A natureza jurídica anômala das empresas públicas prestadoras de serviço público: aspectos materiais e processuais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, Carlos Alberto Carvalho de.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17367
Resumo: A administração indireta, fruto da descentralização administrativa, nos revela uma outra faceta do Estado, voltada à satisfação das necessidades primordiais da nossa sociedade. Nesse sentido, o Estado cria Autarquias, Fundações (com personalidade jurídica de direito público ou de direito privado), Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista. Nesta senda, as empresas públicas assumem um papel fundamental, na medida em que não apenas exploram atividade econômica, auferindo receitas ao erário de maneira originária, mas precipuamente presta serviços públicos e é com fulcro nessa indumentária jurídica (prestação de serviços públicos), que o presente estudo se dedica a analisar. Ao prestar serviços públicos e mais que isso, ao prestar serviços públicos em regime de monopólio, algumas Empresas Públicas são qualificadas com uma transfiguração jurídica, de maneira que o ordenamento jurídico, bem como as decisões dos nossos pretórios tribunais superiores, conferem a essas entidades privilégios e benefícios de natureza material e processual, prerrogativas que, até mesmo para outras Empresas Públicas não são reconhecidas nem pelo arcabouço jurídico, nem pelos precedentes das nossas Cortes Superiores. O objetivo do presente estudo se traduz na análise dessa “anomalia jurídica” que ao passar do tempo se criou em nosso ordenamento jurídico e que no dia a dia forense é tão discutida por diversos operadores do direito, sejam advogados, membros do ministério público, magistrados e os que trabalham diariamente com o tema, os procuradores. Para que se fosse alcançado tal objetivo foi-se utilizado o método investigativo dedutivo, com fulcro em diversas pesquisas bibliográficas, legislativas e jurisprudenciais. A partir dessa análise, ao longo do estudo é evidenciado a importância dessas entidades, na medida em que nosso país, de dimensões continentais e rico em desigualdades sociais, principalmente as de natureza geográfica, a prestação de serviços caracterizados como essenciais, devem ser prestados pelas Empresas Públicas, pois onde a iniciativa privada não se propõe a explorar, o Estado se propõe a implementar o princípio da dignidade da pessoa humana nos rincões de nosso país.
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Ao prestar serviços públicos e mais que isso, ao prestar serviços públicos em regime de monopólio, algumas Empresas Públicas são qualificadas com uma transfiguração jurídica, de maneira que o ordenamento jurídico, bem como as decisões dos nossos pretórios tribunais superiores, conferem a essas entidades privilégios e benefícios de natureza material e processual, prerrogativas que, até mesmo para outras Empresas Públicas não são reconhecidas nem pelo arcabouço jurídico, nem pelos precedentes das nossas Cortes Superiores. O objetivo do presente estudo se traduz na análise dessa “anomalia jurídica” que ao passar do tempo se criou em nosso ordenamento jurídico e que no dia a dia forense é tão discutida por diversos operadores do direito, sejam advogados, membros do ministério público, magistrados e os que trabalham diariamente com o tema, os procuradores. Para que se fosse alcançado tal objetivo foi-se utilizado o método investigativo dedutivo, com fulcro em diversas pesquisas bibliográficas, legislativas e jurisprudenciais. A partir dessa análise, ao longo do estudo é evidenciado a importância dessas entidades, na medida em que nosso país, de dimensões continentais e rico em desigualdades sociais, principalmente as de natureza geográfica, a prestação de serviços caracterizados como essenciais, devem ser prestados pelas Empresas Públicas, pois onde a iniciativa privada não se propõe a explorar, o Estado se propõe a implementar o princípio da dignidade da pessoa humana nos rincões de nosso país.Indirect administration, the result of administrative decentralization, reveals to us another facet of the State, aimed at satisfying the primordial needs of our society. In this sense, the State creates Autarchies, Foundations (with legal personality under public law or private law), Public Companies and Mixed Economy Societies. Along this path, public companies assume a fundamental role, in that they not only exploit economic activity, earning revenue from the treasury in an original way, but mainly provide public services and it is with a focus on this legal outfit (provision of public services) that the This study is dedicated to analyzing. When providing public services and more than that, when providing public services under a monopoly regime, some Public Companies are qualified with a legal transfiguration, so that the legal system, as well as the decisions of our superior courts, give these entities privileges and benefits of a material and procedural nature, prerogatives that, even for other Public Companies, are not recognized either by the legal framework or by the precedents of our Superior Courts. The objective of the present study is the analysis of this “legal anomaly” that, over time, has been created in our legal system and that in daily forensics is so discussed by several legal operators, whether they are lawyers, members of the public ministry, magistrates and those who work daily with the topic, the prosecutors. In order to achieve this objective, the deductive investigative method was used, with a focus on several bibliographic, legislative and jurisprudential researches. From this analysis, the importance of these entities is evidenced throughout the study, as our country, of continental dimensions and rich in social inequalities, mainly those of a geographical nature, the provision of services characterized as essential, must be provided by the Public Companies, because where the private sector does not propose to explore, the State proposes to implement the principle of human dignity in the corners of our country.Submitted by Maria Eva Bezerra Ferreira (mebb@bol.com.br) on 2021-02-24T13:12:13Z No. of bitstreams: 1 CARLOS ALBERTO CARVALHO DE BRITO - TCC DIREITO 2020.pdf: 469001 bytes, checksum: 3743512aa596dd914b0cd598332548bc (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-24T13:12:13Z (GMT). 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