Trabalhando com a diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12868 |
Resumo: | Este estudo pretende refletir sobre a questão da diversidade cultural no ensino da história. Realizamos uma reflexão sobre o conceito de diversidade sociocultural, bem como as principais documentos que tratam do tema. Escolhemos o Mestre Julio da High School Estadual Sarmento, na cidade de Sousa / PB, para realizar um estudo de caso. Usamos semi-estruturado entrevistas dirigidas a três professores de história. Os depoimentos dos entrevistados serviram como critério para viabilizar a troca de experiências e resgatar a vida das questões e críticas em torno da questão da diversidade cultural. Percebemos neste estudo que as dificuldades encontradas pelos professores e pela escola são comuns quando o discussão é a diversidade sociocultural; além disso, o discurso compartilhado sobre O tema parece já estar cristalizado e naturalizado. |
id |
UFCG_aefc6b2c7be0ee96a0ec171831fc1f57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12868 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Trabalhando com a diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas.Working with cultural diversity in history teaching: a case study in high school and its perspectives.História - estudo e ensinoDiversidade culturalEnsino de históriaProfessores de históriaHistory - Study and TeachingCultural DiversityHistory TeachingHistory TeachersHistória.Este estudo pretende refletir sobre a questão da diversidade cultural no ensino da história. Realizamos uma reflexão sobre o conceito de diversidade sociocultural, bem como as principais documentos que tratam do tema. Escolhemos o Mestre Julio da High School Estadual Sarmento, na cidade de Sousa / PB, para realizar um estudo de caso. Usamos semi-estruturado entrevistas dirigidas a três professores de história. Os depoimentos dos entrevistados serviram como critério para viabilizar a troca de experiências e resgatar a vida das questões e críticas em torno da questão da diversidade cultural. Percebemos neste estudo que as dificuldades encontradas pelos professores e pela escola são comuns quando o discussão é a diversidade sociocultural; além disso, o discurso compartilhado sobre O tema parece já estar cristalizado e naturalizado.This study intends to reflect on the issue of cultural diversity in the teaching of history. We conducted a reflection on the concept of socio-cultural diversity, as well as the key documents that deal with the theme. We chose State High School Master Julio Sarmento in the city of Sousa / PB to conduct a case study. We used semi-structured interviews directed to three history teachers. The testimonies of the respondents served as the criterion to enable the exchange of experiences and life rescuing the questions and criticisms surrounding the issue of cultural diversity. We noticed in this study that the difficulties encountered by both teachers as the school are common when the discussion is the socio-cultural diversity, in addition, the speech that is shared on this theme seems to be already crystallized and naturalized.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTANA, Rosemere Olímpio de.SANTANA, Rosemere O.http://lattes.cnpq.br/6172861753799782FARIAS, Leonardo Bruno.SALES NETO, Francisco Firmino.SÁ, Safira Julie Lins de.20142020-05-19T20:41:00Z2020-05-192020-05-19T20:41:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12868SÁ, Safira Julie Lins de. Trabalhando com diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-05T14:05:40Zoai:localhost:riufcg/12868Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-05T14:05:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalhando com a diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas. Working with cultural diversity in history teaching: a case study in high school and its perspectives. |
title |
Trabalhando com a diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas. |
spellingShingle |
Trabalhando com a diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas. SÁ, Safira Julie Lins de. História - estudo e ensino Diversidade cultural Ensino de história Professores de história History - Study and Teaching Cultural Diversity History Teaching History Teachers História. |
title_short |
Trabalhando com a diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas. |
title_full |
Trabalhando com a diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas. |
title_fullStr |
Trabalhando com a diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas. |
title_full_unstemmed |
Trabalhando com a diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas. |
title_sort |
Trabalhando com a diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas. |
author |
SÁ, Safira Julie Lins de. |
author_facet |
SÁ, Safira Julie Lins de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANTANA, Rosemere Olímpio de. SANTANA, Rosemere O. http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 FARIAS, Leonardo Bruno. SALES NETO, Francisco Firmino. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SÁ, Safira Julie Lins de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História - estudo e ensino Diversidade cultural Ensino de história Professores de história History - Study and Teaching Cultural Diversity History Teaching History Teachers História. |
topic |
História - estudo e ensino Diversidade cultural Ensino de história Professores de história History - Study and Teaching Cultural Diversity History Teaching History Teachers História. |
description |
Este estudo pretende refletir sobre a questão da diversidade cultural no ensino da história. Realizamos uma reflexão sobre o conceito de diversidade sociocultural, bem como as principais documentos que tratam do tema. Escolhemos o Mestre Julio da High School Estadual Sarmento, na cidade de Sousa / PB, para realizar um estudo de caso. Usamos semi-estruturado entrevistas dirigidas a três professores de história. Os depoimentos dos entrevistados serviram como critério para viabilizar a troca de experiências e resgatar a vida das questões e críticas em torno da questão da diversidade cultural. Percebemos neste estudo que as dificuldades encontradas pelos professores e pela escola são comuns quando o discussão é a diversidade sociocultural; além disso, o discurso compartilhado sobre O tema parece já estar cristalizado e naturalizado. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2020-05-19T20:41:00Z 2020-05-19 2020-05-19T20:41:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12868 SÁ, Safira Julie Lins de. Trabalhando com diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12868 |
identifier_str_mv |
SÁ, Safira Julie Lins de. Trabalhando com diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744443773812736 |