sido, cada vez mais, foco dos programas de governo com o intuito de qualificar os professores e melhorar a qualidade da educação básica em nosso país. Percebemos isso pelo grande número de cursos de capacitação e aperfeiçoamento ofertados pelo Ministério da Educação em parceria com as Instituições de Ensino Superior, a exemplo de programas como: Programa Nacional de Educação (PNE), Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (RENAFOR), Programa Mais Leitura, Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNFEM); e de cursos como: Mediadores de Leitura, cursos de Libras, especialização em Docência na Educação Infantil, entre outros. Neste livro, traremos discussões relevantes especiicamente sobre o curso Mediadores de Leitura (vinculado ao Programa Mais Leitura) e os programas PNAIC, ProEMI e PNFEM. Para darmos conta da relexão sobre tais iniciativas e suas implicações nas práticas de letramento dos aprendizes, o livro lança mão de uma diversidade de olhares de proissionais da Linguística e da Educação comprometidos com o ensino e a aprendizagem no âmbito das escolas públicas deste país. |
id |
UFCG_adfe4e6e0b14cbeee5eae67bc402db0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/30216 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem.National programs of continuing education for teachers: re-signifying language practices.Formação continuada de professoresPráticas de linguagemLeituraLetramento literárioPacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino MédioFormação docenteMediação da leitura - sala de aulaMediadores de leituraCurso de mediadores de leituraLiteratura infantil - mediadores de leituraNarrativa ficcional - mediadores de leituraRelato de experiência - formação continuada de professoresPrograma Ensino Médio Inovador - formação de professoresEnsino Médio - políticasContinuing teacher trainingLanguage practicesReadingLiterary literacyNational Pact for Strengthening Secondary EducationTeacher trainingReading mediation - classroomReading mediatorsReading mediators courseChildren's Literature - Reading MediatorsFictional narrative - reading mediatorsExperience report - continuing education of teachersInnovative High School Program - teacher trainingHigh School - policiesFormación continua del profesoradoPracticas de lenguajeLecturaAlfabetización literariaPacto Nacional para el Fortalecimiento de la Educación MediaFormación de profesoresMediación lectora - aulaMediadores de lecturaCurso de mediadores de lecturaLiteratura Infantil - Mediadores de LecturaNarrativa ficcional - lectura de mediadoresInforme de experiencia - formación continua de profesoresPrograma Escuela Secundaria Innovadora - formación de profesoresEscuela secundaria - políticasFormation continue des enseignantsPratiques linguistiquesEn lisantCulture littérairePacte national pour le renforcement de l'enseignement secondaireFormation des enseignantsMédiation de la lecture - salle de classeMédiateurs de lectureCours de médiateurs de lectureLittérature jeunesse - Médiateurs de lectureRécit de fiction - médiateurs de lectureRapport d'expérience - formation continue des enseignantsProgramme de lycée innovant - formation des enseignantsLycée - politiquesEducação. Linguística.A formação continuada de professores tem sido, cada vez mais, foco dos programas de governo com o intuito de qualificar os professores e melhorar a qualidade da educação básica em nosso país. Percebemos isso pelo grande número de cursos de capacitação e aperfeiçoamento ofertados pelo Ministério da Educação em parceria com as Instituições de Ensino Superior, a exemplo de programas como: Programa Nacional de Educação (PNE), Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (RENAFOR), Programa Mais Leitura, Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNFEM); e de cursos como: Mediadores de Leitura, cursos de Libras, especialização em Docência na Educação Infantil, entre outros. Neste livro, traremos discussões relevantes especiicamente sobre o curso Mediadores de Leitura (vinculado ao Programa Mais Leitura) e os programas PNAIC, ProEMI e PNFEM. Para darmos conta da relexão sobre tais iniciativas e suas implicações nas práticas de letramento dos aprendizes, o livro lança mão de uma diversidade de olhares de proissionais da Linguística e da Educação comprometidos com o ensino e a aprendizagem no âmbito das escolas públicas deste país.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182023-06-12T12:52:44Z2023-06-122023-06-12T12:52:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30216ALVES, Maria de Fátima; OLIVEIRA, Patrícia Fabiana Nascimento de. Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2019. ISBN: 978-85-8001-254-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30216porALVES, Maria de Fátima.OLIVEIRA, Patrícia Fabiana Nascimento de.VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de.VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de.SILVA, Viviane Sulpino da.GOMES, Danielle.FERREIRA, Andrea Brito.GALDINO, Claudia Janaina.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T12:56:26Zoai:localhost:riufcg/30216Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T12:56:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem. National programs of continuing education for teachers: re-signifying language practices. |
