Gênero e educação: a diversidade sexual no contexto escolar.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.oliveira2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5586 |
Resumo: | O presente trabalho busca investigar de que forma a questão de gênero e diversidade sexual estão sendo trabalhadas no Ensino Médio pelos professores, assim como demonstrar qual a relevância da inserção do tema no currículo do Ensino Médio. Dessa forma, realiza-se um breve percurso na história, destacando-se as definições do termo gênero para alguns autores, assim como a sexualidade que é construída socialmente, em seguida, buscou-se analisar as relações de gênero e sexualidade nos currículos escolares, tal como as transformações sociais que ocorreram ao longo do tempo. Considerando, tais mudanças à escola deve possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos alunos, assim como a desnaturalização do preconceito. Com este propósito, o trabalho mostra como as configurações de gênero estão sendo trabalhados na escola, e o que os alunos compreendem sobre o assunto, para tanto foi necessário realizar entrevistas com professores da escola, com a diretora da instituição e com alunos adolescentes do Ensino Médio. Podemos constatar com as entrevistas efetuadas que o preconceito e a discriminação contra os homossexuais estão presentes, não só na sociedade como também no ambiente escolar, existindo assim, uma necessidade da instituição ensinar assuntos ligados à sexualidade em sala de aula, para desmistificar esse preconceito existente. |
id |
UFCG_b10e0468f600e4c8b462e03969fbdfca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5586 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Gênero e educação: a diversidade sexual no contexto escolar.Gender and education: sexual diversity in the school context.Educação - escolaGênero - sexualidadeSociologia educacionalEducation - school Gender - sexualityEducational sociologyO presente trabalho busca investigar de que forma a questão de gênero e diversidade sexual estão sendo trabalhadas no Ensino Médio pelos professores, assim como demonstrar qual a relevância da inserção do tema no currículo do Ensino Médio. Dessa forma, realiza-se um breve percurso na história, destacando-se as definições do termo gênero para alguns autores, assim como a sexualidade que é construída socialmente, em seguida, buscou-se analisar as relações de gênero e sexualidade nos currículos escolares, tal como as transformações sociais que ocorreram ao longo do tempo. Considerando, tais mudanças à escola deve possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos alunos, assim como a desnaturalização do preconceito. Com este propósito, o trabalho mostra como as configurações de gênero estão sendo trabalhados na escola, e o que os alunos compreendem sobre o assunto, para tanto foi necessário realizar entrevistas com professores da escola, com a diretora da instituição e com alunos adolescentes do Ensino Médio. Podemos constatar com as entrevistas efetuadas que o preconceito e a discriminação contra os homossexuais estão presentes, não só na sociedade como também no ambiente escolar, existindo assim, uma necessidade da instituição ensinar assuntos ligados à sexualidade em sala de aula, para desmistificar esse preconceito existente.This study aims to investigate how the issue of gender and sexual diversity are being worked in high school by the teachers, as well as demonstrate the relevance of the theme of integration into the high school curriculum. Thus, there will be a brief course in history, especially the gender term settings for some authors, as well as sexuality is socially constructed, then attempted to analyze the relationship of gender and sexuality in school curriculum, as social changes that have occurred over time. Considering such changes to school should enable the development of critical thinking and reflective of the students, as well as the denaturalization of prejudice. To this end, the work shows how gender settings are being worked at school and what students understand about it, therefore it was necessary to conduct interviews with school teachers, with the principal of the institution and with the high school students. We note with interviews made that prejudice and discrimination against homosexuals are present not only in society but also in the school environment, having thus a need for the institution to teach subjects related to sexuality in the classroom, to demystify this existing bias .Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSANTOS, Valdonilson Barbosa dos.SANTOS, V. B.http://lattes.cnpq.br/1806134985702314MEDEIROS, Carolina Silva de.MONTEIRO, José Marciano.OLIVEIRA, Bruna Silvestre.2015-12-022019-08-09T10:03:15Z2019-08-092019-08-09T10:03:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.oliveira2http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5586OLIVEIRA, Bruna Silvestre de. Gênero e educação: a diversidade sexual no contexto escolar. 2015. 64f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5586porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-23T18:18:30Zoai:localhost:riufcg/5586Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-23T18:18:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero e educação: a diversidade sexual no contexto escolar. Gender and education: sexual diversity in the school context. |
title |
Gênero e educação: a diversidade sexual no contexto escolar. |
spellingShingle |
Gênero e educação: a diversidade sexual no contexto escolar. OLIVEIRA, Bruna Silvestre. Educação - escola Gênero - sexualidade Sociologia educacional Education - school Gender - sexuality Educational sociology |
title_short |
Gênero e educação: a diversidade sexual no contexto escolar. |
title_full |
Gênero e educação: a diversidade sexual no contexto escolar. |
title_fullStr |
Gênero e educação: a diversidade sexual no contexto escolar. |
title_full_unstemmed |
Gênero e educação: a diversidade sexual no contexto escolar. |
title_sort |
Gênero e educação: a diversidade sexual no contexto escolar. |
author |
OLIVEIRA, Bruna Silvestre. |
author_facet |
OLIVEIRA, Bruna Silvestre. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. SANTOS, V. B. http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 MEDEIROS, Carolina Silva de. MONTEIRO, José Marciano. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Bruna Silvestre. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - escola Gênero - sexualidade Sociologia educacional Education - school Gender - sexuality Educational sociology |
topic |
Educação - escola Gênero - sexualidade Sociologia educacional Education - school Gender - sexuality Educational sociology |
description |
O presente trabalho busca investigar de que forma a questão de gênero e diversidade sexual estão sendo trabalhadas no Ensino Médio pelos professores, assim como demonstrar qual a relevância da inserção do tema no currículo do Ensino Médio. Dessa forma, realiza-se um breve percurso na história, destacando-se as definições do termo gênero para alguns autores, assim como a sexualidade que é construída socialmente, em seguida, buscou-se analisar as relações de gênero e sexualidade nos currículos escolares, tal como as transformações sociais que ocorreram ao longo do tempo. Considerando, tais mudanças à escola deve possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos alunos, assim como a desnaturalização do preconceito. Com este propósito, o trabalho mostra como as configurações de gênero estão sendo trabalhados na escola, e o que os alunos compreendem sobre o assunto, para tanto foi necessário realizar entrevistas com professores da escola, com a diretora da instituição e com alunos adolescentes do Ensino Médio. Podemos constatar com as entrevistas efetuadas que o preconceito e a discriminação contra os homossexuais estão presentes, não só na sociedade como também no ambiente escolar, existindo assim, uma necessidade da instituição ensinar assuntos ligados à sexualidade em sala de aula, para desmistificar esse preconceito existente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-02 2019-08-09T10:03:15Z 2019-08-09 2019-08-09T10:03:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.oliveira2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5586 OLIVEIRA, Bruna Silvestre de. Gênero e educação: a diversidade sexual no contexto escolar. 2015. 64f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5586 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.oliveira2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5586 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Bruna Silvestre de. Gênero e educação: a diversidade sexual no contexto escolar. 2015. 64f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744385093402624 |