Ela não é de ninguém: o prelúdio da bossa inventando formas de beleza e amar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Jorilene Barros da Silva.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: NUNES, Mariângela Vasconcelos.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35043
Resumo: Este texto é parte da pesquisa PIBIC (2010/2011) “Ouvindo músicas, tecendo sujeitos e contando historias” que buscou compreender e refletir sobre o universo musical dos alunos da Escola E.E.F.M. Professor José Soares de Carvalho localizada em Guarabira- PB. Assim, neste artigo propomos discutir e problematizar um texto musical, cuja melodia e poesia diferem do que é, comumente, escutado pelos alunos da escola mencionada. Porém apresenta uma temática freqüente no universo musical destes, ao falar de corpo, beleza e amor. Na nossa pesquisa, tratamos a música enquanto documento (LE GOFF, 1994), recurso metodológico (BITTENCOURT, 2004) e artefato lúdico (SCHILLER apud CAMPOS, 2002), que pode possibilitar e/ou estabelecer canais de comunicação entre a cultura juvenil e o conhecimento histórico. Neste sentido, percebemos a partir de uma investigação os temas recorrentes no repertório dos alunos escutados por nós. A partir destes dados procuramos pensar conteúdos de ensino, usando a música como eixo norteador. Entendemos que esta perspectiva busca motivar o alunado para o estudo de História enquanto um componente curricular, e ao mesmo tempo operacionalizar experiências de ensino que mobilizem os seus interesses e promovam uma reflexão dentro de uma problemática maior, marcada pelas discussões póscríticas que contestam as narrativas hegemônicas. Estas questões nós levam a pensar no que a História-conhecimento pode contribuir para formação de cidadãos e cidadãs críticos reflexivos. Desta forma, escolhemos a temática do “corpo feminino” para tentar compreender algumas representações de beleza construídas ao longo dos últimos 60 anos, em torno da figura da mulher. Partindo desta perspectiva, a música que selecionamos para discutir neste artigo tem como título “Teresa da Praia”, um samba composto por Tom Jobim e Billy Blanco em 195 4. Neste breve estudo pretendemos perceber as mudanças e permanências presentes no discurso sobre a beleza feminina a partir do olhar masculino, considerando os contextos histórico-culturais em que esta música foi constituída. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizamos fontes orais (alunos do ensino médio) e pesquisadores como Mary Del Priore, DenizeBernuzzi Sant'Anna e Michel Foucault, para esclarecer subjetividades inerentes a este tema.
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