Leitura: uma viagem fascinante do real ao imaginário.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Gleide Gomes da.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13215
Resumo: A intenção deste trabalho e evidenciar a possibilidade de articulação de varias atividades de ação educativa que se pretende nas series iniciais do Ensino Fundamental, isto e, o aprofundamento dos estudos relativos a leitura. Ler se aprende lendo. O professor e o patrocinador dos atos de leitura na escola, cabe a ele o papel de direcionador, do mestre que vai explorando as possibilidades do leitor ate transforma-lo em critico e autônomo. De acordo com a realidade da Escola Estadual de Demonstração de Sousa - PB, foi possível perceber que existem inúmeras dificuldades de aprendizagem referente a leitura nas series iniciais do Ensino Fundamental, parte-se do principio de que para desenvolver o processo de leitura, faz-se necessário conhecer o trabalho dos professores e sua metodologia de trabalho, A pratica de leitura proporciona a criança elevar seu lado reflexivo, independentemente do contexto escolar, permite ainda compreender e valorizar melhor cada passo do aprendizado na vida e nas práticas sociais. Qualquer leitura exige o domínio da língua e suas nuances, alem de tempo e concentração, determinação e conhecimento sobre o tema ou vontade para aprender e descobrir. O texto lido e um dos objetivos do ensino de Português. E uma forma de demonstrar o texto como um facilitador para a criança entender como funciona a língua, como também, para interpretar melhor os atos de leitura e criar novos atos, por exemplo, a produção textual. E na leitura que as crianças desvendam outras culturas, que hábitos e historia diferentes se revelam para elas, compreendendo, de fato, o sentido da expressão diversidade de ideias, vivencias, sonhos e experiencias. Quanto mais lerem mais aprendem sobre a leitura. Por isso que ler e talvez a coisa mais importante que a escola tem a ensinar, e não só aos alunos, mas a todos os envolvidos numa instituição escolar. Neste sentido, este trabalho tem sua importância, uma vez que representou uma tentativa de colocar em pratica uma reflexão sobre o tema da leitura junto aos professores e as demais pessoas que se interessarem por este trabalho. A leitura gera a atividade coletiva e cooperativa, permitindo a criança vivenciar múltiplas relações com as outras, planejando suas ações, assumindo responsabilidades, sendo agente de seus aprendizados e produzindo algo com sentido.
id UFCG_b06d169df27dd676f312dba807d8fb0e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13215
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Leitura: uma viagem fascinante do real ao imaginário.Reading: a fascinating journey from the real to the imaginary.Leitura - educação infantilEducação infantil e leituraLeitura na escolaReading - early childhood educationEarly childhood education and readingReading at schoolEducação.A intenção deste trabalho e evidenciar a possibilidade de articulação de varias atividades de ação educativa que se pretende nas series iniciais do Ensino Fundamental, isto e, o aprofundamento dos estudos relativos a leitura. Ler se aprende lendo. O professor e o patrocinador dos atos de leitura na escola, cabe a ele o papel de direcionador, do mestre que vai explorando as possibilidades do leitor ate transforma-lo em critico e autônomo. De acordo com a realidade da Escola Estadual de Demonstração de Sousa - PB, foi possível perceber que existem inúmeras dificuldades de aprendizagem referente a leitura nas series iniciais do Ensino Fundamental, parte-se do principio de que para desenvolver o processo de leitura, faz-se necessário conhecer o trabalho dos professores e sua metodologia de trabalho, A pratica de leitura proporciona a criança elevar seu lado reflexivo, independentemente do contexto escolar, permite ainda compreender e valorizar melhor cada passo do aprendizado na vida e nas práticas sociais. Qualquer leitura exige o domínio da língua e suas nuances, alem de tempo e concentração, determinação e conhecimento sobre o tema ou vontade para aprender e descobrir. O texto lido e um dos objetivos do ensino de Português. E uma forma de demonstrar o texto como um facilitador para a criança entender como funciona a língua, como também, para interpretar melhor os atos de leitura e criar novos atos, por exemplo, a produção textual. E na leitura que as crianças desvendam outras culturas, que hábitos e historia diferentes se revelam para elas, compreendendo, de fato, o sentido da expressão diversidade de ideias, vivencias, sonhos e experiencias. Quanto mais lerem mais aprendem sobre a leitura. Por isso que ler e talvez a coisa mais importante que a escola tem a ensinar, e não só aos alunos, mas a todos os envolvidos numa instituição escolar. Neste sentido, este trabalho tem sua importância, uma vez que representou uma tentativa de colocar em pratica uma reflexão sobre o tema da leitura junto aos professores e as demais pessoas que se interessarem por este trabalho. A leitura gera a atividade coletiva e cooperativa, permitindo a criança vivenciar múltiplas relações com as outras, planejando suas ações, assumindo responsabilidades, sendo agente de seus aprendizados e produzindo algo com sentido.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581SILVA, Gleide Gomes da.20072020-07-09T22:12:56Z2020-07-092020-07-09T22:12:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13215SILVA, Gleide Gomes da. Leitura: uma viagem fascinante do real ao imaginário. 2007. 77f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T16:36:01Zoai:localhost:riufcg/13215Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T16:36:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura: uma viagem fascinante do real ao imaginário.
