Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Dayane Abrantes de.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13678
Resumo: A educação nunca foi tão importante como nos dias de hoje. O mundo vem crescendo de forma acelerada trazendo consigo diversas mudanças, entre elas a forma como o processo da educação está sendo tratado em seu dinâmico processo de construção. Com o avanço cada vez maior em busca do conhecimento, muitos alunos procuram se especializar a partir do ensino superior, porém, nem sempre esses alunos concluem o ensino, o que se faz questionar quais fatores possam intervir para que isso aconteça. O objetivo deste trabalho foi o de investigar como a satisfação está associada ao rendimento acadêmico dos alunos do Curso de Administração da UFCG do Campus Sousa. O presente estudo consistiu em uma investigação quantitativa de caráter exploratório e descritivo, cuja coleta de dados tomou por base pesquisa anterior, que pesquisou acerca da satisfação acadêmica. Buscando uma análise e interpretação mais efetiva, os dados disponíveis, foram organizados em tabelas dinâmicas no Excel, onde foi aplicado o teste qui-quadrado, visando a possibilidade de identificar possíveis associações entre rendimento acadêmico e as variáveis de satisfação acadêmica. O teste de independência foi aplicado a 35 variáveis, no qual em sua grande maioria, ou seja, em 34 das variáveis pesquisadas, aceitou a hipótese nula H0, onde não se encontrou evidências de associação com o rendimento acadêmico dos estudantes. A variável que diz respeito ao programa de apoio financeiro oferecido pela instituição foi a única variável que apontou evidência de associação com a média atribuída ao aspecto do rendimento acadêmico, dentre todas as outras pesquisadas. O estudo de novas variáveis no âmbito educacional, enriquece ainda mais a maneira como a educação contribui no avanço da sociedade, dessa forma, a educação tende a aprimorar o desenvolvimento dos estudantes.
id UFCG_8a92e009e1d7cfacdb8fe1269befa3f4
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13678
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa.Satisfaction and academic performance of the students of the UFCG Administration - Campus Sousa.Ensino SuperiorSatisfaçãoRendimento AcadêmicoHigher EducationSatisfactionAcademic PerformanceAdministraçãoA educação nunca foi tão importante como nos dias de hoje. O mundo vem crescendo de forma acelerada trazendo consigo diversas mudanças, entre elas a forma como o processo da educação está sendo tratado em seu dinâmico processo de construção. Com o avanço cada vez maior em busca do conhecimento, muitos alunos procuram se especializar a partir do ensino superior, porém, nem sempre esses alunos concluem o ensino, o que se faz questionar quais fatores possam intervir para que isso aconteça. O objetivo deste trabalho foi o de investigar como a satisfação está associada ao rendimento acadêmico dos alunos do Curso de Administração da UFCG do Campus Sousa. O presente estudo consistiu em uma investigação quantitativa de caráter exploratório e descritivo, cuja coleta de dados tomou por base pesquisa anterior, que pesquisou acerca da satisfação acadêmica. Buscando uma análise e interpretação mais efetiva, os dados disponíveis, foram organizados em tabelas dinâmicas no Excel, onde foi aplicado o teste qui-quadrado, visando a possibilidade de identificar possíveis associações entre rendimento acadêmico e as variáveis de satisfação acadêmica. O teste de independência foi aplicado a 35 variáveis, no qual em sua grande maioria, ou seja, em 34 das variáveis pesquisadas, aceitou a hipótese nula H0, onde não se encontrou evidências de associação com o rendimento acadêmico dos estudantes. A variável que diz respeito ao programa de apoio financeiro oferecido pela instituição foi a única variável que apontou evidência de associação com a média atribuída ao aspecto do rendimento acadêmico, dentre todas as outras pesquisadas. O estudo de novas variáveis no âmbito educacional, enriquece ainda mais a maneira como a educação contribui no avanço da sociedade, dessa forma, a educação tende a aprimorar o desenvolvimento dos estudantes.Education has never been more important than these days. The world has been growing rapidly bringing with it several changes, among them the way the process of education is being treated in its dynamic process of construction. With the increasing desire to seek knowledge, many students seek to specialize from higher education, however, not always these students complete the course, which makes us question what factors can intervene to make this happen. The objective of this work was to investigate how satisfaction is associated with the academic performance of the students of the UFCG Management Course at Campus Sousa. This study consisted of a quantitative research of exploratory and descriptive character, whose data collection took on the basis of a previous research, which researched about the academic satisfaction. In order to obtain a more effective analysis and interpretation, the available data were organized in PivotTables in Excel, where the chi-square test was applied, aiming at the possibility of identifying possible associations between academic performance and variables of academic satisfaction. The independence test was applied to 35 variables, in which most of them, that is, in 34 of the variables studied, accepted the null hypothesis H0, in which no evidence of association with the students' academic performance was found. The variable related to the financial support program offered by the institution was the only variable that showed evidence of association with the average attributed to the aspect of academic performance, among all the others surveyed. The study of new variables in education, further enriches the way education contributes to the advancement of society, thus, education tends to improve students' development.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGOLIVERA, Marcos Macri.OLIVEIRA, M. M.http://lattes.cnpq.br/6161476125979644MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues.MACRI, L. M. S. R.http://lattes.cnpq.br/2227529296078320SANTOS, Valterlin da Silva.SANTOS, V. S.http://lattes.cnpq.br/4740303724015282OLIVEIRA, Dayane Abrantes de.2019-07-112020-08-03T11:50:56Z2020-08-032020-08-03T11:50:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13678OLIVEIRA, Dayane Abrantes de. Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa. 2019. - Monografia (Curso de Graduação em Administração) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-30T17:49:33Zoai:localhost:riufcg/13678Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-30T17:49:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa.
