Cosmologia, astronomia e astrofísica no ensino médio: uma investigação sobre a prática educativa dos professores de Física da região de Cajazeiras - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, George Dias.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20585
Resumo: Há muito tempo os céus e seus mistérios vêm despertando fascínio na humanidade. Temas como, buracos negros, big bang, ondas gravitacionais, viagem espaciais, chuva de meteoros, entre outros, enaltecem a curiosidade de grande parte dos/as estudantes da Educação Básica que frequentemente esbaram com esses assuntos em jornais, revistas ou até mesmo em filmes de ficção científica e consequentemente, acabam levando essas discussões, que são parte do corpo de conhecimentos da Cosmologia, Astronomia e Astrofísica para aulas de Física. No entanto, apesar do interesse demostrado pelos/as alunos/as, pesquisas tanto em nível local quanto em nível nacional nos levam a acreditar que questões dessa natureza são pouco discutidas pelos/as professores/as de física em sala de aula. Diante disso, em nosso trabalho apresentaremos as concepções de quatro professores de Física do Ensino Médio, que atuam em escolas estaduais pertencentes a 9ª Gerência localizada no Município de Cajazeiras – PB, sobre a viabilidade da abordagem de temas próprios da Cosmologia, Astronomia e Astrofísica em turmas do nível médio. Através de entrevistas semi estruturadas foi possível identificar que a falta de materiais didáticos, a dificuldade da construção de uma transposição didática, a falta de um ambiente adequado e de uma formação adequada e a grande quantidade de conteúdos no currículo de física são algumas das principais dificuldades que impedem a discussão destes conteúdos em sala de aula. Diante disto, acreditamos que conhecer as concepções dos professores, sobre essa questão, nos ajudará a entender alguns dos desafios que eles enfrentam cotidianamente em sua profissão, ao passo que contribuirá para construção de medidas que venham, de certa forma, ajudar na superação desses desafios.
id UFCG_ae7801d986b5644535b8b2822daacd24
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/20585
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Cosmologia, astronomia e astrofísica no ensino médio: uma investigação sobre a prática educativa dos professores de Física da região de Cajazeiras - PB.Cosmology, astronomy and astrophysics in high school: an investigation into the educational practice of physics teachers in the region of Cajazeiras - PB.Física - ensinoCosmologiaAstronomiaAstrofísicaFormação de professoresEducação básicaSala de aulaPhysics - teachingCosmologyAstronomyAstrophysicsTeacher trainingBasic educationClassroomFísica.Há muito tempo os céus e seus mistérios vêm despertando fascínio na humanidade. Temas como, buracos negros, big bang, ondas gravitacionais, viagem espaciais, chuva de meteoros, entre outros, enaltecem a curiosidade de grande parte dos/as estudantes da Educação Básica que frequentemente esbaram com esses assuntos em jornais, revistas ou até mesmo em filmes de ficção científica e consequentemente, acabam levando essas discussões, que são parte do corpo de conhecimentos da Cosmologia, Astronomia e Astrofísica para aulas de Física. No entanto, apesar do interesse demostrado pelos/as alunos/as, pesquisas tanto em nível local quanto em nível nacional nos levam a acreditar que questões dessa natureza são pouco discutidas pelos/as professores/as de física em sala de aula. Diante disso, em nosso trabalho apresentaremos as concepções de quatro professores de Física do Ensino Médio, que atuam em escolas estaduais pertencentes a 9ª Gerência localizada no Município de Cajazeiras – PB, sobre a viabilidade da abordagem de temas próprios da Cosmologia, Astronomia e Astrofísica em turmas do nível médio. Através de entrevistas semi estruturadas foi possível identificar que a falta de materiais didáticos, a dificuldade da construção de uma transposição didática, a falta de um ambiente adequado e de uma formação adequada e a grande quantidade de conteúdos no currículo de física são algumas das principais dificuldades que impedem a discussão destes conteúdos em sala de aula. Diante disto, acreditamos que conhecer as concepções dos professores, sobre essa questão, nos ajudará a entender alguns dos desafios que eles enfrentam cotidianamente em sua profissão, ao passo que contribuirá para construção de medidas que venham, de certa forma, ajudar na superação desses desafios.The skies and their mysteries have long fascinated humanity. Themes such as black holes, big bangs, gravitational waves, space travel, meteor showers, among others, highlight the curiosity of a large part of Basic Education students who frequently come across these subjects in newspapers, magazines or even in films of science fiction and consequently, they end up taking these discussions, which are part of the body of knowledge from Cosmology, Astronomy and Astrophysics to Physics classes. However, despite the interest shown by students, research both at local and national level leads us to believe that issues of this nature are rarely discussed by physics teachers in the classroom. Therefore, in this work we will present the conceptions of four high school physics teachers, who work in state schools belonging to the 9th Management located in the Municipality of Cajazeiras - PB, about the feasibility of approaching themes specific to Cosmology, Astronomy and Astrophysics in middle level classes. Through semistructured interviews, it was possible to identify that the lack of didactic materials, the difficulty of building an didactic transposition, the lack of an adequate environment, the lack of adequate training and the large amount of content in the physics curriculum are some of the main difficulties that prevent the discussion of these contents in the classroom. In view of this, we believe that knowing the teachers' conceptions on this issue will help us to understand some of the challenges that they face daily in their profession, while contributing to the construction of measures that will, in a way, help to overcome these challenges.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Anderson Alves de.LIMA, A. A.http://lattes.cnpq.br/0131233828901276SILVA, Heydson Henrique Brito da.H.H.B. Silva.http://lattes.cnpq.br/4585277872014594PEREIRA, Jaene Guimarães.ALVES, George Dias.2021-05-212021-08-16T14:32:26Z2021-08-162021-08-16T14:32:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20585ALVES, George Dias. Cosmologia, astronomia e astrofísica no Ensino Médio: uma investigação sobre a prática educativa dos professores de Física da região de Cajazeiras - PB. 2021. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-09T17:26:45Zoai:localhost:riufcg/20585Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-09T17:26:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cosmologia, astronomia e astrofísica no ensino médio: uma investigação sobre a prática educativa dos professores de Física da região de Cajazeiras - PB.
