Imprensa escrita e eleições presidenciais: o “discurso do medo” em periódicos de circulação nacional.
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34738 |
Resumo: | A história política de um país revela características significativas sobre a cultura, os anseios e o imaginário coletivo de seu povo. É possível identificar alguns fatores que historicamente têm incidido na configuração de uma cultura política de caráter híbrido que mistura posturas favoráveis à democracia e predisposições negativas em relação às instituições políticas. Um fator que não é conjuntural nem temporário, mas, de caráter estrutural e definidor de uma cultura política delineada por uma trajetória tortuosa que oscilou entre oligarquia (1889/1930), ditadura (1937/1945 e 1964/1985) e populismo (1946/1964), além de golpes ou tentativas de golpes compreendidos entre 1930 a 1990, passando por um período de redemocratização até chegar finalmente, ao regime democrático. Já no cenário atual, os meios de comunicação de massa constituem espaço primordial de visibilidade pública das disputas eleitorais. Meios não apenas de emissão de mensagens, mas também de apropriação de discursos e formadores de opinião. A imprensa escrita de circulação nacional representa em períodos de eleições majoritárias, fontes de informação para o eleitorado, espaço de visibilidade para os candidatos e elementos determinantes de agendamento das questões políticas na esfera de discussão e interesse público e midiático. Desta forma, este artigo tem como finalidade apreender nas publicações dos grandes periódicos de circulação nacional, como os exemplares das revistas “Veja”, “Época”, e “Isto É”, e dos jornais “Folha de São Paulo” e “O Estado de São Paulo”, as matérias e reportagens que abordaram o “discurso do medo” tantas vezes evocado nos períodos das cinco campanhas presidenciais, de 1989 a 2006. A premissa que respalda este texto surge da percepção de que o discurso do medo se fez presente em todas as campanhas presidenciais das quais participou o então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não apenas nas falas dos adversários, mas também nos conteúdos dos referidos periódicos. Este discurso ecoou ora mais ora menos freqüente, mas por vezes de impacto significativo no resultado das eleições. Analisar tais conteúdos pode fornecer elementos importantes sobre um recorte da história política do país; evidenciar a atuação destes periódicos na esfera eleitoral e ainda apontar possibilidades de entendimento sobre o imaginário político brasileiro. |
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A história política de um país revela características significativas sobre a cultura, os anseios e o imaginário coletivo de seu povo. É possível identificar alguns fatores que historicamente têm incidido na configuração de uma cultura política de caráter híbrido que mistura posturas favoráveis à democracia e predisposições negativas em relação às instituições políticas. Um fator que não é conjuntural nem temporário, mas, de caráter estrutural e definidor de uma cultura política delineada por uma trajetória tortuosa que oscilou entre oligarquia (1889/1930), ditadura (1937/1945 e 1964/1985) e populismo (1946/1964), além de golpes ou tentativas de golpes compreendidos entre 1930 a 1990, passando por um período de redemocratização até chegar finalmente, ao regime democrático. Já no cenário atual, os meios de comunicação de massa constituem espaço primordial de visibilidade pública das disputas eleitorais. Meios não apenas de emissão de mensagens, mas também de apropriação de discursos e formadores de opinião. A imprensa escrita de circulação nacional representa em períodos de eleições majoritárias, fontes de informação para o eleitorado, espaço de visibilidade para os candidatos e elementos determinantes de agendamento das questões políticas na esfera de discussão e interesse público e midiático. Desta forma, este artigo tem como finalidade apreender nas publicações dos grandes periódicos de circulação nacional, como os exemplares das revistas “Veja”, “Época”, e “Isto É”, e dos jornais “Folha de São Paulo” e “O Estado de São Paulo”, as matérias e reportagens que abordaram o “discurso do medo” tantas vezes evocado nos períodos das cinco campanhas presidenciais, de 1989 a 2006. A premissa que respalda este texto surge da percepção de que o discurso do medo se fez presente em todas as campanhas presidenciais das quais participou o então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não apenas nas falas dos adversários, mas também nos conteúdos dos referidos periódicos. Este discurso ecoou ora mais ora menos freqüente, mas por vezes de impacto significativo no resultado das eleições. Analisar tais conteúdos pode fornecer elementos importantes sobre um recorte da história política do país; evidenciar a atuação destes periódicos na esfera eleitoral e ainda apontar possibilidades de entendimento sobre o imaginário político brasileiro. |
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