Educação contextualizada para convivência com o semiárido: o algodão agroecológico contextualizado nas práticas da escola do campo do assentamento Zé Marcolino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SIQUEIRA, Edigleuma Coelho da Silva.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.siqueira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4699
Resumo: O presente artigo apresenta a sistematização das vivências acerca de uma Pratica que permitiu a integração da Escola do campo Escola Estadual Plínio Lemos, com a comunidade do Assentamento Zé Marcolino, mais especificamente a comunidade Lajinha (onde a escola está inserida). O projeto vivenciado se deu com base numa plantação de algodão, ao qual foi explorado alguns conceitos matemáticos para a construção de gráficos, além disso, o entendimento sobre a importância do algodão e o seu desenvolvimento, com a ajuda dos agricultores da comunidade. Este estudo teve como abordagem os preceitos da pesquisa qualitativa. Logo, traçamos como objetivo compreender e expor como o algodão plantado no assentamento influencia no processo de ensino-aprendizagem da escola e como o mesmo contribui enquanto elemento articulador nas práticas de contextualização dos conteúdos escolares. Assim pudemos apontar a importância dessas atividades para a construção de uma aprendizagem significativa, que permitisse a integração com a comunidade trazendo a discussão sobre a importância da plantação do algodão e a difusão de sua cultura, já que o mesmo colabora para o desenvolvimento da comunidade. E ainda buscar contextualizar o ensino da matemática, trazendo aspectos mais inerentes à vida dos educandos, uma vez que a matemática muitas vezes é trabalhada de maneira abstrata.
id UFCG_aeda62c5aa1116cd8223094aff1c0f64
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4699
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação contextualizada para convivência com o semiárido: o algodão agroecológico contextualizado nas práticas da escola do campo do assentamento Zé Marcolino.Contextual education to coexist with the semi-arid region: the agro-ecological cotton contextualized in the practices of the Zé Marcolino settlement school.Educação contextualizadaEducação do campoAlgodão agroecológicoConvivência com o semiáridoContextual educationField educationAgro-ecological cottonLiving with the semi-aridO presente artigo apresenta a sistematização das vivências acerca de uma Pratica que permitiu a integração da Escola do campo Escola Estadual Plínio Lemos, com a comunidade do Assentamento Zé Marcolino, mais especificamente a comunidade Lajinha (onde a escola está inserida). O projeto vivenciado se deu com base numa plantação de algodão, ao qual foi explorado alguns conceitos matemáticos para a construção de gráficos, além disso, o entendimento sobre a importância do algodão e o seu desenvolvimento, com a ajuda dos agricultores da comunidade. Este estudo teve como abordagem os preceitos da pesquisa qualitativa. Logo, traçamos como objetivo compreender e expor como o algodão plantado no assentamento influencia no processo de ensino-aprendizagem da escola e como o mesmo contribui enquanto elemento articulador nas práticas de contextualização dos conteúdos escolares. Assim pudemos apontar a importância dessas atividades para a construção de uma aprendizagem significativa, que permitisse a integração com a comunidade trazendo a discussão sobre a importância da plantação do algodão e a difusão de sua cultura, já que o mesmo colabora para o desenvolvimento da comunidade. E ainda buscar contextualizar o ensino da matemática, trazendo aspectos mais inerentes à vida dos educandos, uma vez que a matemática muitas vezes é trabalhada de maneira abstrata.The present article presents the systematization of the experiences about a practice that allowed the integration of the Field School Plínio Lemos Public School, with the Zé Marcolino Settlement community, more specifically Lajinha community (where the school is located). The project was based on a cotton plantation, to which was explored some mathematical concepts for the construction of graphs, besides that, the understanding about the importance of cotton and its development, with the community farmers help. This study had as approach the precepts of qualitative research. So, it was aimed to understand and expose how cotton planted in the settlement influences the teaching-learning process of the school and how it contributes as an articulating element in the practices of contextualization of school subjects. Thus, we could point out the importance of these activities for the construction of a meaningful learning, that allowed the integration with the community bringing the discussion about the importance of cotton planting and the diffusion of their culture, since it contributes to the development of the community. And still seek to contextualize the teaching of mathematics, bringing aspects more inherent to the students’ life, once mathematics is often worked in an abstract way.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGTORRES, Denise Xavier.TORRES, D. X.http://lattes.cnpq.br/6913539254861756SILVA, Fabiano Custódio de.SILVA, Maria do Socorro.SIQUEIRA, Edigleuma Coelho da Silva.2018-052019-07-04T11:31:49Z2019-07-042019-07-04T11:31:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.siqueirahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4699SIQUEIRA, Edigleuma Coelho da Silva. Educação contextualizada para convivência com o semiárido: o algodão agroecológico contextualizado nas práticas da escola do campo do assentamento Zé Marcolino. 2018. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4699porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-12T17:59:32Zoai:localhost:riufcg/4699Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-12T17:59:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação contextualizada para convivência com o semiárido: o algodão agroecológico contextualizado nas práticas da escola do campo do assentamento Zé Marcolino.
