A crônica na sala de aula: uma proposta para práticas de letramento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Débora Felinto.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/212
Resumo: Ler e produzir textos, satisfatoriamente, em variados contextos discursivos, representam competências essenciais à condição de letramento, a que devem atingir os estudantes com maior nível de escolarização, como os que concluem o Ensino Fundamental. No entanto, essa não é a realidade brasileira, cujos índices fornecidos por avaliações externas indicam baixos níveis de proficiência em Língua Portuguesa. Mediante esse contexto, faz-se necessária a revisão das práticas e pressupostos teóricos que sustentam as atuais abordagens quanto ao ensino da língua. Desse modo, este estudo se propôs a analisar a prática docente em torno do trabalho com a leitura e a escrita enquanto formas de letramento, partindo do pressuposto de que a abordagem em torno dos gêneros textuais/discursivos não explore as suas potencialidades para o efetivo letramento dos educandos. Para o levantamento dos dados que constituem os corpora deste estudo, foi realizada a aplicação de questionário e a coleta de planos bimestrais e de uma sequência didática destinada à produção textual desenvolvida pelo docente colaborador, a elaboração e aplicação de uma sequência didática voltada à produção do gênero crônica com vistas a práticas de letramento, e a produção da versão inicial e versão final dos textos produzidos pelos alunos, de modo a possibilitar a análise qualitativa da prática docente e o exame dos textos dos alunos à luz da teoria dos gêneros discursivos. Defende-se, neste trabalho, o ensino da leitura e da escrita como práticas sociais, sob a perspectiva sociointeracionista, subsidiada pela Linguística Enunciativa, com enfoque na abordagem dos gêneros discursivos, com vistas a apresentar uma proposta de intervenção centrada no gênero crônica que propicie práticas de letramento, apresentada sob a forma de um Caderno Pedagógico, voltado às séries finais do Ensino Fundamental. Para tanto, justifica-se a retomada a respeito das concepções de linguagem, língua e suas implicações para o ensino; a consideração a respeito das repercussões da virada pragmática sobre a pesquisa e a elaboração de documentos oficiais; a busca de alinhamentos entre as perspectivas das Teorias de gêneros e práticas de letramento; a configuração do gênero crônica e o reconhecimento de suas dimensões ensináveis, em busca das condições necessárias para melhor compreender e orientar as escolhas docentes no processo de leitura e de escrita.
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Desse modo, este estudo se propôs a analisar a prática docente em torno do trabalho com a leitura e a escrita enquanto formas de letramento, partindo do pressuposto de que a abordagem em torno dos gêneros textuais/discursivos não explore as suas potencialidades para o efetivo letramento dos educandos. Para o levantamento dos dados que constituem os corpora deste estudo, foi realizada a aplicação de questionário e a coleta de planos bimestrais e de uma sequência didática destinada à produção textual desenvolvida pelo docente colaborador, a elaboração e aplicação de uma sequência didática voltada à produção do gênero crônica com vistas a práticas de letramento, e a produção da versão inicial e versão final dos textos produzidos pelos alunos, de modo a possibilitar a análise qualitativa da prática docente e o exame dos textos dos alunos à luz da teoria dos gêneros discursivos. Defende-se, neste trabalho, o ensino da leitura e da escrita como práticas sociais, sob a perspectiva sociointeracionista, subsidiada pela Linguística Enunciativa, com enfoque na abordagem dos gêneros discursivos, com vistas a apresentar uma proposta de intervenção centrada no gênero crônica que propicie práticas de letramento, apresentada sob a forma de um Caderno Pedagógico, voltado às séries finais do Ensino Fundamental. Para tanto, justifica-se a retomada a respeito das concepções de linguagem, língua e suas implicações para o ensino; a consideração a respeito das repercussões da virada pragmática sobre a pesquisa e a elaboração de documentos oficiais; a busca de alinhamentos entre as perspectivas das Teorias de gêneros e práticas de letramento; a configuração do gênero crônica e o reconhecimento de suas dimensões ensináveis, em busca das condições necessárias para melhor compreender e orientar as escolhas docentes no processo de leitura e de escrita.Read and produce satisfactorily texts in various discursive contexts, represent essential skills to literacy condition, which should reach students with higher levels of schooling, such as completing primary education. However, this is not the reality in Brazil, whose indexes provided by external evaluations indicate low levels of proficiency in portuguese language. By this context, it is necessary to review the practical and theoretical assumptions that underpin the current approaches to language teaching. Thus, this study was proposed to analyze the teaching practice around the work with reading and writing as forms of literacy, on the assumption that the approach around the textual /discursive genres does not explore their potential for effective literacy of students. For the collection of data which are the corpora of this study, the application of the questionnaire was carried out and the collection of bimonthly plans and a didactic sequence aimed at textual production developed by collaborator teaching, the development and implementation of a didactic sequence aimed at the production of chronic gender in order to literacy practices, and the production of the initial version and final version of the texts produced by the students, in order to enable a qualitative analysis of teaching practice and the examination of the texts of the students in the light of the theory of genres. It is argued in this paper, the reading and writing teaching and social practices under the sociointeractionist perspective, supported by Linguistics enunciation, focusing on the approach of genres, with a view to presenting a proposal for intervention focused on chronic genre that provides literacy practices, presented in the form of an educational notebook, back to the final grades of elementary school. Therefore, it is appropriate to resume about the concepts of language, language and its implications for teaching; consideration about the impact of the pragmatic turn on the research and development of official documents; the search for alignments between the perspectives of theories of gender and literacy practices; the setting of chronic gender and recognition of their teachable dimensions in search of the necessary conditions to better understand and guide the choices teachers in the reading and writing process.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGOLIVEIRA, Rose Maria Leite de.OLIVEIRA, R. M. 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