Educação física escolar e a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista no ensino fundamental : um estudo de caso numa escola estadual de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Froncek, Géssica Ribeiro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/280053
Resumo: O objetivo foi de problematizar as situações de inclusão de estudantes com TEA em aulas de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental na Educação Física escolar de uma escola pública estadual da cidade de Porto Alegre/RS. O método adotado na execução deste projeto foi a realização de entrevistas com os participantes, tais entrevistas foram gravadas e transcritas, e estavam compostas por 12 questões, as quais foram subdivididas em 3 tópicos: a) formação e conhecimento sobre o autismo, b) estratégias e possibilidades para inclusão na Ed. Física, c) sentido da inclusão para os docentes. O tópico (a) estava composto por 3 questões, o (b) estava composto por 7 questões, enquanto no (c) havia 2 questões. Com base nas análises realizadas é possível concluir que os professores não possuem uma metodologia de inclusão de alunos com TEA em suas atividades propostas, nem formas adaptadas de aulas para estes alunos. Embora os professores acolham e incentivem os alunos a participarem das aulas, mesmo sem adaptá-las, os seus conhecimentos limitados quanto a abordagem e a adaptação de aulas para alunos com autismo não suprem as demandas de tais alunos. Visto que a inclusão de alunos atípicos no ensino regular tende a aumentar, é notável que não só a escola, assim como os profissionais da educação precisam buscar informação e capacitação para conseguir trabalhar com as demandas destes alunos.
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