Ela não é de ninguém: o prelúdio da bossa inventando formas de beleza e amar.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35043 |
Resumo: | Este texto é parte da pesquisa PIBIC (2010/2011) “Ouvindo músicas, tecendo sujeitos e contando historias” que buscou compreender e refletir sobre o universo musical dos alunos da Escola E.E.F.M. Professor José Soares de Carvalho localizada em Guarabira- PB. Assim, neste artigo propomos discutir e problematizar um texto musical, cuja melodia e poesia diferem do que é, comumente, escutado pelos alunos da escola mencionada. Porém apresenta uma temática freqüente no universo musical destes, ao falar de corpo, beleza e amor. Na nossa pesquisa, tratamos a música enquanto documento (LE GOFF, 1994), recurso metodológico (BITTENCOURT, 2004) e artefato lúdico (SCHILLER apud CAMPOS, 2002), que pode possibilitar e/ou estabelecer canais de comunicação entre a cultura juvenil e o conhecimento histórico. Neste sentido, percebemos a partir de uma investigação os temas recorrentes no repertório dos alunos escutados por nós. A partir destes dados procuramos pensar conteúdos de ensino, usando a música como eixo norteador. Entendemos que esta perspectiva busca motivar o alunado para o estudo de História enquanto um componente curricular, e ao mesmo tempo operacionalizar experiências de ensino que mobilizem os seus interesses e promovam uma reflexão dentro de uma problemática maior, marcada pelas discussões póscríticas que contestam as narrativas hegemônicas. Estas questões nós levam a pensar no que a História-conhecimento pode contribuir para formação de cidadãos e cidadãs críticos reflexivos. Desta forma, escolhemos a temática do “corpo feminino” para tentar compreender algumas representações de beleza construídas ao longo dos últimos 60 anos, em torno da figura da mulher. Partindo desta perspectiva, a música que selecionamos para discutir neste artigo tem como título “Teresa da Praia”, um samba composto por Tom Jobim e Billy Blanco em 195 4. Neste breve estudo pretendemos perceber as mudanças e permanências presentes no discurso sobre a beleza feminina a partir do olhar masculino, considerando os contextos histórico-culturais em que esta música foi constituída. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizamos fontes orais (alunos do ensino médio) e pesquisadores como Mary Del Priore, DenizeBernuzzi Sant'Anna e Michel Foucault, para esclarecer subjetividades inerentes a este tema. |
id |
UFCG_afc71fd06a91d4ba9a92b103d9061ea8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35043 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Ela não é de ninguém: o prelúdio da bossa inventando formas de beleza e amar.She belongs to no one: the prelude to bossa, inventing forms of beauty and love.Bossa novaCorpo feminino e músicaMúsica e corpoBeleza feminina - anos 60 - músicaMúsicaEscola Estadual Professor José Soares de Carvalho - Guarabira - PBEnsino de HistóriaTeresa da Praia - música - Tom Jobim e Billy BrancoFemale body and musicMusic and bodyFemale beauty - 60s - musicMusicProfessor José Soares de Carvalho State School - Guarabira - PBTeaching HistoryTeresa da Praia - music - Tom Jobim and Billy BrancoHistória.Este texto é parte da pesquisa PIBIC (2010/2011) “Ouvindo músicas, tecendo sujeitos e contando historias” que buscou compreender e refletir sobre o universo musical dos alunos da Escola E.E.F.M. Professor José Soares de Carvalho localizada em Guarabira- PB. Assim, neste artigo propomos discutir e problematizar um texto musical, cuja melodia e poesia diferem do que é, comumente, escutado pelos alunos da escola mencionada. Porém apresenta uma temática freqüente no universo musical destes, ao falar de corpo, beleza e amor. Na nossa pesquisa, tratamos a música enquanto documento (LE GOFF, 1994), recurso metodológico (BITTENCOURT, 2004) e artefato lúdico (SCHILLER apud CAMPOS, 2002), que pode possibilitar e/ou estabelecer canais de comunicação entre a cultura juvenil e o conhecimento histórico. Neste sentido, percebemos a partir de uma investigação os temas recorrentes no repertório dos alunos escutados por nós. A partir destes dados procuramos pensar conteúdos de ensino, usando a música como eixo norteador. Entendemos que esta perspectiva busca motivar o alunado para o estudo de História enquanto um componente curricular, e ao mesmo tempo operacionalizar experiências de ensino que mobilizem os seus interesses e promovam uma reflexão dentro de uma problemática maior, marcada pelas discussões póscríticas que contestam as narrativas hegemônicas. Estas questões nós levam a pensar no que a História-conhecimento pode contribuir para formação de cidadãos e cidadãs críticos reflexivos. Desta forma, escolhemos a temática do “corpo feminino” para tentar compreender algumas representações de beleza construídas ao longo dos últimos 60 anos, em torno da figura da mulher. Partindo desta perspectiva, a música que selecionamos para discutir neste artigo tem como título “Teresa da Praia”, um samba composto por Tom Jobim e Billy Blanco em 195 4. Neste breve estudo pretendemos perceber as mudanças e permanências presentes no discurso sobre a beleza feminina a partir do olhar masculino, considerando os contextos histórico-culturais em que esta música foi constituída. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizamos fontes orais (alunos do ensino médio) e pesquisadores como Mary Del Priore, DenizeBernuzzi Sant'Anna e Michel Foucault, para esclarecer subjetividades inerentes a este tema.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20112024-03-12T21:17:08Z2024-03-12T21:17:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35043GOMES, Jorilene Barros da Silva; NUNES, Mariângela Vasconcelos. Ela não é de ninguém: o prelúdio da bossa inventando formas de beleza e amar. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 12 - Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35043porGOMES, Jorilene Barros da Silva.NUNES, Mariângela Vasconcelos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-12T21:17:47Zoai:localhost:riufcg/35043Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-12T21:17:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ela não é de ninguém: o prelúdio da bossa inventando formas de beleza e amar. She belongs to no one: the prelude to bossa, inventing forms of beauty and love. |
