Educação física escolar e a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista no ensino fundamental : um estudo de caso numa escola estadual de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/280053 |
Resumo: | O objetivo foi de problematizar as situações de inclusão de estudantes com TEA em aulas de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental na Educação Física escolar de uma escola pública estadual da cidade de Porto Alegre/RS. O método adotado na execução deste projeto foi a realização de entrevistas com os participantes, tais entrevistas foram gravadas e transcritas, e estavam compostas por 12 questões, as quais foram subdivididas em 3 tópicos: a) formação e conhecimento sobre o autismo, b) estratégias e possibilidades para inclusão na Ed. Física, c) sentido da inclusão para os docentes. O tópico (a) estava composto por 3 questões, o (b) estava composto por 7 questões, enquanto no (c) havia 2 questões. Com base nas análises realizadas é possível concluir que os professores não possuem uma metodologia de inclusão de alunos com TEA em suas atividades propostas, nem formas adaptadas de aulas para estes alunos. Embora os professores acolham e incentivem os alunos a participarem das aulas, mesmo sem adaptá-las, os seus conhecimentos limitados quanto a abordagem e a adaptação de aulas para alunos com autismo não suprem as demandas de tais alunos. Visto que a inclusão de alunos atípicos no ensino regular tende a aumentar, é notável que não só a escola, assim como os profissionais da educação precisam buscar informação e capacitação para conseguir trabalhar com as demandas destes alunos. |
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Froncek, Géssica RibeiroMachado, Roseli Belmonte2024-10-17T06:54:10Z2024http://hdl.handle.net/10183/280053001212890O objetivo foi de problematizar as situações de inclusão de estudantes com TEA em aulas de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental na Educação Física escolar de uma escola pública estadual da cidade de Porto Alegre/RS. O método adotado na execução deste projeto foi a realização de entrevistas com os participantes, tais entrevistas foram gravadas e transcritas, e estavam compostas por 12 questões, as quais foram subdivididas em 3 tópicos: a) formação e conhecimento sobre o autismo, b) estratégias e possibilidades para inclusão na Ed. Física, c) sentido da inclusão para os docentes. O tópico (a) estava composto por 3 questões, o (b) estava composto por 7 questões, enquanto no (c) havia 2 questões. Com base nas análises realizadas é possível concluir que os professores não possuem uma metodologia de inclusão de alunos com TEA em suas atividades propostas, nem formas adaptadas de aulas para estes alunos. Embora os professores acolham e incentivem os alunos a participarem das aulas, mesmo sem adaptá-las, os seus conhecimentos limitados quanto a abordagem e a adaptação de aulas para alunos com autismo não suprem as demandas de tais alunos. Visto que a inclusão de alunos atípicos no ensino regular tende a aumentar, é notável que não só a escola, assim como os profissionais da educação precisam buscar informação e capacitação para conseguir trabalhar com as demandas destes alunos.The objective was to problematize the situations of inclusion of students with ASD in Physical Education classes of the Final Years of Elementary School in a state public school in the city of Porto Alegre/RS. The method adopted to carry out this project was to conduct interviews with the participants. These interviews were recorded and transcribed and consisted of 12 questions divided into 3 topics: a) knowledge and training about autism, b) strategies and possibilities for inclusion in physical education, c) the meaning of inclusion for teachers. Topic (a) had 3 questions, topic (b) had 7 questions, while topic (c) had 2 questions. Based on the analysis conducted, it is possible to conclude that teachers do not have a methodology for including students with ASD in their proposed activities, nor adapted forms of classes for these students. Although the teachers welcome and encourage the students to participate in the classes even without adapting them, their limited knowledge of the approach and the adaption of classes for atypical students does not meet the demands of these students. The increasing inclusion of atypical students in mainstream education signifies the need for both schools and education professionals to acquire information and qualification to effectively deal with the demands of these students.application/pdfporTranstorno do espectro autistaInclusão escolarEducação física escolarAutism spectrum disorderSchool inclusionSchool physical educationEducação física escolar e a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista no ensino fundamental : um estudo de caso numa escola estadual de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2024Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001212890.pdf.txt001212890.pdf.txtExtracted Texttext/plain88132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280053/2/001212890.pdf.txtb823a73249e1d881d1d23951310a3a0eMD52ORIGINAL001212890.pdfTexto completoapplication/pdf297903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280053/1/001212890.pdf04763d16cb8d8eb7bf09adc78cdcab38MD5110183/2800532024-10-18 06:56:16.135358oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280053Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-10-18T09:56:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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