Cosmology, astronomy and astrophysics in high school: an investigation into the educational practice of physics teachers in the region of Cajazeiras - PB.
title Cosmologia, astronomia e astrofísica no ensino médio: uma investigação sobre a prática educativa dos professores de Física da região de Cajazeiras - PB.
spellingShingle Cosmologia, astronomia e astrofísica no ensino médio: uma investigação sobre a prática educativa dos professores de Física da região de Cajazeiras - PB.
ALVES, George Dias.
Física - ensino
Cosmologia
Astronomia
Astrofísica
Formação de professores
Educação básica
Sala de aula
Physics - teaching
Cosmology
Astronomy
Astrophysics
Teacher training
Basic education
Classroom
Física.
title_short Cosmologia, astronomia e astrofísica no ensino médio: uma investigação sobre a prática educativa dos professores de Física da região de Cajazeiras - PB.
title_full Cosmologia, astronomia e astrofísica no ensino médio: uma investigação sobre a prática educativa dos professores de Física da região de Cajazeiras - PB.
title_fullStr Cosmologia, astronomia e astrofísica no ensino médio: uma investigação sobre a prática educativa dos professores de Física da região de Cajazeiras - PB.
title_full_unstemmed Cosmologia, astronomia e astrofísica no ensino médio: uma investigação sobre a prática educativa dos professores de Física da região de Cajazeiras - PB.
title_sort Cosmologia, astronomia e astrofísica no ensino médio: uma investigação sobre a prática educativa dos professores de Física da região de Cajazeiras - PB.
author ALVES, George Dias.
author_facet ALVES, George Dias.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Anderson Alves de.
LIMA, A. A.
http://lattes.cnpq.br/0131233828901276
SILVA, Heydson Henrique Brito da.
H.H.B. Silva.
http://lattes.cnpq.br/4585277872014594
PEREIRA, Jaene Guimarães.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, George Dias.
dc.subject.por.fl_str_mv Física - ensino
Cosmologia
Astronomia
Astrofísica
Formação de professores
Educação básica
Sala de aula
Physics - teaching
Cosmology
Astronomy
Astrophysics
Teacher training
Basic education
Classroom
Física.
topic Física - ensino
Cosmologia
Astronomia
Astrofísica
Formação de professores
Educação básica
Sala de aula
Physics - teaching
Cosmology
Astronomy
Astrophysics
Teacher training
Basic education
Classroom
Física.
description Há muito tempo os céus e seus mistérios vêm despertando fascínio na humanidade. Temas como, buracos negros, big bang, ondas gravitacionais, viagem espaciais, chuva de meteoros, entre outros, enaltecem a curiosidade de grande parte dos/as estudantes da Educação Básica que frequentemente esbaram com esses assuntos em jornais, revistas ou até mesmo em filmes de ficção científica e consequentemente, acabam levando essas discussões, que são parte do corpo de conhecimentos da Cosmologia, Astronomia e Astrofísica para aulas de Física. No entanto, apesar do interesse demostrado pelos/as alunos/as, pesquisas tanto em nível local quanto em nível nacional nos levam a acreditar que questões dessa natureza são pouco discutidas pelos/as professores/as de física em sala de aula. Diante disso, em nosso trabalho apresentaremos as concepções de quatro professores de Física do Ensino Médio, que atuam em escolas estaduais pertencentes a 9ª Gerência localizada no Município de Cajazeiras – PB, sobre a viabilidade da abordagem de temas próprios da Cosmologia, Astronomia e Astrofísica em turmas do nível médio. Através de entrevistas semi estruturadas foi possível identificar que a falta de materiais didáticos, a dificuldade da construção de uma transposição didática, a falta de um ambiente adequado e de uma formação adequada e a grande quantidade de conteúdos no currículo de física são algumas das principais dificuldades que impedem a discussão destes conteúdos em sala de aula. Diante disto, acreditamos que conhecer as concepções dos professores, sobre essa questão, nos ajudará a entender alguns dos desafios que eles enfrentam cotidianamente em sua profissão, ao passo que contribuirá para construção de medidas que venham, de certa forma, ajudar na superação desses desafios.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-21
2021-08-16T14:32:26Z
2021-08-16
2021-08-16T14:32:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20585
ALVES, George Dias. Cosmologia, astronomia e astrofísica no Ensino Médio: uma investigação sobre a prática educativa dos professores de Física da região de Cajazeiras - PB. 2021. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20585
identifier_str_mv ALVES, George Dias. Cosmologia, astronomia e astrofísica no Ensino Médio: uma investigação sobre a prática educativa dos professores de Física da região de Cajazeiras - PB. 2021. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744504795693056