title |
Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem. |
spellingShingle |
Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem. ALVES, Maria de Fátima. Formação continuada de professores Práticas de linguagem Leitura Letramento literário Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Formação docente Mediação da leitura - sala de aula Mediadores de leitura Curso de mediadores de leitura Literatura infantil - mediadores de leitura Narrativa ficcional - mediadores de leitura Relato de experiência - formação continuada de professores Programa Ensino Médio Inovador - formação de professores Ensino Médio - políticas Continuing teacher training Language practices Reading Literary literacy National Pact for Strengthening Secondary Education Teacher training Reading mediation - classroom Reading mediators Reading mediators course Children's Literature - Reading Mediators Fictional narrative - reading mediators Experience report - continuing education of teachers Innovative High School Program - teacher training High School - policies Formación continua del profesorado Practicas de lenguaje Lectura Alfabetización literaria Pacto Nacional para el Fortalecimiento de la Educación Media Formación de profesores Mediación lectora - aula Mediadores de lectura Curso de mediadores de lectura Literatura Infantil - Mediadores de Lectura Narrativa ficcional - lectura de mediadores Informe de experiencia - formación continua de profesores Programa Escuela Secundaria Innovadora - formación de profesores Escuela secundaria - políticas Formation continue des enseignants Pratiques linguistiques En lisant Culture littéraire Pacte national pour le renforcement de l'enseignement secondaire Formation des enseignants Médiation de la lecture - salle de classe Médiateurs de lecture Cours de médiateurs de lecture Littérature jeunesse - Médiateurs de lecture Récit de fiction - médiateurs de lecture Rapport d'expérience - formation continue des enseignants Programme de lycée innovant - formation des enseignants Lycée - politiques Educação. Linguística. |
title_short |
Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem. |
title_full |
Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem. |
title_fullStr |
Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem. |
title_full_unstemmed |
Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem. |
title_sort |
Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem. |
author |
ALVES, Maria de Fátima. |
author_facet |
ALVES, Maria de Fátima. OLIVEIRA, Patrícia Fabiana Nascimento de. VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de. SILVA, Viviane Sulpino da. GOMES, Danielle. FERREIRA, Andrea Brito. GALDINO, Claudia Janaina. |
author_role |
author |
author2 |
OLIVEIRA, Patrícia Fabiana Nascimento de. VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de. SILVA, Viviane Sulpino da. GOMES, Danielle. FERREIRA, Andrea Brito. GALDINO, Claudia Janaina. |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALVES, Maria de Fátima. OLIVEIRA, Patrícia Fabiana Nascimento de. VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de. VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de. SILVA, Viviane Sulpino da. GOMES, Danielle. FERREIRA, Andrea Brito. GALDINO, Claudia Janaina. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada de professores Práticas de linguagem Leitura Letramento literário Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Formação docente Mediação da leitura - sala de aula Mediadores de leitura Curso de mediadores de leitura Literatura infantil - mediadores de leitura Narrativa ficcional - mediadores de leitura Relato de experiência - formação continuada de professores Programa Ensino Médio Inovador - formação de professores Ensino Médio - políticas Continuing teacher training Language practices Reading Literary literacy National Pact for Strengthening Secondary Education Teacher training Reading mediation - classroom Reading mediators Reading mediators course Children's Literature - Reading Mediators Fictional narrative - reading mediators Experience report - continuing education of teachers Innovative High School Program - teacher training High School - policies