Análise do mercado consumidor de cerveja visando a instalação de uma microcervejaria artesanal na cidade de Joinville - SC.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCHOMOELLER, Emerson Stabile.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: BENEVENUTTI, Valdésio., BITTENCOURT, Evandro.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29733
Resumo: É preciso identificar e compreender as necessidades e desejos dos consumidores para poder atendê-los melhor. Assim o objetivo deste artigo foi conhecer o mercado consumidor de cerveja visando à instalação de uma microcervejaria artesanal na cidade Joinville - SC. Como metodologia fez-se uso de uma revisão bibliográfica e aplicou-se um questionário com 400 consumidores de cerveja em Joinville utilizando plano de amostragem não probabilística por cotas de gênero. Utilizou-se o teste do qui-quadrado para avaliar a relação de determinadas variáveis. Os resultados obtidos revelaram que 80% da população bebe cerveja um ou dois dias na semana em um consumo de cerveja médio de dois litros por habitante por semana. Para 82% dos pesquisados o consumo de cerveja acontece acompanhados de outras pessoas. As embalagens para compra se distribuem entre latinhas, long necks e garrafas e a maioria do consumo é realizado fora do domicílio. Dos pesquisados, 68% já beberam cerveja artesanal pelo menos uma vez e 84% afirmaram ter intenção de comprar esse tipo de cerveja. A maioria dos pesquisados que não tinham experimentado a cerveja artesanal desconhecia esse tipo de cerveja. Dos que já beberam cerveja artesanal, 92% voltariam a beber por identificarem um grande diferencial no sabor. Para o consumo da cerveja artesanal em festas a preferência é adquirir em latinhas e garrafas. Conclui-se que o mercado de cerveja artesanal tem muito a ser expandido na cidade de Joinville.
id UFCG_afb93b91e70f07d169d1116c422f9c28
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29733
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Submitted by Ruth Quaresma de Freitas (ruth_quaresma@hotmail.com) on 2023-05-15T17:13:24Z No. of bitstreams: 1 ANÁLISE DO MERCADO CONSUMIDOR DE CERVEJA - ANAIS III SIMEP ARTIGO 2015.pdf: 376013 bytes, checksum: 2cfede183a99a0fa074e1bc54882ae49 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-15T17:13:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANÁLISE DO MERCADO CONSUMIDOR DE CERVEJA - ANAIS III SIMEP ARTIGO 2015.pdf: 376013 bytes, checksum: 2cfede183a99a0fa074e1bc54882ae49 (MD5) Previous issue date: 2015É preciso identificar e compreender as necessidades e desejos dos consumidores para poder atendê-los melhor. Assim o objetivo deste artigo foi conhecer o mercado consumidor de cerveja visando à instalação de uma microcervejaria artesanal na cidade Joinville - SC. Como metodologia fez-se uso de uma revisão bibliográfica e aplicou-se um questionário com 400 consumidores de cerveja em Joinville utilizando plano de amostragem não probabilística por cotas de gênero. Utilizou-se o teste do qui-quadrado para avaliar a relação de determinadas variáveis. Os resultados obtidos revelaram que 80% da população bebe cerveja um ou dois dias na semana em um consumo de cerveja médio de dois litros por habitante por semana. Para 82% dos pesquisados o consumo de cerveja acontece acompanhados de outras pessoas. As embalagens para compra se distribuem entre latinhas, long necks e garrafas e a maioria do consumo é realizado fora do domicílio. Dos pesquisados, 68% já beberam cerveja artesanal pelo menos uma vez e 84% afirmaram ter intenção de comprar esse tipo de cerveja. A maioria dos pesquisados que não tinham experimentado a cerveja artesanal desconhecia esse tipo de cerveja. Dos que já beberam cerveja artesanal, 92% voltariam a beber por identificarem um grande diferencial no sabor. Para o consumo da cerveja artesanal em festas a preferência é adquirir em latinhas e garrafas. Conclui-se que o mercado de cerveja artesanal tem muito a ser expandido na cidade de Joinville.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilBITTENCOURTAnálise de mercado consumidor de cervejaCerveja artesanal - mercado consumidorMicrocervejaria artesanal - instalaçãoJoinville - SC - microcervejaria artesanalBeer consumer market analysisCraft beer - consumer marketArtisanal microbrewery - installationJoinville - SC - craft microbrewery3Análise do mercado consumidor de cerveja visando a instalação de uma microcervejaria artesanal na cidade de Joinville - SC.Analysis of the beer consumer market aiming at the installation of an artisanal microbrewery in the city of Joinville - SC.20152023-05-15T17:13:24Z2023-05-152023-05-15T17:13:24Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29733SCHOMOELLER, Emerson Stabile; BENEVENUTTI, Valdésio; BITTENCOURT, Evandro. Análise do mercado consumidor de cerveja visando a instalação de uma microcervejaria artesanal na cidade de Joinville - SC. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 3., 2015, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa - PB: IESP, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29733info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporSCHOMOELLER, Emerson Stabile.BENEVENUTTI, Valdésio.BITTENCOURT, Evandro.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/29733/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALANÁLISE DO MERCADO CONSUMIDOR DE CERVEJA - ANAIS III SIMEP ARTIGO 2015.pdfANÁLISE DO MERCADO CONSUMIDOR DE CERVEJA - ANAIS III SIMEP ARTIGO 2015.pdfapplication/pdf376013http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/29733/1/AN%C3%81LISE+DO+MERCADO+CONSUMIDOR+DE+CERVEJA+-+ANAIS+III+SIMEP+ARTIGO+2015.pdf2cfede183a99a0fa074e1bc54882ae49MD51riufcg/297332023-11-28 10:42:35.69oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T13:42:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do mercado consumidor de cerveja visando a instalação de uma microcervejaria artesanal na cidade de Joinville - SC.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Analysis of the beer consumer market aiming at the installation of an artisanal microbrewery in the city of Joinville - SC.
title Análise do mercado consumidor de cerveja visando a instalação de uma microcervejaria artesanal na cidade de Joinville - SC.
spellingShingle Análise do mercado consumidor de cerveja visando a instalação de uma microcervejaria artesanal na cidade de Joinville - SC.
