Televisão e História: que imagem devo entender?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRUZ, Alana Cavalcanti.
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35144
Resumo: Não existe nada melhor do que escrever um trabalho havendo uma identificação ao mesmo,para mim foi uma grande satisfação, pois sempre fui conhecida pelos meus colegas e até professores, como uma pessoa que gostava de televisão, mas não sabia como esta poderia me ajudar enquanto historiadora. Portanto, esse meio de comunicação durante tantos anos responsável pelo meu entretenimento, hoje também é, o meu objeto de estudo. E assim sendo, pretendo pesquisar acerca da viabilidade da união entre a televisão e História, para isso no Capítulo 1 fizemos uma pequena revisão bibliográfica com autores que discutem sobre o tema televisão e escola e podemos ver que há aqueles que concordam com essa aliança, enquanto outros não. Após estas leituras, procuramos no Capítulo II refletirmos a partir das mesmas em relação à nossa experiência na Escola Estadual de 1° e 2° Graus - Félix Araújo (Estadual da Liberdade), que dividir-se-á em duas etapas: a primeira propõe-se analisar os questionários respondidos pelos alunos, no intuito de entender como se dá o contato dos mesmos com a televisão e assim entender a possibilidade da ponte televisão e História; em seguida essa análise dar-se-á na prática propriamente dita, na qual se aplicará recursos iconográficos, tendo em vista que a escola não dispõe no momento do uso da televisão, pois a mesma está sendo utilizada pelos estagiários de letras. Em meio a estas possíveis impossibilidades, o meu objetivo é entender o ensino de História, a partir desse recorte, creio que não será fácil, mas me proponho fazer, pelo menos, algumas indicações sobre o mesmo. Segue em anexo o meu relato, que descreve minha experiência, a partir da observação, seguido do planejamento e a sua aplicabilidade na sala de aula, ressaltando algum episódio da prática que achei relevante.
id UFCG_b210262291141ba33fc937939961c84a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35144
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Televisão e História: que imagem devo entender?Television and History: what image should I understand?Televisão e HistóriaTelevisão e escolaEscola Estadual da Liberdade - Campina Grande - PBEnsino de HistóriaTelevision and HistoryTelevision and schoolLiberdade State School - Campina Grande - PBTeaching HistoryHistória.Não existe nada melhor do que escrever um trabalho havendo uma identificação ao mesmo,para mim foi uma grande satisfação, pois sempre fui conhecida pelos meus colegas e até professores, como uma pessoa que gostava de televisão, mas não sabia como esta poderia me ajudar enquanto historiadora. Portanto, esse meio de comunicação durante tantos anos responsável pelo meu entretenimento, hoje também é, o meu objeto de estudo. E assim sendo, pretendo pesquisar acerca da viabilidade da união entre a televisão e História, para isso no Capítulo 1 fizemos uma pequena revisão bibliográfica com autores que discutem sobre o tema televisão e escola e podemos ver que há aqueles que concordam com essa aliança, enquanto outros não. Após estas leituras, procuramos no Capítulo II refletirmos a partir das mesmas em relação à nossa experiência na Escola Estadual de 1° e 2° Graus - Félix Araújo (Estadual da Liberdade), que dividir-se-á em duas etapas: a primeira propõe-se analisar os questionários respondidos pelos alunos, no intuito de entender como se dá o contato dos mesmos com a televisão e assim entender a possibilidade da ponte televisão e História; em seguida essa análise dar-se-á na prática propriamente dita, na qual se aplicará recursos iconográficos, tendo em vista que a escola não dispõe no momento do uso da televisão, pois a mesma está sendo utilizada pelos estagiários de letras. Em meio a estas possíveis impossibilidades, o meu objetivo é entender o ensino de História, a partir desse recorte, creio que não será fácil, mas me proponho fazer, pelo menos, algumas indicações sobre o mesmo. Segue em anexo o meu relato, que descreve minha experiência, a partir da observação, seguido do planejamento e a sua aplicabilidade na sala de aula, ressaltando algum episódio da prática que achei relevante.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAGRA DO Ó, Alarcon.AGRA DO Ó, A.http://lattes.cnpq.br/5782896152231308CRUZ, Alana Cavalcanti.20022024-03-20T21:17:50Z2024-03-202024-03-20T21:17:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35144CRUZ, Alana Cavalcanti. Televisão e História: que imagem devo entender? 2002. 71f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35144porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-20T21:18:17Zoai:localhost:riufcg/35144Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-20T21:18:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Televisão e História: que imagem devo entender?