Contextual education to coexist with the semi-arid region: the agro-ecological cotton contextualized in the practices of the Zé Marcolino settlement school.
title Educação contextualizada para convivência com o semiárido: o algodão agroecológico contextualizado nas práticas da escola do campo do assentamento Zé Marcolino.
spellingShingle Educação contextualizada para convivência com o semiárido: o algodão agroecológico contextualizado nas práticas da escola do campo do assentamento Zé Marcolino.
SIQUEIRA, Edigleuma Coelho da Silva.
Educação contextualizada
Educação do campo
Algodão agroecológico
Convivência com o semiárido
Contextual education
Field education
Agro-ecological cotton
Living with the semi-arid
title_short Educação contextualizada para convivência com o semiárido: o algodão agroecológico contextualizado nas práticas da escola do campo do assentamento Zé Marcolino.
title_full Educação contextualizada para convivência com o semiárido: o algodão agroecológico contextualizado nas práticas da escola do campo do assentamento Zé Marcolino.
title_fullStr Educação contextualizada para convivência com o semiárido: o algodão agroecológico contextualizado nas práticas da escola do campo do assentamento Zé Marcolino.
title_full_unstemmed Educação contextualizada para convivência com o semiárido: o algodão agroecológico contextualizado nas práticas da escola do campo do assentamento Zé Marcolino.
title_sort Educação contextualizada para convivência com o semiárido: o algodão agroecológico contextualizado nas práticas da escola do campo do assentamento Zé Marcolino.
author SIQUEIRA, Edigleuma Coelho da Silva.
author_facet SIQUEIRA, Edigleuma Coelho da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv TORRES, Denise Xavier.
TORRES, D. X.
http://lattes.cnpq.br/6913539254861756
SILVA, Fabiano Custódio de.
SILVA, Maria do Socorro.
dc.contributor.author.fl_str_mv SIQUEIRA, Edigleuma Coelho da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação contextualizada
Educação do campo
Algodão agroecológico
Convivência com o semiárido
Contextual education
Field education
Agro-ecological cotton
Living with the semi-arid
topic Educação contextualizada
Educação do campo
Algodão agroecológico
Convivência com o semiárido
Contextual education
Field education
Agro-ecological cotton
Living with the semi-arid
description O presente artigo apresenta a sistematização das vivências acerca de uma Pratica que permitiu a integração da Escola do campo Escola Estadual Plínio Lemos, com a comunidade do Assentamento Zé Marcolino, mais especificamente a comunidade Lajinha (onde a escola está inserida). O projeto vivenciado se deu com base numa plantação de algodão, ao qual foi explorado alguns conceitos matemáticos para a construção de gráficos, além disso, o entendimento sobre a importância do algodão e o seu desenvolvimento, com a ajuda dos agricultores da comunidade. Este estudo teve como abordagem os preceitos da pesquisa qualitativa. Logo, traçamos como objetivo compreender e expor como o algodão plantado no assentamento influencia no processo de ensino-aprendizagem da escola e como o mesmo contribui enquanto elemento articulador nas práticas de contextualização dos conteúdos escolares. Assim pudemos apontar a importância dessas atividades para a construção de uma aprendizagem significativa, que permitisse a integração com a comunidade trazendo a discussão sobre a importância da plantação do algodão e a difusão de sua cultura, já que o mesmo colabora para o desenvolvimento da comunidade. E ainda buscar contextualizar o ensino da matemática, trazendo aspectos mais inerentes à vida dos educandos, uma vez que a matemática muitas vezes é trabalhada de maneira abstrata.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05
2019-07-04T11:31:49Z
2019-07-04
2019-07-04T11:31:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.siqueira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4699
SIQUEIRA, Edigleuma Coelho da Silva. Educação contextualizada para convivência com o semiárido: o algodão agroecológico contextualizado nas práticas da escola do campo do assentamento Zé Marcolino. 2018. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4699
url https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.siqueira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4699
identifier_str_mv SIQUEIRA, Edigleuma Coelho da Silva. Educação contextualizada para convivência com o semiárido: o algodão agroecológico contextualizado nas práticas da escola do campo do assentamento Zé Marcolino. 2018. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744379504492544