Análise da satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12276 |
Resumo: | A educação superior vem sofrendo profundas transformações nos últimos anos, a demanda nacional pelo serviço cresceu, saltando de 3,03 milhões em 2003, para 7,8 milhões em 2014. O crescimento das taxas de evasão é o que mais preocupa nesse mercado em expansão, vale salientar também a baixa ocupação das vagas. O objetivo foi avaliar a opinião dos alunos do Curso de Administração da Universidade Federal de Campina Grande, sobre a qualidade e a satisfação com o serviço prestado. A pesquisa se caracteriza como descritiva, tendo como população os prováveis concluintes nos semestres 2018-2 e 2019-1, totalizando 81 alunos. A amostra foi de 74 alunos, 90%. Foi utilizado o modelo adaptado de Oscar Jr, Kara, Kaynak, (2005). Entre os principais resultados encontrados, destacam-se que os estudantes concluintes do Curso de Administração da UFCG estão satisfeitos com a experiência de cursar Administração e com a qualidade do curso na UFCG. Torna-se necessário salientar a avaliação positiva dos alunos a atuação da coordenação. Foi avaliada negativamente a comunicação com os professores e as atividades práticas no curso. Conclui-se, portanto, que o curso é bem avaliado pelos alunos por sua qualidade no ensino, pela expectativa de rápida colocação no mercado e pela experiência de desenvolvimento profissional, através da absorção de conhecimentos, capacidades e habilidades. |
id |
UFCG_ae4c2e7a290dfa601ad20b24a16b1e92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12276 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Análise da satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG.Análise de satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG.Educação superiorEstudantesServiçosSatisfaçãoCurso de AdministraçãoHigher educationServicesSatisfactionBusiness CourseAdministraçãoA educação superior vem sofrendo profundas transformações nos últimos anos, a demanda nacional pelo serviço cresceu, saltando de 3,03 milhões em 2003, para 7,8 milhões em 2014. O crescimento das taxas de evasão é o que mais preocupa nesse mercado em expansão, vale salientar também a baixa ocupação das vagas. O objetivo foi avaliar a opinião dos alunos do Curso de Administração da Universidade Federal de Campina Grande, sobre a qualidade e a satisfação com o serviço prestado. A pesquisa se caracteriza como descritiva, tendo como população os prováveis concluintes nos semestres 2018-2 e 2019-1, totalizando 81 alunos. A amostra foi de 74 alunos, 90%. Foi utilizado o modelo adaptado de Oscar Jr, Kara, Kaynak, (2005). Entre os principais resultados encontrados, destacam-se que os estudantes concluintes do Curso de Administração da UFCG estão satisfeitos com a experiência de cursar Administração e com a qualidade do curso na UFCG. Torna-se necessário salientar a avaliação positiva dos alunos a atuação da coordenação. Foi avaliada negativamente a comunicação com os professores e as atividades práticas no curso. Conclui-se, portanto, que o curso é bem avaliado pelos alunos por sua qualidade no ensino, pela expectativa de rápida colocação no mercado e pela experiência de desenvolvimento profissional, através da absorção de conhecimentos, capacidades e habilidades.Higher education has undergone profound changes in recent years, with national demand for the service increasing, from 3.03 million in 2003 to 7.8 million in 2014 (CADE, 2016). The growth of evasion rates is what concerns the most in this expanding market, it is worth noting also the low occupancy of vacancies. The objective of this article was to evaluate the students' opinion of the Administration Course of the Federal University of Campina Grande on the quality and satisfaction with the service provided. The research is characterized as descriptive, having as population the probable graduates in the 2018-2 and 2019-1 semesters, totalizing 81 students. The sample was 74 students, 90%. We used the model adapted from Oscar Jr, Kara, Kaynak, (2005), also considering the work of Mwiya et al. (2017). Among the main results found, the final students of the Business Course of the UFCG are satisfied with the experience of attending Administration and with the quality of the course at the UFCG. It is necessary to emphasize the positive evaluation of the students the performance of the coordination. Communication with teachers and practical activities in the course were negatively evaluated. It is concluded, therefore, that the course is well evaluated by the students for their quality in teaching, the expectation of rapid placement in the market and the experience of professional development, through the absorption of knowledge, skills and abilities.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCAVALCANTI, Elmano Pontes.CAVALCANTI, E. P.http://lattes.cnpq.br/3217476088555920DIAS, Jonatas Elyon da Costa.20182020-03-02T20:30:14Z2020-03-022020-03-02T20:30:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12276DIAS, Jonatas Elyon da Costa. Análise da satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG. 2018. 17 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12276porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-26T14:39:40Zoai:localhost:riufcg/12276Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-26T14:39:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG. Análise de satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG. |
title |
Análise da satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG. |
spellingShingle |
Análise da satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG. DIAS, Jonatas Elyon da Costa. Educação superior Estudantes Serviços Satisfação Curso de Administração Higher education Services Satisfaction Business Course Administração |
title_short |
Análise da satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG. |
title_full |
Análise da satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG. |
title_fullStr |
Análise da satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG. |
title_full_unstemmed |
Análise da satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG. |
title_sort |
Análise da satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG. |
author |
DIAS, Jonatas Elyon da Costa. |
author_facet |
DIAS, Jonatas Elyon da Costa. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAVALCANTI, Elmano Pontes. CAVALCANTI, E. P. http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DIAS, Jonatas Elyon da Costa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Estudantes Serviços Satisfação Curso de Administração Higher education Services Satisfaction Business Course Administração |
topic |
Educação superior Estudantes Serviços Satisfação Curso de Administração Higher education Services Satisfaction Business Course Administração |
description |
A educação superior vem sofrendo profundas transformações nos últimos anos, a demanda nacional pelo serviço cresceu, saltando de 3,03 milhões em 2003, para 7,8 milhões em 2014. O crescimento das taxas de evasão é o que mais preocupa nesse mercado em expansão, vale salientar também a baixa ocupação das vagas. O objetivo foi avaliar a opinião dos alunos do Curso de Administração da Universidade Federal de Campina Grande, sobre a qualidade e a satisfação com o serviço prestado. A pesquisa se caracteriza como descritiva, tendo como população os prováveis concluintes nos semestres 2018-2 e 2019-1, totalizando 81 alunos. A amostra foi de 74 alunos, 90%. Foi utilizado o modelo adaptado de Oscar Jr, Kara, Kaynak, (2005). Entre os principais resultados encontrados, destacam-se que os estudantes concluintes do Curso de Administração da UFCG estão satisfeitos com a experiência de cursar Administração e com a qualidade do curso na UFCG. Torna-se necessário salientar a avaliação positiva dos alunos a atuação da coordenação. Foi avaliada negativamente a comunicação com os professores e as atividades práticas no curso. Conclui-se, portanto, que o curso é bem avaliado pelos alunos por sua qualidade no ensino, pela expectativa de rápida colocação no mercado e pela experiência de desenvolvimento profissional, através da absorção de conhecimentos, capacidades e habilidades. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-03-02T20:30:14Z 2020-03-02 2020-03-02T20:30:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12276 DIAS, Jonatas Elyon da Costa. Análise da satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG. 2018. 17 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12276 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12276 |
identifier_str_mv |
DIAS, Jonatas Elyon da Costa. Análise da satisfação dos discentes do Curso de Administração da UFCG. 2018. 17 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744439545954304 |