Formación continua del profesorado Practicas de lenguaje Lectura Alfabetización literaria Pacto Nacional para el Fortalecimiento de la Educación Media Formación de profesores Mediación lectora - aula Mediadores de lectura Curso de mediadores de lectura Literatura Infantil - Mediadores de Lectura Narrativa ficcional - lectura de mediadores Informe de experiencia - formación continua de profesores Programa Escuela Secundaria Innovadora - formación de profesores Escuela secundaria - políticas Formation continue des enseignants Pratiques linguistiques En lisant Culture littéraire Pacte national pour le renforcement de l'enseignement secondaire Formation des enseignants Médiation de la lecture - salle de classe Médiateurs de lecture Cours de médiateurs de lecture Littérature jeunesse - Médiateurs de lecture Récit de fiction - médiateurs de lecture Rapport d'expérience - formation continue des enseignants Programme de lycée innovant - formation des enseignants Lycée - politiques Educação. Linguística. |
topic |
Formação continuada de professores Práticas de linguagem Leitura Letramento literário Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Formação docente Mediação da leitura - sala de aula Mediadores de leitura Curso de mediadores de leitura Literatura infantil - mediadores de leitura Narrativa ficcional - mediadores de leitura Relato de experiência - formação continuada de professores Programa Ensino Médio Inovador - formação de professores Ensino Médio - políticas Continuing teacher training Language practices Reading Literary literacy National Pact for Strengthening Secondary Education Teacher training Reading mediation - classroom Reading mediators Reading mediators course Children's Literature - Reading Mediators Fictional narrative - reading mediators Experience report - continuing education of teachers Innovative High School Program - teacher training High School - policies Formación continua del profesorado Practicas de lenguaje Lectura Alfabetización literaria Pacto Nacional para el Fortalecimiento de la Educación Media Formación de profesores Mediación lectora - aula Mediadores de lectura Curso de mediadores de lectura Literatura Infantil - Mediadores de Lectura Narrativa ficcional - lectura de mediadores Informe de experiencia - formación continua de profesores Programa Escuela Secundaria Innovadora - formación de profesores Escuela secundaria - políticas Formation continue des enseignants Pratiques linguistiques En lisant Culture littéraire Pacte national pour le renforcement de l'enseignement secondaire Formation des enseignants Médiation de la lecture - salle de classe Médiateurs de lecture Cours de médiateurs de lecture Littérature jeunesse - Médiateurs de lecture Récit de fiction - médiateurs de lecture Rapport d'expérience - formation continue des enseignants Programme de lycée innovant - formation des enseignants Lycée - politiques Educação. Linguística. |
description |
A formação continuada de professores tem sido, cada vez mais, foco dos programas de governo com o intuito de qualificar os professores e melhorar a qualidade da educação básica em nosso país. Percebemos isso pelo grande número de cursos de capacitação e aperfeiçoamento ofertados pelo Ministério da Educação em parceria com as Instituições de Ensino Superior, a exemplo de programas como: Programa Nacional de Educação (PNE), Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (RENAFOR), Programa Mais Leitura, Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNFEM); e de cursos como: Mediadores de Leitura, cursos de Libras, especialização em Docência na Educação Infantil, entre outros. Neste livro, traremos discussões relevantes especiicamente sobre o curso Mediadores de Leitura (vinculado ao Programa Mais Leitura) e os programas PNAIC, ProEMI e PNFEM. Para darmos conta da relexão sobre tais iniciativas e suas implicações nas práticas de letramento dos aprendizes, o livro lança mão de uma diversidade de olhares de proissionais da Linguística e da Educação comprometidos com o ensino e a aprendizagem no âmbito das escolas públicas deste país. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2023-06-12T12:52:44Z 2023-06-12 2023-06-12T12:52:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30216 ALVES, Maria de Fátima; OLIVEIRA, Patrícia Fabiana Nascimento de. Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2019. ISBN: 978-85-8001-254-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30216 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30216 |
identifier_str_mv |
ALVES, Maria de Fátima; OLIVEIRA, Patrícia Fabiana Nascimento de. Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2019. ISBN: 978-85-8001-254-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744580346642432 |