O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.silva2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4983 |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista é uma síndrome comportamental que possui etiologias diferentes e características que apresenta prejuízos qualitativos e quantitativos na interação social, na comunicação e no comportamento.Entretanto, o seu desenvolvimento educacional inclusivo se constitui como um desafio a todos, tendo em vista que a inclusão escolar está apresentada como um sistema educacional de reestruturação das escolas, no qual se acredita que a inclusão escolar pode proporcionaroportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. Este estudo teve por objetivo identificar e analisar o processo de desenvolvimento da criança com TEA no âmbito escolar. Para tanto foi desenvolvido um estudo de caso realizado na Escola Municipal da cidade de Amparo-PB, que tem entre seus alunos uma criança com TEA. Para obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a professora, a monitora e a mãe da criança e observações na sala de aula e no intervalo escolar. Os resultados das análises do estudo contribuíram para entendermos como acontece o desenvolvimento da criança com TEA no âmbito escolar e o processo de inclusão. Sugerem-se novos estudos sobre a intervenção, o preparo/formação dos professores e a relação família-escola. |
id |
UFCG_af0f04a5b397c13653650a19a79e066c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4983 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão.The development of the child with autism spectrum disorder in the school environment and the inclusion process.Educação especialTranstorno do espectro do autismoInclusão escolarspecial education Autism Spectrum Disorder School inclusionO Transtorno do Espectro Autista é uma síndrome comportamental que possui etiologias diferentes e características que apresenta prejuízos qualitativos e quantitativos na interação social, na comunicação e no comportamento.Entretanto, o seu desenvolvimento educacional inclusivo se constitui como um desafio a todos, tendo em vista que a inclusão escolar está apresentada como um sistema educacional de reestruturação das escolas, no qual se acredita que a inclusão escolar pode proporcionaroportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. Este estudo teve por objetivo identificar e analisar o processo de desenvolvimento da criança com TEA no âmbito escolar. Para tanto foi desenvolvido um estudo de caso realizado na Escola Municipal da cidade de Amparo-PB, que tem entre seus alunos uma criança com TEA. Para obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a professora, a monitora e a mãe da criança e observações na sala de aula e no intervalo escolar. Os resultados das análises do estudo contribuíram para entendermos como acontece o desenvolvimento da criança com TEA no âmbito escolar e o processo de inclusão. Sugerem-se novos estudos sobre a intervenção, o preparo/formação dos professores e a relação família-escola.Autistic Spectrum Disorder is a behavioral syndrome that has different etiologies and characteristics that present qualitative and quantitative impairments in social interaction, communication and behavior. However, its inclusive educational development is a challenge for all people, since school inclusion is presented as an educational system of school restructuring, in which it is believed that school inclusion can provide opportunities for learning and development. This study is aimed to identify and analyze the developmental process of the child with ASD in school. For that, a case study was developed at the Municipal School of the city of Amparo-PB, which has among its students a child with ASD. To obtain the data, we conducted semi-structured interviews with the teacher, the monitor and the mother of the child and observations in the classroom and in the school interval. The results of this study analysis contributed to understand how the development of the child with ASD in school and the process of inclusion occurs. We suggest new studies on intervention, teacher training and family-school relations.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGMEDEIROS, Carolina Silva de.MEDEIROS, Carolina Silva de.http://lattes.cnpq.br/3775370812173796GARCIA JÚNIOR, Emilson Ferreira.SILVA, Isaac Alexandre da.SILVA, Ranieli Batista da.2017-05-232019-07-22T13:21:16Z2019-07-222019-07-22T13:21:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.silva2http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4983SILVA, Ranieli Batista da. O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão. 2017. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4983porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T16:26:41Zoai:localhost:riufcg/4983Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T16:26:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão. The development of the child with autism spectrum disorder in the school environment and the inclusion process. |
title |
O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão. |
spellingShingle |
O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão. SILVA, Ranieli Batista da. Educação especial Transtorno do espectro do autismo Inclusão escolar special education Autism Spectrum Disorder School inclusion |
title_short |
O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão. |
title_full |
O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão. |
title_fullStr |
O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão. |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão. |
title_sort |
O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão. |
author |
SILVA, Ranieli Batista da. |
author_facet |
SILVA, Ranieli Batista da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MEDEIROS, Carolina Silva de. MEDEIROS, Carolina Silva de. http://lattes.cnpq.br/3775370812173796 GARCIA JÚNIOR, Emilson Ferreira. SILVA, Isaac Alexandre da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Ranieli Batista da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Transtorno do espectro do autismo Inclusão escolar special education Autism Spectrum Disorder School inclusion |
topic |
Educação especial Transtorno do espectro do autismo Inclusão escolar special education Autism Spectrum Disorder School inclusion |
description |
O Transtorno do Espectro Autista é uma síndrome comportamental que possui etiologias diferentes e características que apresenta prejuízos qualitativos e quantitativos na interação social, na comunicação e no comportamento.Entretanto, o seu desenvolvimento educacional inclusivo se constitui como um desafio a todos, tendo em vista que a inclusão escolar está apresentada como um sistema educacional de reestruturação das escolas, no qual se acredita que a inclusão escolar pode proporcionaroportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. Este estudo teve por objetivo identificar e analisar o processo de desenvolvimento da criança com TEA no âmbito escolar. Para tanto foi desenvolvido um estudo de caso realizado na Escola Municipal da cidade de Amparo-PB, que tem entre seus alunos uma criança com TEA. Para obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a professora, a monitora e a mãe da criança e observações na sala de aula e no intervalo escolar. Os resultados das análises do estudo contribuíram para entendermos como acontece o desenvolvimento da criança com TEA no âmbito escolar e o processo de inclusão. Sugerem-se novos estudos sobre a intervenção, o preparo/formação dos professores e a relação família-escola. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-23 2019-07-22T13:21:16Z 2019-07-22 2019-07-22T13:21:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.silva2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4983 SILVA, Ranieli Batista da. O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão. 2017. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4983 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.silva2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4983 |
identifier_str_mv |
SILVA, Ranieli Batista da. O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão. 2017. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744381016539136 |