Reading: a fascinating journey from the real to the imaginary.
title Leitura: uma viagem fascinante do real ao imaginário.
spellingShingle Leitura: uma viagem fascinante do real ao imaginário.
SILVA, Gleide Gomes da.
Leitura - educação infantil
Educação infantil e leitura
Leitura na escola
Reading - early childhood education
Early childhood education and reading
Reading at school
Educação.
title_short Leitura: uma viagem fascinante do real ao imaginário.
title_full Leitura: uma viagem fascinante do real ao imaginário.
title_fullStr Leitura: uma viagem fascinante do real ao imaginário.
title_full_unstemmed Leitura: uma viagem fascinante do real ao imaginário.
title_sort Leitura: uma viagem fascinante do real ao imaginário.
author SILVA, Gleide Gomes da.
author_facet SILVA, Gleide Gomes da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Gleide Gomes da.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura - educação infantil
Educação infantil e leitura
Leitura na escola
Reading - early childhood education
Early childhood education and reading
Reading at school
Educação.
topic Leitura - educação infantil
Educação infantil e leitura
Leitura na escola
Reading - early childhood education
Early childhood education and reading
Reading at school
Educação.
description A intenção deste trabalho e evidenciar a possibilidade de articulação de varias atividades de ação educativa que se pretende nas series iniciais do Ensino Fundamental, isto e, o aprofundamento dos estudos relativos a leitura. Ler se aprende lendo. O professor e o patrocinador dos atos de leitura na escola, cabe a ele o papel de direcionador, do mestre que vai explorando as possibilidades do leitor ate transforma-lo em critico e autônomo. De acordo com a realidade da Escola Estadual de Demonstração de Sousa - PB, foi possível perceber que existem inúmeras dificuldades de aprendizagem referente a leitura nas series iniciais do Ensino Fundamental, parte-se do principio de que para desenvolver o processo de leitura, faz-se necessário conhecer o trabalho dos professores e sua metodologia de trabalho, A pratica de leitura proporciona a criança elevar seu lado reflexivo, independentemente do contexto escolar, permite ainda compreender e valorizar melhor cada passo do aprendizado na vida e nas práticas sociais. Qualquer leitura exige o domínio da língua e suas nuances, alem de tempo e concentração, determinação e conhecimento sobre o tema ou vontade para aprender e descobrir. O texto lido e um dos objetivos do ensino de Português. E uma forma de demonstrar o texto como um facilitador para a criança entender como funciona a língua, como também, para interpretar melhor os atos de leitura e criar novos atos, por exemplo, a produção textual. E na leitura que as crianças desvendam outras culturas, que hábitos e historia diferentes se revelam para elas, compreendendo, de fato, o sentido da expressão diversidade de ideias, vivencias, sonhos e experiencias. Quanto mais lerem mais aprendem sobre a leitura. Por isso que ler e talvez a coisa mais importante que a escola tem a ensinar, e não só aos alunos, mas a todos os envolvidos numa instituição escolar. Neste sentido, este trabalho tem sua importância, uma vez que representou uma tentativa de colocar em pratica uma reflexão sobre o tema da leitura junto aos professores e as demais pessoas que se interessarem por este trabalho. A leitura gera a atividade coletiva e cooperativa, permitindo a criança vivenciar múltiplas relações com as outras, planejando suas ações, assumindo responsabilidades, sendo agente de seus aprendizados e produzindo algo com sentido.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2020-07-09T22:12:56Z
2020-07-09
2020-07-09T22:12:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13215
SILVA, Gleide Gomes da. Leitura: uma viagem fascinante do real ao imaginário. 2007. 77f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13215
identifier_str_mv SILVA, Gleide Gomes da. Leitura: uma viagem fascinante do real ao imaginário. 2007. 77f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744446525276160