title |
Ela não é de ninguém: o prelúdio da bossa inventando formas de beleza e amar. |
spellingShingle |
Ela não é de ninguém: o prelúdio da bossa inventando formas de beleza e amar. GOMES, Jorilene Barros da Silva. Bossa nova Corpo feminino e música Música e corpo Beleza feminina - anos 60 - música Música Escola Estadual Professor José Soares de Carvalho - Guarabira - PB Ensino de História Teresa da Praia - música - Tom Jobim e Billy Branco Female body and music Music and body Female beauty - 60s - music Music Professor José Soares de Carvalho State School - Guarabira - PB Teaching History Teresa da Praia - music - Tom Jobim and Billy Branco História. |
title_short |
Ela não é de ninguém: o prelúdio da bossa inventando formas de beleza e amar. |
title_full |
Ela não é de ninguém: o prelúdio da bossa inventando formas de beleza e amar. |
title_fullStr |
Ela não é de ninguém: o prelúdio da bossa inventando formas de beleza e amar. |
title_full_unstemmed |
Ela não é de ninguém: o prelúdio da bossa inventando formas de beleza e amar. |
title_sort |
Ela não é de ninguém: o prelúdio da bossa inventando formas de beleza e amar. |
author |
GOMES, Jorilene Barros da Silva. |
author_facet |
GOMES, Jorilene Barros da Silva. NUNES, Mariângela Vasconcelos. |
author_role |
author |
author2 |
NUNES, Mariângela Vasconcelos. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOMES, Jorilene Barros da Silva. NUNES, Mariângela Vasconcelos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bossa nova Corpo feminino e música Música e corpo Beleza feminina - anos 60 - música Música Escola Estadual Professor José Soares de Carvalho - Guarabira - PB Ensino de História Teresa da Praia - música - Tom Jobim e Billy Branco Female body and music Music and body Female beauty - 60s - music Music Professor José Soares de Carvalho State School - Guarabira - PB Teaching History Teresa da Praia - music - Tom Jobim and Billy Branco História. |
topic |
Bossa nova Corpo feminino e música Música e corpo Beleza feminina - anos 60 - música Música Escola Estadual Professor José Soares de Carvalho - Guarabira - PB Ensino de História Teresa da Praia - música - Tom Jobim e Billy Branco Female body and music Music and body Female beauty - 60s - music Music Professor José Soares de Carvalho State School - Guarabira - PB Teaching History Teresa da Praia - music - Tom Jobim and Billy Branco História. |
description |
Este texto é parte da pesquisa PIBIC (2010/2011) “Ouvindo músicas, tecendo sujeitos e contando historias” que buscou compreender e refletir sobre o universo musical dos alunos da Escola E.E.F.M. Professor José Soares de Carvalho localizada em Guarabira- PB. Assim, neste artigo propomos discutir e problematizar um texto musical, cuja melodia e poesia diferem do que é, comumente, escutado pelos alunos da escola mencionada. Porém apresenta uma temática freqüente no universo musical destes, ao falar de corpo, beleza e amor. Na nossa pesquisa, tratamos a música enquanto documento (LE GOFF, 1994), recurso metodológico (BITTENCOURT, 2004) e artefato lúdico (SCHILLER apud CAMPOS, 2002), que pode possibilitar e/ou estabelecer canais de comunicação entre a cultura juvenil e o conhecimento histórico. Neste sentido, percebemos a partir de uma investigação os temas recorrentes no repertório dos alunos escutados por nós. A partir destes dados procuramos pensar conteúdos de ensino, usando a música como eixo norteador. Entendemos que esta perspectiva busca motivar o alunado para o estudo de História enquanto um componente curricular, e ao mesmo tempo operacionalizar experiências de ensino que mobilizem os seus interesses e promovam uma reflexão dentro de uma problemática maior, marcada pelas discussões póscríticas que contestam as narrativas hegemônicas. Estas questões nós levam a pensar no que a História-conhecimento pode contribuir para formação de cidadãos e cidadãs críticos reflexivos. Desta forma, escolhemos a temática do “corpo feminino” para tentar compreender algumas representações de beleza construídas ao longo dos últimos 60 anos, em torno da figura da mulher. Partindo desta perspectiva, a música que selecionamos para discutir neste artigo tem como título “Teresa da Praia”, um samba composto por Tom Jobim e Billy Blanco em 195 4. Neste breve estudo pretendemos perceber as mudanças e permanências presentes no discurso sobre a beleza feminina a partir do olhar masculino, considerando os contextos histórico-culturais em que esta música foi constituída. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizamos fontes orais (alunos do ensino médio) e pesquisadores como Mary Del Priore, DenizeBernuzzi Sant'Anna e Michel Foucault, para esclarecer subjetividades inerentes a este tema. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2024-03-12T21:17:08Z 2024-03-12T21:17:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35043 GOMES, Jorilene Barros da Silva; NUNES, Mariângela Vasconcelos. Ela não é de ninguém: o prelúdio da bossa inventando formas de beleza e amar. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 12 - Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35043 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35043 |
identifier_str_mv |
GOMES, Jorilene Barros da Silva; NUNES, Mariângela Vasconcelos. Ela não é de ninguém: o prelúdio da bossa inventando formas de beleza e amar. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 12 - Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35043 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744616914681856 |