Trabalhando com a diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SÁ, Safira Julie Lins de.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12868
Resumo: Este estudo pretende refletir sobre a questão da diversidade cultural no ensino da história. Realizamos uma reflexão sobre o conceito de diversidade sociocultural, bem como as principais documentos que tratam do tema. Escolhemos o Mestre Julio da High School Estadual Sarmento, na cidade de Sousa / PB, para realizar um estudo de caso. Usamos semi-estruturado entrevistas dirigidas a três professores de história. Os depoimentos dos entrevistados serviram como critério para viabilizar a troca de experiências e resgatar a vida das questões e críticas em torno da questão da diversidade cultural. Percebemos neste estudo que as dificuldades encontradas pelos professores e pela escola são comuns quando o discussão é a diversidade sociocultural; além disso, o discurso compartilhado sobre O tema parece já estar cristalizado e naturalizado.
id UFCG_aefc6b2c7be0ee96a0ec171831fc1f57
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12868
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Trabalhando com a diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas.Working with cultural diversity in history teaching: a case study in high school and its perspectives.História - estudo e ensinoDiversidade culturalEnsino de históriaProfessores de históriaHistory - Study and TeachingCultural DiversityHistory TeachingHistory TeachersHistória.Este estudo pretende refletir sobre a questão da diversidade cultural no ensino da história. Realizamos uma reflexão sobre o conceito de diversidade sociocultural, bem como as principais documentos que tratam do tema. Escolhemos o Mestre Julio da High School Estadual Sarmento, na cidade de Sousa / PB, para realizar um estudo de caso. Usamos semi-estruturado entrevistas dirigidas a três professores de história. Os depoimentos dos entrevistados serviram como critério para viabilizar a troca de experiências e resgatar a vida das questões e críticas em torno da questão da diversidade cultural. Percebemos neste estudo que as dificuldades encontradas pelos professores e pela escola são comuns quando o discussão é a diversidade sociocultural; além disso, o discurso compartilhado sobre O tema parece já estar cristalizado e naturalizado.This study intends to reflect on the issue of cultural diversity in the teaching of history. We conducted a reflection on the concept of socio-cultural diversity, as well as the key documents that deal with the theme. We chose State High School Master Julio Sarmento in the city of Sousa / PB to conduct a case study. We used semi-structured interviews directed to three history teachers. The testimonies of the respondents served as the criterion to enable the exchange of experiences and life rescuing the questions and criticisms surrounding the issue of cultural diversity. We noticed in this study that the difficulties encountered by both teachers as the school are common when the discussion is the socio-cultural diversity, in addition, the speech that is shared on this theme seems to be already crystallized and naturalized.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTANA, Rosemere Olímpio de.SANTANA, Rosemere O.http://lattes.cnpq.br/6172861753799782FARIAS, Leonardo Bruno.SALES NETO, Francisco Firmino.SÁ, Safira Julie Lins de.20142020-05-19T20:41:00Z2020-05-192020-05-19T20:41:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12868SÁ, Safira Julie Lins de. Trabalhando com diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-05T14:05:40Zoai:localhost:riufcg/12868Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-05T14:05:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalhando com a diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas.
Working with cultural diversity in history teaching: a case study in high school and its perspectives.
title Trabalhando com a diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas.
spellingShingle Trabalhando com a diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas.
SÁ, Safira Julie Lins de.
História - estudo e ensino
Diversidade cultural
Ensino de história
Professores de história
History - Study and Teaching
Cultural Diversity
History Teaching
History Teachers
História.
title_short Trabalhando com a diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas.
title_full Trabalhando com a diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas.
title_fullStr Trabalhando com a diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas.
title_full_unstemmed Trabalhando com a diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas.
title_sort Trabalhando com a diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas.
author SÁ, Safira Julie Lins de.
author_facet SÁ, Safira Julie Lins de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTANA, Rosemere Olímpio de.
SANTANA, Rosemere O.
http://lattes.cnpq.br/6172861753799782
FARIAS, Leonardo Bruno.
SALES NETO, Francisco Firmino.
dc.contributor.author.fl_str_mv SÁ, Safira Julie Lins de.
dc.subject.por.fl_str_mv História - estudo e ensino
Diversidade cultural
Ensino de história
Professores de história
History - Study and Teaching
Cultural Diversity
History Teaching
History Teachers
História.
topic História - estudo e ensino
Diversidade cultural
Ensino de história
Professores de história
History - Study and Teaching
Cultural Diversity
History Teaching
History Teachers
História.
description Este estudo pretende refletir sobre a questão da diversidade cultural no ensino da história. Realizamos uma reflexão sobre o conceito de diversidade sociocultural, bem como as principais documentos que tratam do tema. Escolhemos o Mestre Julio da High School Estadual Sarmento, na cidade de Sousa / PB, para realizar um estudo de caso. Usamos semi-estruturado entrevistas dirigidas a três professores de história. Os depoimentos dos entrevistados serviram como critério para viabilizar a troca de experiências e resgatar a vida das questões e críticas em torno da questão da diversidade cultural. Percebemos neste estudo que as dificuldades encontradas pelos professores e pela escola são comuns quando o discussão é a diversidade sociocultural; além disso, o discurso compartilhado sobre O tema parece já estar cristalizado e naturalizado.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2020-05-19T20:41:00Z
2020-05-19
2020-05-19T20:41:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12868
SÁ, Safira Julie Lins de. Trabalhando com diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12868
identifier_str_mv SÁ, Safira Julie Lins de. Trabalhando com diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744443773812736