Television and History: what image should I understand?
title Televisão e História: que imagem devo entender?
spellingShingle Televisão e História: que imagem devo entender?
CRUZ, Alana Cavalcanti.
Televisão e História
Televisão e escola
Escola Estadual da Liberdade - Campina Grande - PB
Ensino de História
Television and History
Television and school
Liberdade State School - Campina Grande - PB
Teaching History
História.
title_short Televisão e História: que imagem devo entender?
title_full Televisão e História: que imagem devo entender?
title_fullStr Televisão e História: que imagem devo entender?
title_full_unstemmed Televisão e História: que imagem devo entender?
title_sort Televisão e História: que imagem devo entender?
author CRUZ, Alana Cavalcanti.
author_facet CRUZ, Alana Cavalcanti.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AGRA DO Ó, Alarcon.
AGRA DO Ó, A.
http://lattes.cnpq.br/5782896152231308
dc.contributor.author.fl_str_mv CRUZ, Alana Cavalcanti.
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão e História
Televisão e escola
Escola Estadual da Liberdade - Campina Grande - PB
Ensino de História
Television and History
Television and school
Liberdade State School - Campina Grande - PB
Teaching History
História.
topic Televisão e História
Televisão e escola
Escola Estadual da Liberdade - Campina Grande - PB
Ensino de História
Television and History
Television and school
Liberdade State School - Campina Grande - PB
Teaching History
História.
description Não existe nada melhor do que escrever um trabalho havendo uma identificação ao mesmo,para mim foi uma grande satisfação, pois sempre fui conhecida pelos meus colegas e até professores, como uma pessoa que gostava de televisão, mas não sabia como esta poderia me ajudar enquanto historiadora. Portanto, esse meio de comunicação durante tantos anos responsável pelo meu entretenimento, hoje também é, o meu objeto de estudo. E assim sendo, pretendo pesquisar acerca da viabilidade da união entre a televisão e História, para isso no Capítulo 1 fizemos uma pequena revisão bibliográfica com autores que discutem sobre o tema televisão e escola e podemos ver que há aqueles que concordam com essa aliança, enquanto outros não. Após estas leituras, procuramos no Capítulo II refletirmos a partir das mesmas em relação à nossa experiência na Escola Estadual de 1° e 2° Graus - Félix Araújo (Estadual da Liberdade), que dividir-se-á em duas etapas: a primeira propõe-se analisar os questionários respondidos pelos alunos, no intuito de entender como se dá o contato dos mesmos com a televisão e assim entender a possibilidade da ponte televisão e História; em seguida essa análise dar-se-á na prática propriamente dita, na qual se aplicará recursos iconográficos, tendo em vista que a escola não dispõe no momento do uso da televisão, pois a mesma está sendo utilizada pelos estagiários de letras. Em meio a estas possíveis impossibilidades, o meu objetivo é entender o ensino de História, a partir desse recorte, creio que não será fácil, mas me proponho fazer, pelo menos, algumas indicações sobre o mesmo. Segue em anexo o meu relato, que descreve minha experiência, a partir da observação, seguido do planejamento e a sua aplicabilidade na sala de aula, ressaltando algum episódio da prática que achei relevante.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2024-03-20T21:17:50Z
2024-03-20
2024-03-20T21:17:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35144
CRUZ, Alana Cavalcanti. Televisão e História: que imagem devo entender? 2002. 71f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35144
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35144
identifier_str_mv CRUZ, Alana Cavalcanti. Televisão e História: que imagem devo entender? 2002. 71f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744617659170816