SCHOMOELLER, Emerson Stabile.
BITTENCOURT
Análise de mercado consumidor de cerveja
Cerveja artesanal - mercado consumidor
Microcervejaria artesanal - instalação
Joinville - SC - microcervejaria artesanal
Beer consumer market analysis
Craft beer - consumer market
Artisanal microbrewery - installation
Joinville - SC - craft microbrewery
title_short Análise do mercado consumidor de cerveja visando a instalação de uma microcervejaria artesanal na cidade de Joinville - SC.
title_full Análise do mercado consumidor de cerveja visando a instalação de uma microcervejaria artesanal na cidade de Joinville - SC.
title_fullStr Análise do mercado consumidor de cerveja visando a instalação de uma microcervejaria artesanal na cidade de Joinville - SC.
title_full_unstemmed Análise do mercado consumidor de cerveja visando a instalação de uma microcervejaria artesanal na cidade de Joinville - SC.
title_sort Análise do mercado consumidor de cerveja visando a instalação de uma microcervejaria artesanal na cidade de Joinville - SC.
author SCHOMOELLER, Emerson Stabile.
author_facet SCHOMOELLER, Emerson Stabile.
BENEVENUTTI, Valdésio.
BITTENCOURT, Evandro.
author_role author
author2 BENEVENUTTI, Valdésio.
BITTENCOURT, Evandro.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SCHOMOELLER, Emerson Stabile.
BENEVENUTTI, Valdésio.
BITTENCOURT, Evandro.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv BITTENCOURT
topic BITTENCOURT
Análise de mercado consumidor de cerveja
Cerveja artesanal - mercado consumidor
Microcervejaria artesanal - instalação
Joinville - SC - microcervejaria artesanal
Beer consumer market analysis
Craft beer - consumer market
Artisanal microbrewery - installation
Joinville - SC - craft microbrewery
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de mercado consumidor de cerveja
Cerveja artesanal - mercado consumidor
Microcervejaria artesanal - instalação
Joinville - SC - microcervejaria artesanal
Beer consumer market analysis
Craft beer - consumer market
Artisanal microbrewery - installation
Joinville - SC - craft microbrewery
description É preciso identificar e compreender as necessidades e desejos dos consumidores para poder atendê-los melhor. Assim o objetivo deste artigo foi conhecer o mercado consumidor de cerveja visando à instalação de uma microcervejaria artesanal na cidade Joinville - SC. Como metodologia fez-se uso de uma revisão bibliográfica e aplicou-se um questionário com 400 consumidores de cerveja em Joinville utilizando plano de amostragem não probabilística por cotas de gênero. Utilizou-se o teste do qui-quadrado para avaliar a relação de determinadas variáveis. Os resultados obtidos revelaram que 80% da população bebe cerveja um ou dois dias na semana em um consumo de cerveja médio de dois litros por habitante por semana. Para 82% dos pesquisados o consumo de cerveja acontece acompanhados de outras pessoas. As embalagens para compra se distribuem entre latinhas, long necks e garrafas e a maioria do consumo é realizado fora do domicílio. Dos pesquisados, 68% já beberam cerveja artesanal pelo menos uma vez e 84% afirmaram ter intenção de comprar esse tipo de cerveja. A maioria dos pesquisados que não tinham experimentado a cerveja artesanal desconhecia esse tipo de cerveja. Dos que já beberam cerveja artesanal, 92% voltariam a beber por identificarem um grande diferencial no sabor. Para o consumo da cerveja artesanal em festas a preferência é adquirir em latinhas e garrafas. Conclui-se que o mercado de cerveja artesanal tem muito a ser expandido na cidade de Joinville.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-15T17:13:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-15
2023-05-15T17:13:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29733
dc.identifier.citation.fl_str_mv SCHOMOELLER, Emerson Stabile; BENEVENUTTI, Valdésio; BITTENCOURT, Evandro. Análise do mercado consumidor de cerveja visando a instalação de uma microcervejaria artesanal na cidade de Joinville - SC. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 3., 2015, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa - PB: IESP, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29733
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29733
identifier_str_mv SCHOMOELLER, Emerson Stabile; BENEVENUTTI, Valdésio; BITTENCOURT, Evandro. Análise do mercado consumidor de cerveja visando a instalação de uma microcervejaria artesanal na cidade de Joinville - SC. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 3., 2015, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa - PB: IESP, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/29733/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/29733/1/AN%C3%81LISE+DO+MERCADO+CONSUMIDOR+DE+CERVEJA+-+ANAIS+III+SIMEP+ARTIGO+2015.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
2cfede183a99a0fa074e1bc54882ae49
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1799308921443188736