Análise da satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, Jonatas Elyon da Costa.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12276
Resumo: A educação superior vem sofrendo profundas transformações nos últimos anos, a demanda nacional pelo serviço cresceu, saltando de 3,03 milhões em 2003, para 7,8 milhões em 2014. O crescimento das taxas de evasão é o que mais preocupa nesse mercado em expansão, vale salientar também a baixa ocupação das vagas. O objetivo foi avaliar a opinião dos alunos do Curso de Administração da Universidade Federal de Campina Grande, sobre a qualidade e a satisfação com o serviço prestado. A pesquisa se caracteriza como descritiva, tendo como população os prováveis concluintes nos semestres 2018-2 e 2019-1, totalizando 81 alunos. A amostra foi de 74 alunos, 90%. Foi utilizado o modelo adaptado de Oscar Jr, Kara, Kaynak, (2005). Entre os principais resultados encontrados, destacam-se que os estudantes concluintes do Curso de Administração da UFCG estão satisfeitos com a experiência de cursar Administração e com a qualidade do curso na UFCG. Torna-se necessário salientar a avaliação positiva dos alunos a atuação da coordenação. Foi avaliada negativamente a comunicação com os professores e as atividades práticas no curso. Conclui-se, portanto, que o curso é bem avaliado pelos alunos por sua qualidade no ensino, pela expectativa de rápida colocação no mercado e pela experiência de desenvolvimento profissional, através da absorção de conhecimentos, capacidades e habilidades.
id UFCG_ae4c2e7a290dfa601ad20b24a16b1e92
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12276
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Análise da satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG.Análise de satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG.Educação superiorEstudantesServiçosSatisfaçãoCurso de AdministraçãoHigher educationServicesSatisfactionBusiness CourseAdministraçãoA educação superior vem sofrendo profundas transformações nos últimos anos, a demanda nacional pelo serviço cresceu, saltando de 3,03 milhões em 2003, para 7,8 milhões em 2014. O crescimento das taxas de evasão é o que mais preocupa nesse mercado em expansão, vale salientar também a baixa ocupação das vagas. O objetivo foi avaliar a opinião dos alunos do Curso de Administração da Universidade Federal de Campina Grande, sobre a qualidade e a satisfação com o serviço prestado. A pesquisa se caracteriza como descritiva, tendo como população os prováveis concluintes nos semestres 2018-2 e 2019-1, totalizando 81 alunos. A amostra foi de 74 alunos, 90%. Foi utilizado o modelo adaptado de Oscar Jr, Kara, Kaynak, (2005). Entre os principais resultados encontrados, destacam-se que os estudantes concluintes do Curso de Administração da UFCG estão satisfeitos com a experiência de cursar Administração e com a qualidade do curso na UFCG. Torna-se necessário salientar a avaliação positiva dos alunos a atuação da coordenação. Foi avaliada negativamente a comunicação com os professores e as atividades práticas no curso. Conclui-se, portanto, que o curso é bem avaliado pelos alunos por sua qualidade no ensino, pela expectativa de rápida colocação no mercado e pela experiência de desenvolvimento profissional, através da absorção de conhecimentos, capacidades e habilidades.Higher education has undergone profound changes in recent years, with national demand for the service increasing, from 3.03 million in 2003 to 7.8 million in 2014 (CADE, 2016). The growth of evasion rates is what concerns the most in this expanding market, it is worth noting also the low occupancy of vacancies. The objective of this article was to evaluate the students' opinion of the Administration Course of the Federal University of Campina Grande on the quality and satisfaction with the service provided. The research is characterized as descriptive, having as population the probable graduates in the 2018-2 and 2019-1 semesters, totalizing 81 students. The sample was 74 students, 90%. We used the model adapted from Oscar Jr, Kara, Kaynak, (2005), also considering the work of Mwiya et al. (2017). Among the main results found, the final students of the Business Course of the UFCG are satisfied with the experience of attending Administration and with the quality of the course at the UFCG. It is necessary to emphasize the positive evaluation of the students the performance of the coordination. Communication with teachers and practical activities in the course were negatively evaluated. It is concluded, therefore, that the course is well evaluated by the students for their quality in teaching, the expectation of rapid placement in the market and the experience of professional development, through the absorption of knowledge, skills and abilities.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCAVALCANTI, Elmano Pontes.CAVALCANTI, E. P.http://lattes.cnpq.br/3217476088555920DIAS, Jonatas Elyon da Costa.20182020-03-02T20:30:14Z2020-03-022020-03-02T20:30:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12276DIAS, Jonatas Elyon da Costa. Análise da satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG. 2018. 17 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12276porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-26T14:39:40Zoai:localhost:riufcg/12276Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-26T14:39:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG.
Análise de satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG.
title Análise da satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG.
spellingShingle Análise da satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG.
DIAS, Jonatas Elyon da Costa.
Educação superior
Estudantes
Serviços
Satisfação
Curso de Administração
Higher education
Services
Satisfaction
Business Course
Administração
title_short Análise da satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG.
title_full Análise da satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG.
title_fullStr Análise da satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG.
title_full_unstemmed Análise da satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG.
title_sort Análise da satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG.
author DIAS, Jonatas Elyon da Costa.
author_facet DIAS, Jonatas Elyon da Costa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAVALCANTI, Elmano Pontes.
CAVALCANTI, E. P.
http://lattes.cnpq.br/3217476088555920
dc.contributor.author.fl_str_mv DIAS, Jonatas Elyon da Costa.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Estudantes
Serviços
Satisfação
Curso de Administração
Higher education
Services
Satisfaction
Business Course
Administração
topic Educação superior
Estudantes
Serviços
Satisfação
Curso de Administração
Higher education
Services
Satisfaction
Business Course
Administração
description A educação superior vem sofrendo profundas transformações nos últimos anos, a demanda nacional pelo serviço cresceu, saltando de 3,03 milhões em 2003, para 7,8 milhões em 2014. O crescimento das taxas de evasão é o que mais preocupa nesse mercado em expansão, vale salientar também a baixa ocupação das vagas. O objetivo foi avaliar a opinião dos alunos do Curso de Administração da Universidade Federal de Campina Grande, sobre a qualidade e a satisfação com o serviço prestado. A pesquisa se caracteriza como descritiva, tendo como população os prováveis concluintes nos semestres 2018-2 e 2019-1, totalizando 81 alunos. A amostra foi de 74 alunos, 90%. Foi utilizado o modelo adaptado de Oscar Jr, Kara, Kaynak, (2005). Entre os principais resultados encontrados, destacam-se que os estudantes concluintes do Curso de Administração da UFCG estão satisfeitos com a experiência de cursar Administração e com a qualidade do curso na UFCG. Torna-se necessário salientar a avaliação positiva dos alunos a atuação da coordenação. Foi avaliada negativamente a comunicação com os professores e as atividades práticas no curso. Conclui-se, portanto, que o curso é bem avaliado pelos alunos por sua qualidade no ensino, pela expectativa de rápida colocação no mercado e pela experiência de desenvolvimento profissional, através da absorção de conhecimentos, capacidades e habilidades.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-03-02T20:30:14Z
2020-03-02
2020-03-02T20:30:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12276
DIAS, Jonatas Elyon da Costa. Análise da satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG. 2018. 17 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12276
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12276
identifier_str_mv DIAS, Jonatas Elyon da Costa. Análise da satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG. 2018. 17 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744439545954304