Equívocos sobre o estudo da África e dos espaços de sociabilidades dos Afro-Brasileiros: uma proposta de ensino de História.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34080 |
Resumo: | Na sociedade brasileira do início do século XXI, o preconceito etnicorracial apresenta- se como um dos grandes desafios a serem enfrentados pela população negra; que, em sua maioria, sofre literalmente na pele os efeitos da desigualdade social e da má distribuição de renda existente no país. Neste sentido, abordar a história do povo negro e de seu continente se torna um grande desafio para a atual geração de historiadores, sobretudo considerando que tradicionalmente a historiografia priorizou enfoques sobre a história da população negra que valorizava a ótica do branco colonizador, através de representações eurocêntricas. Partindo do pressuposto da necessidade em discutir as questões étnicas, pois além de sermos tributários de uma cultura européia somos também tributários de várias culturas africanas, desejamos nesse estudo verificar os discursos em torno do continente africano e a repercussão destes na construção dos espaços de sociabilidades dos afro-brasileiros na transição do século XIX para o século XX. É através dessa análise que verificaremos o contexto de inferioridade e de exclusão que foi direcionado aos negros, assim também como ao continente africano. |
id |
UFCG_af6f053754c86a8aa9acf3e36b8092f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34080 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Equívocos sobre o estudo da África e dos espaços de sociabilidades dos Afro-Brasileiros: uma proposta de ensino de História.Misconceptions about the study of Africa and the sociability spaces of Afro-Brazilians: a proposal for teaching History.Ensino de HistóriaEstudos da ÁfricaÁfricaAfro-brasileiros - espaços de sociabilidadePopulação negra no BrasilMestiçagem - BrasilNegritudeEducação étnico-racialTeaching HistoryAfrican StudiesAfro-Brazilians - spaces for sociabilityBlack population in BrazilMiscegenation - BrazilBlacknessEthnic-racial educationHistória.Na sociedade brasileira do início do século XXI, o preconceito etnicorracial apresenta- se como um dos grandes desafios a serem enfrentados pela população negra; que, em sua maioria, sofre literalmente na pele os efeitos da desigualdade social e da má distribuição de renda existente no país. Neste sentido, abordar a história do povo negro e de seu continente se torna um grande desafio para a atual geração de historiadores, sobretudo considerando que tradicionalmente a historiografia priorizou enfoques sobre a história da população negra que valorizava a ótica do branco colonizador, através de representações eurocêntricas. Partindo do pressuposto da necessidade em discutir as questões étnicas, pois além de sermos tributários de uma cultura européia somos também tributários de várias culturas africanas, desejamos nesse estudo verificar os discursos em torno do continente africano e a repercussão destes na construção dos espaços de sociabilidades dos afro-brasileiros na transição do século XIX para o século XX. É através dessa análise que verificaremos o contexto de inferioridade e de exclusão que foi direcionado aos negros, assim também como ao continente africano.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-23T12:44:06Z2024-01-232024-01-23T12:44:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34080GOMES, Germana Guimarães; ROCHA, Solange Pereira da. Equívocos sobre o estudo da África e dos espaços de sociabilidades dos Afro-Brasileiros: uma proposta de ensino de História. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 735-746. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34080porGOMES, Germana Guimarães.ROCHA, Solange Pereira da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-23T12:44:33Zoai:localhost:riufcg/34080Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-23T12:44:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Equívocos sobre o estudo da África e dos espaços de sociabilidades dos Afro-Brasileiros: uma proposta de ensino de História. Misconceptions about the study of Africa and the sociability spaces of Afro-Brazilians: a proposal for teaching History. |
title |
Equívocos sobre o estudo da África e dos espaços de sociabilidades dos Afro-Brasileiros: uma proposta de ensino de História. |
spellingShingle |
Equívocos sobre o estudo da África e dos espaços de sociabilidades dos Afro-Brasileiros: uma proposta de ensino de História. GOMES, Germana Guimarães. Ensino de História Estudos da África África Afro-brasileiros - espaços de sociabilidade População negra no Brasil Mestiçagem - Brasil Negritude Educação étnico-racial Teaching History African Studies Afro-Brazilians - spaces for sociability Black population in Brazil Miscegenation - Brazil Blackness Ethnic-racial education História. |
title_short |
Equívocos sobre o estudo da África e dos espaços de sociabilidades dos Afro-Brasileiros: uma proposta de ensino de História. |
title_full |
Equívocos sobre o estudo da África e dos espaços de sociabilidades dos Afro-Brasileiros: uma proposta de ensino de História. |
title_fullStr |
Equívocos sobre o estudo da África e dos espaços de sociabilidades dos Afro-Brasileiros: uma proposta de ensino de História. |
title_full_unstemmed |
Equívocos sobre o estudo da África e dos espaços de sociabilidades dos Afro-Brasileiros: uma proposta de ensino de História. |
title_sort |
Equívocos sobre o estudo da África e dos espaços de sociabilidades dos Afro-Brasileiros: uma proposta de ensino de História. |
author |
GOMES, Germana Guimarães. |
author_facet |
GOMES, Germana Guimarães. ROCHA, Solange Pereira da. |
author_role |
author |
author2 |
ROCHA, Solange Pereira da. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOMES, Germana Guimarães. ROCHA, Solange Pereira da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Estudos da África África Afro-brasileiros - espaços de sociabilidade População negra no Brasil Mestiçagem - Brasil Negritude Educação étnico-racial Teaching History African Studies Afro-Brazilians - spaces for sociability Black population in Brazil Miscegenation - Brazil Blackness Ethnic-racial education História. |
topic |
Ensino de História Estudos da África África Afro-brasileiros - espaços de sociabilidade População negra no Brasil Mestiçagem - Brasil Negritude Educação étnico-racial Teaching History African Studies Afro-Brazilians - spaces for sociability Black population in Brazil Miscegenation - Brazil Blackness Ethnic-racial education História. |
description |
Na sociedade brasileira do início do século XXI, o preconceito etnicorracial apresenta- se como um dos grandes desafios a serem enfrentados pela população negra; que, em sua maioria, sofre literalmente na pele os efeitos da desigualdade social e da má distribuição de renda existente no país. Neste sentido, abordar a história do povo negro e de seu continente se torna um grande desafio para a atual geração de historiadores, sobretudo considerando que tradicionalmente a historiografia priorizou enfoques sobre a história da população negra que valorizava a ótica do branco colonizador, através de representações eurocêntricas. Partindo do pressuposto da necessidade em discutir as questões étnicas, pois além de sermos tributários de uma cultura européia somos também tributários de várias culturas africanas, desejamos nesse estudo verificar os discursos em torno do continente africano e a repercussão destes na construção dos espaços de sociabilidades dos afro-brasileiros na transição do século XIX para o século XX. É através dessa análise que verificaremos o contexto de inferioridade e de exclusão que foi direcionado aos negros, assim também como ao continente africano. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-01-23T12:44:06Z 2024-01-23 2024-01-23T12:44:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34080 GOMES, Germana Guimarães; ROCHA, Solange Pereira da. Equívocos sobre o estudo da África e dos espaços de sociabilidades dos Afro-Brasileiros: uma proposta de ensino de História. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 735-746. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34080 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34080 |
identifier_str_mv |
GOMES, Germana Guimarães; ROCHA, Solange Pereira da. Equívocos sobre o estudo da África e dos espaços de sociabilidades dos Afro-Brasileiros: uma proposta de ensino de História. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 735-746. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744609969963008 |