Satisfaction and academic performance of the students of the UFCG Administration - Campus Sousa.
title Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa.
spellingShingle Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa.
OLIVEIRA, Dayane Abrantes de.
Ensino Superior
Satisfação
Rendimento Acadêmico
Higher Education
Satisfaction
Academic Performance
Administração
title_short Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa.
title_full Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa.
title_fullStr Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa.
title_full_unstemmed Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa.
title_sort Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa.
author OLIVEIRA, Dayane Abrantes de.
author_facet OLIVEIRA, Dayane Abrantes de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVERA, Marcos Macri.
OLIVEIRA, M. M.
http://lattes.cnpq.br/6161476125979644
MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues.
MACRI, L. M. S. R.
http://lattes.cnpq.br/2227529296078320
SANTOS, Valterlin da Silva.
SANTOS, V. S.
http://lattes.cnpq.br/4740303724015282
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Dayane Abrantes de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Satisfação
Rendimento Acadêmico
Higher Education
Satisfaction
Academic Performance
Administração
topic Ensino Superior
Satisfação
Rendimento Acadêmico
Higher Education
Satisfaction
Academic Performance
Administração
description A educação nunca foi tão importante como nos dias de hoje. O mundo vem crescendo de forma acelerada trazendo consigo diversas mudanças, entre elas a forma como o processo da educação está sendo tratado em seu dinâmico processo de construção. Com o avanço cada vez maior em busca do conhecimento, muitos alunos procuram se especializar a partir do ensino superior, porém, nem sempre esses alunos concluem o ensino, o que se faz questionar quais fatores possam intervir para que isso aconteça. O objetivo deste trabalho foi o de investigar como a satisfação está associada ao rendimento acadêmico dos alunos do Curso de Administração da UFCG do Campus Sousa. O presente estudo consistiu em uma investigação quantitativa de caráter exploratório e descritivo, cuja coleta de dados tomou por base pesquisa anterior, que pesquisou acerca da satisfação acadêmica. Buscando uma análise e interpretação mais efetiva, os dados disponíveis, foram organizados em tabelas dinâmicas no Excel, onde foi aplicado o teste qui-quadrado, visando a possibilidade de identificar possíveis associações entre rendimento acadêmico e as variáveis de satisfação acadêmica. O teste de independência foi aplicado a 35 variáveis, no qual em sua grande maioria, ou seja, em 34 das variáveis pesquisadas, aceitou a hipótese nula H0, onde não se encontrou evidências de associação com o rendimento acadêmico dos estudantes. A variável que diz respeito ao programa de apoio financeiro oferecido pela instituição foi a única variável que apontou evidência de associação com a média atribuída ao aspecto do rendimento acadêmico, dentre todas as outras pesquisadas. O estudo de novas variáveis no âmbito educacional, enriquece ainda mais a maneira como a educação contribui no avanço da sociedade, dessa forma, a educação tende a aprimorar o desenvolvimento dos estudantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-11
2020-08-03T11:50:56Z
2020-08-03
2020-08-03T11:50:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13678
OLIVEIRA, Dayane Abrantes de. Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa. 2019. - Monografia (Curso de Graduação em Administração) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13678
identifier_str_mv OLIVEIRA, Dayane Abrantes de. Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa. 2019. - Monografia (Curso de Graduação em Administração) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744450065268736