O ensino de escrita segundo a BNCC: transposição didática e proposta curricular para o ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Maria Célia do.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12260
Resumo: Documentos reguladores são elaborados para nortear os sistemas de ensino, direcionando as atividades a serem realizadas pelas instituições e profissionais da educação. Dentre os documentos já produzidos no Brasil, temos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), o Plano Nacional de Educação (PNE), entre outros. Atualmente, o documento regulador que se encontra no cerne das discussões acerca da educação no país é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dada a sua recente elaboração. A versão para o Ensino Fundamental foi iniciada no ano de 2015, concluída e homologada pelo Ministério da Educação (MEC) em Dezembro de 2017, é um documento normativo que deve ser usado na elaboração dos currículos das escolas estaduais e municipais, públicas e particulares. Nesse sentido, considerando a relevância da BNCC para a educação brasileira, a presente pesquisa tem como objetivo geral investigar as orientações teórico-metodológicas apresentadas na BNCC para o ensino de escrita. Em relação aos objetivos específicos, temos: (1) Identificar a(s) concepção(ões) de escrita presentes na BNCC e (2) Analisar a proposta de programabilidade para a escrita como objeto de conhecimento (eixo Produção de Textos) na BNCC para os anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo documental (MOREIRA; CALEFFE, 2008). Sendo assim, o corpus de análise constitui-se na BNCC do Ensino Fundamental, cujo recorte de investigação é o componente curricular Língua Portuguesa. Para realizar a análise, apoiamo-nos nos estudos sobre Escrita (KOCH; ELIAS, 2009; BONINI, 2002; PASSARELLI, 2004; KATO, 1986; GERALDI, 1997, 2006; DOLZ ET AL, 2010), Currículo (MACEDO, 2012; SILVA, 2013) e Transposição Didática (CHEVALLARD, 1991; LEITE, 2007; PETITJEAN, 2008; RAFAEL, 2001; MARANDINO, 2004). Os resultados indicam que na BNCC o ensino de escrita é uma atividade complexa, com foco na interação e com destaque para os gêneros multimidiáticos e multissemióticos, sendo o aluno escritor visto como um futuro influenciador digital. Quanto à programabilidade, o ensino desse objeto de conhecimento está pautado no critério “ampliação da textualidade”.
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A versão para o Ensino Fundamental foi iniciada no ano de 2015, concluída e homologada pelo Ministério da Educação (MEC) em Dezembro de 2017, é um documento normativo que deve ser usado na elaboração dos currículos das escolas estaduais e municipais, públicas e particulares. Nesse sentido, considerando a relevância da BNCC para a educação brasileira, a presente pesquisa tem como objetivo geral investigar as orientações teórico-metodológicas apresentadas na BNCC para o ensino de escrita. Em relação aos objetivos específicos, temos: (1) Identificar a(s) concepção(ões) de escrita presentes na BNCC e (2) Analisar a proposta de programabilidade para a escrita como objeto de conhecimento (eixo Produção de Textos) na BNCC para os anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo documental (MOREIRA; CALEFFE, 2008). Sendo assim, o corpus de análise constitui-se na BNCC do Ensino Fundamental, cujo recorte de investigação é o componente curricular Língua Portuguesa. Para realizar a análise, apoiamo-nos nos estudos sobre Escrita (KOCH; ELIAS, 2009; BONINI, 2002; PASSARELLI, 2004; KATO, 1986; GERALDI, 1997, 2006; DOLZ ET AL, 2010), Currículo (MACEDO, 2012; SILVA, 2013) e Transposição Didática (CHEVALLARD, 1991; LEITE, 2007; PETITJEAN, 2008; RAFAEL, 2001; MARANDINO, 2004). Os resultados indicam que na BNCC o ensino de escrita é uma atividade complexa, com foco na interação e com destaque para os gêneros multimidiáticos e multissemióticos, sendo o aluno escritor visto como um futuro influenciador digital. Quanto à programabilidade, o ensino desse objeto de conhecimento está pautado no critério “ampliação da textualidade”.Regulatory documents are designed to guide education systems, directing the activities to be carried out by educational institutions and professionals. Among the documents already produced in Brazil, we have the National Curricular Parameters (PCN), the Curricular Guidelines for Secondary Education (OCEM), the National Education Plan (PNE), among others. Currently, the regulatory document which is at the heart of the discussions about education in Brazil is the National Curricular Common Base (BNCC), due to its recent elaboration. The version for Elementary School was started in 2015, completed and approved by the Ministry of Education (MEC) in December 2017. It is a normative document that should be used in the elaboration of the curricula of state and municipal schools, public and private. In this sense, considering the relevance of the BNCC for Brazilian education, the present research has as general objective to investigate the theoretical and methodological orientations presented by the BNCC for the teaching of writing. In relation to the specific objectives, we have: (1) To identify the writing conception (s) present in the BNCC and (2) To analyze the proposal of programmability for writing as the object of knowledge (Text Production axis) during the final years of Elementary School. This is a qualitative and documentary research (MOREIRA; CALEFFE, 2008). Therefore, the corpus of analysis is the BNCC of Elementary School, whose research curriculum is the Portuguese Language curriculum component. In order to handle the analysis, we support the studies on Writing (KOCH, ELIAS, 2009, BONINI, 2002, PASSARELLI, 2004, KATO, 1986, GERALDI, 1997, 2006, DOLZ ET AL, 2010), Curriculum (MACEDO, 2012; SILVA, 2013) and Didatic Transposition (CHEVALLARD, 1991; LEITE, 2007; PETITJEAN, 2008; RAFAEL, 2001; MARANDINO, 2004). The results indicate that in the BNCC the teaching of writing is a complex activity, focusing on the interaction, with a special emphasis on the multimedia and multisemiotic genres, having the student writer as a future digital influencer. As for programmability, the teaching of this object of knowledge is based on the criterion known as "amplification of textuality".Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGARAÚJO, Denise Lino de.ARAÚJO, DENISE LINO DEhttp://lattes.cnpq.br/5542241458634614BARROS, Lúcia Fernanda Pinheiros.RAFAEL, Edmilson Luiz.RODRIGUES, Ana Claúdia Silva.NASCIMENTO, Maria Célia do.2018-07-242020-03-02T15:43:44Z2020-03-022020-03-02T15:43:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12260NASCIMENTO, M. C. do. 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