A gestão da educação contextualizada no semiárido : indagações de um processo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15062 |
Resumo: | A Educação no Semiárido vem alcançando relevante destaque desde o final dos anos 1990 quando se iniciou a discussão sobre a Educação Contextualizada. Os municípios de Curaçá e Uauá, ambos na Bahia, pioneiros na sua implementação elaboraram suas Propostas Político-pedagógicas pautadas por princípios como inclusão, justiça e democracia. As Propostas se efetivaram desafiando a cultura política local marcada, especialmente, pela descontinuidade de processos e ações, fruto, sobretudo, de ingerências políticas e centralização do poder por parte dos representantes políticos e gestores públicos. As iniciativas mobilizaram importantes intervenções no currículo das redes de ensino e tem sido a principal via de aproximação das escolas com as demandas das comunidades, tanto na discussão de suas necessidades imediatas, como na projeção de outras possibilidades de vida e produção do conhecimento. As iniciativas pioneiras destes municípios foram alimento para a criação da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro que contribuiu para expandir a Proposta de Educação Contextualizada como referência de política educacional que poderia alcançar um novo projeto social. Estas constatações foram trazidas por esta pesquisa, que objetivou adentrar nos processos de gestão desta Proposta nos dois municípios pioneiros, para compreender como estes se processam, sobretudo, evidenciando os condicionantes político-pedagógicos que lhes são presentes. A pesquisa de cunho qualitativo se constituiu de um estudo de caso não-comparativo dos dois municípios. Foram utilizadas diferentes estratégias de escuta dos sujeitos pesquisados, entre eles, professores, conselheiros da educação e gestores pedagógicos – incluindo aqui, as Secretárias de Educação. O período destacado compreende os anos de 2005 a 2010. A análise dos dados permitiu identificar alguns desafios que se colocam limites no processo de gestão da Educação Contextualizada, entre estes, a construção da autonomia sobre os processo de gestão financeira e política por parte das Secretarias de Educação, bem como o fortalecimento dos coletivos sociais dos municípios na efetiva democratização da gestão. |
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Souza, Ivânia Paula Freitas deGomes, Celma BorgesMacedo, Roberto Sidnei AlvesMartins, Josemar da SilvaCavalcante, Ludmila Oliveira Holanda2014-06-06T16:30:34Z2014-06-06T16:30:34Z2014-06-062010-07-01Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15062A Educação no Semiárido vem alcançando relevante destaque desde o final dos anos 1990 quando se iniciou a discussão sobre a Educação Contextualizada. Os municípios de Curaçá e Uauá, ambos na Bahia, pioneiros na sua implementação elaboraram suas Propostas Político-pedagógicas pautadas por princípios como inclusão, justiça e democracia. As Propostas se efetivaram desafiando a cultura política local marcada, especialmente, pela descontinuidade de processos e ações, fruto, sobretudo, de ingerências políticas e centralização do poder por parte dos representantes políticos e gestores públicos. As iniciativas mobilizaram importantes intervenções no currículo das redes de ensino e tem sido a principal via de aproximação das escolas com as demandas das comunidades, tanto na discussão de suas necessidades imediatas, como na projeção de outras possibilidades de vida e produção do conhecimento. As iniciativas pioneiras destes municípios foram alimento para a criação da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro que contribuiu para expandir a Proposta de Educação Contextualizada como referência de política educacional que poderia alcançar um novo projeto social. Estas constatações foram trazidas por esta pesquisa, que objetivou adentrar nos processos de gestão desta Proposta nos dois municípios pioneiros, para compreender como estes se processam, sobretudo, evidenciando os condicionantes político-pedagógicos que lhes são presentes. A pesquisa de cunho qualitativo se constituiu de um estudo de caso não-comparativo dos dois municípios. Foram utilizadas diferentes estratégias de escuta dos sujeitos pesquisados, entre eles, professores, conselheiros da educação e gestores pedagógicos – incluindo aqui, as Secretárias de Educação. O período destacado compreende os anos de 2005 a 2010. A análise dos dados permitiu identificar alguns desafios que se colocam limites no processo de gestão da Educação Contextualizada, entre estes, a construção da autonomia sobre os processo de gestão financeira e política por parte das Secretarias de Educação, bem como o fortalecimento dos coletivos sociais dos municípios na efetiva democratização da gestão.ABSTRACT Education in the Semiarid has achieved significant prominence since the late 1990s when it began the discussion of Contextual Education. The municipalities of Curaçá and Uauá, both in Bahia, pioneers in its implementation elaborated their political-pedagogical proposal guided by principles such as inclusion, justice and democracy.The Proposals if had accomplished defying the local culture marked politics, especially, for the discontinuity of processes and action, fruit, over all, of mediations politics and centralization of the power on the part of the representatives public politicians and managers. The initiatives had mobilized important interventions in the resume of the education nets and have been the main way of approach of the schools with the demands of the communities, as much in the quarrel of its immediate necessities, as in the projection of other possibilities of life and production of the knowledge. The pioneering initiatives of these cities had been food for the creation of the Net of Education of Brazilian Semiarid that contributed to expand the Proposal of contextual Education as reference of educational politics that could reach a new social Project.These findings had been brought by this research, that objectified to enter in the processes of management of this Proposal in the two pioneering cities, to understand as these if they process, over all, evidencing the politician-pedagogical conditions that them are gifts. The research of qualitative matrix if constituted of a case study not-comparative degree of the two cities. Different strategies of listening of the searched citizens had been used, between them, professors, pedagogical council members of the education and managers - including here, the Secretaries of Education. The detached period understands the years of 2005 the 2010. The analysis of the data allowed to identify some challenges that if place limits in the process of management of the contextual Education, between these, the construction of the autonomy on the process of financial management and politics on the part of the Secretariats of Education, as well as the reinforcement of collective social in the cities in the effective the democratization of the management.Submitted by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2014-06-06T16:29:52Z No. of bitstreams: 1 Ivânia Paula de F. Souza _ Dissertação.pdf: 2192098 bytes, checksum: 6136e26293b5d91d93bdf551b87fcf87 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2014-06-06T16:30:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ivânia Paula de F. Souza _ Dissertação.pdf: 2192098 bytes, checksum: 6136e26293b5d91d93bdf551b87fcf87 (MD5)Made available in DSpace on 2014-06-06T16:30:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ivânia Paula de F. 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