O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Ranieli Batista da.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.silva2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4983
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista é uma síndrome comportamental que possui etiologias diferentes e características que apresenta prejuízos qualitativos e quantitativos na interação social, na comunicação e no comportamento.Entretanto, o seu desenvolvimento educacional inclusivo se constitui como um desafio a todos, tendo em vista que a inclusão escolar está apresentada como um sistema educacional de reestruturação das escolas, no qual se acredita que a inclusão escolar pode proporcionaroportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. Este estudo teve por objetivo identificar e analisar o processo de desenvolvimento da criança com TEA no âmbito escolar. Para tanto foi desenvolvido um estudo de caso realizado na Escola Municipal da cidade de Amparo-PB, que tem entre seus alunos uma criança com TEA. Para obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a professora, a monitora e a mãe da criança e observações na sala de aula e no intervalo escolar. Os resultados das análises do estudo contribuíram para entendermos como acontece o desenvolvimento da criança com TEA no âmbito escolar e o processo de inclusão. Sugerem-se novos estudos sobre a intervenção, o preparo/formação dos professores e a relação família-escola.
id UFCG_af0f04a5b397c13653650a19a79e066c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4983
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão.The development of the child with autism spectrum disorder in the school environment and the inclusion process.Educação especialTranstorno do espectro do autismoInclusão escolarspecial education  Autism Spectrum Disorder  School inclusionO Transtorno do Espectro Autista é uma síndrome comportamental que possui etiologias diferentes e características que apresenta prejuízos qualitativos e quantitativos na interação social, na comunicação e no comportamento.Entretanto, o seu desenvolvimento educacional inclusivo se constitui como um desafio a todos, tendo em vista que a inclusão escolar está apresentada como um sistema educacional de reestruturação das escolas, no qual se acredita que a inclusão escolar pode proporcionaroportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. Este estudo teve por objetivo identificar e analisar o processo de desenvolvimento da criança com TEA no âmbito escolar. Para tanto foi desenvolvido um estudo de caso realizado na Escola Municipal da cidade de Amparo-PB, que tem entre seus alunos uma criança com TEA. Para obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a professora, a monitora e a mãe da criança e observações na sala de aula e no intervalo escolar. Os resultados das análises do estudo contribuíram para entendermos como acontece o desenvolvimento da criança com TEA no âmbito escolar e o processo de inclusão. Sugerem-se novos estudos sobre a intervenção, o preparo/formação dos professores e a relação família-escola.Autistic Spectrum Disorder is a behavioral syndrome that has different etiologies and characteristics that present qualitative and quantitative impairments in social interaction, communication and behavior. However, its inclusive educational development is a challenge for all people, since school inclusion is presented as an educational system of school restructuring, in which it is believed that school inclusion can provide opportunities for learning and development. This study is aimed to identify and analyze the developmental process of the child with ASD in school. For that, a case study was developed at the Municipal School of the city of Amparo-PB, which has among its students a child with ASD. To obtain the data, we conducted semi-structured interviews with the teacher, the monitor and the mother of the child and observations in the classroom and in the school interval. The results of this study analysis contributed to understand how the development of the child with ASD in school and the process of inclusion occurs. We suggest new studies on intervention, teacher training and family-school relations.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGMEDEIROS, Carolina Silva de.MEDEIROS, Carolina Silva de.http://lattes.cnpq.br/3775370812173796GARCIA JÚNIOR, Emilson Ferreira.SILVA, Isaac Alexandre da.SILVA, Ranieli Batista da.2017-05-232019-07-22T13:21:16Z2019-07-222019-07-22T13:21:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.silva2http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4983SILVA, Ranieli Batista da. O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão. 2017. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4983porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T16:26:41Zoai:localhost:riufcg/4983Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T16:26:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão.
The development of the child with autism spectrum disorder in the school environment and the inclusion process.
title O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão.
spellingShingle O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão.
SILVA, Ranieli Batista da.
Educação especial
Transtorno do espectro do autismo
Inclusão escolar
special education  
Autism Spectrum Disorder  
School inclusion
title_short O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão.
title_full O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão.
title_fullStr O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão.
title_full_unstemmed O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão.
title_sort O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão.
author SILVA, Ranieli Batista da.
author_facet SILVA, Ranieli Batista da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MEDEIROS, Carolina Silva de.
MEDEIROS, Carolina Silva de.
http://lattes.cnpq.br/3775370812173796
GARCIA JÚNIOR, Emilson Ferreira.
SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Ranieli Batista da.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Transtorno do espectro do autismo
Inclusão escolar
special education  
Autism Spectrum Disorder  
School inclusion
topic Educação especial
Transtorno do espectro do autismo
Inclusão escolar
special education  
Autism Spectrum Disorder  
School inclusion
description O Transtorno do Espectro Autista é uma síndrome comportamental que possui etiologias diferentes e características que apresenta prejuízos qualitativos e quantitativos na interação social, na comunicação e no comportamento.Entretanto, o seu desenvolvimento educacional inclusivo se constitui como um desafio a todos, tendo em vista que a inclusão escolar está apresentada como um sistema educacional de reestruturação das escolas, no qual se acredita que a inclusão escolar pode proporcionaroportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. Este estudo teve por objetivo identificar e analisar o processo de desenvolvimento da criança com TEA no âmbito escolar. Para tanto foi desenvolvido um estudo de caso realizado na Escola Municipal da cidade de Amparo-PB, que tem entre seus alunos uma criança com TEA. Para obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a professora, a monitora e a mãe da criança e observações na sala de aula e no intervalo escolar. Os resultados das análises do estudo contribuíram para entendermos como acontece o desenvolvimento da criança com TEA no âmbito escolar e o processo de inclusão. Sugerem-se novos estudos sobre a intervenção, o preparo/formação dos professores e a relação família-escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-23
2019-07-22T13:21:16Z
2019-07-22
2019-07-22T13:21:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.silva2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4983
SILVA, Ranieli Batista da. O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão. 2017. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4983
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.silva2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4983
identifier_str_mv SILVA, Ranieli Batista da. O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão. 2017. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744381016539136