Televisão e História: que imagem devo entender?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35144 |
Resumo: | Não existe nada melhor do que escrever um trabalho havendo uma identificação ao mesmo,para mim foi uma grande satisfação, pois sempre fui conhecida pelos meus colegas e até professores, como uma pessoa que gostava de televisão, mas não sabia como esta poderia me ajudar enquanto historiadora. Portanto, esse meio de comunicação durante tantos anos responsável pelo meu entretenimento, hoje também é, o meu objeto de estudo. E assim sendo, pretendo pesquisar acerca da viabilidade da união entre a televisão e História, para isso no Capítulo 1 fizemos uma pequena revisão bibliográfica com autores que discutem sobre o tema televisão e escola e podemos ver que há aqueles que concordam com essa aliança, enquanto outros não. Após estas leituras, procuramos no Capítulo II refletirmos a partir das mesmas em relação à nossa experiência na Escola Estadual de 1° e 2° Graus - Félix Araújo (Estadual da Liberdade), que dividir-se-á em duas etapas: a primeira propõe-se analisar os questionários respondidos pelos alunos, no intuito de entender como se dá o contato dos mesmos com a televisão e assim entender a possibilidade da ponte televisão e História; em seguida essa análise dar-se-á na prática propriamente dita, na qual se aplicará recursos iconográficos, tendo em vista que a escola não dispõe no momento do uso da televisão, pois a mesma está sendo utilizada pelos estagiários de letras. Em meio a estas possíveis impossibilidades, o meu objetivo é entender o ensino de História, a partir desse recorte, creio que não será fácil, mas me proponho fazer, pelo menos, algumas indicações sobre o mesmo. Segue em anexo o meu relato, que descreve minha experiência, a partir da observação, seguido do planejamento e a sua aplicabilidade na sala de aula, ressaltando algum episódio da prática que achei relevante. |
id |
UFCG_b210262291141ba33fc937939961c84a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35144 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Televisão e História: que imagem devo entender?Television and History: what image should I understand?Televisão e HistóriaTelevisão e escolaEscola Estadual da Liberdade - Campina Grande - PBEnsino de HistóriaTelevision and HistoryTelevision and schoolLiberdade State School - Campina Grande - PBTeaching HistoryHistória.Não existe nada melhor do que escrever um trabalho havendo uma identificação ao mesmo,para mim foi uma grande satisfação, pois sempre fui conhecida pelos meus colegas e até professores, como uma pessoa que gostava de televisão, mas não sabia como esta poderia me ajudar enquanto historiadora. Portanto, esse meio de comunicação durante tantos anos responsável pelo meu entretenimento, hoje também é, o meu objeto de estudo. E assim sendo, pretendo pesquisar acerca da viabilidade da união entre a televisão e História, para isso no Capítulo 1 fizemos uma pequena revisão bibliográfica com autores que discutem sobre o tema televisão e escola e podemos ver que há aqueles que concordam com essa aliança, enquanto outros não. Após estas leituras, procuramos no Capítulo II refletirmos a partir das mesmas em relação à nossa experiência na Escola Estadual de 1° e 2° Graus - Félix Araújo (Estadual da Liberdade), que dividir-se-á em duas etapas: a primeira propõe-se analisar os questionários respondidos pelos alunos, no intuito de entender como se dá o contato dos mesmos com a televisão e assim entender a possibilidade da ponte televisão e História; em seguida essa análise dar-se-á na prática propriamente dita, na qual se aplicará recursos iconográficos, tendo em vista que a escola não dispõe no momento do uso da televisão, pois a mesma está sendo utilizada pelos estagiários de letras. Em meio a estas possíveis impossibilidades, o meu objetivo é entender o ensino de História, a partir desse recorte, creio que não será fácil, mas me proponho fazer, pelo menos, algumas indicações sobre o mesmo. Segue em anexo o meu relato, que descreve minha experiência, a partir da observação, seguido do planejamento e a sua aplicabilidade na sala de aula, ressaltando algum episódio da prática que achei relevante.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAGRA DO Ó, Alarcon.AGRA DO Ó, A.http://lattes.cnpq.br/5782896152231308CRUZ, Alana Cavalcanti.20022024-03-20T21:17:50Z2024-03-202024-03-20T21:17:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35144CRUZ, Alana Cavalcanti. Televisão e História: que imagem devo entender? 2002. 71f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35144porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-20T21:18:17Zoai:localhost:riufcg/35144Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-20T21:18:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Televisão e História: que imagem devo entender? Television and History: what image should I understand? |
title |
Televisão e História: que imagem devo entender? |
spellingShingle |
Televisão e História: que imagem devo entender? CRUZ, Alana Cavalcanti. Televisão e História Televisão e escola Escola Estadual da Liberdade - Campina Grande - PB Ensino de História Television and History Television and school Liberdade State School - Campina Grande - PB Teaching History História. |
title_short |
Televisão e História: que imagem devo entender? |
title_full |
Televisão e História: que imagem devo entender? |
title_fullStr |
Televisão e História: que imagem devo entender? |
title_full_unstemmed |
Televisão e História: que imagem devo entender? |
title_sort |
Televisão e História: que imagem devo entender? |
author |
CRUZ, Alana Cavalcanti. |
author_facet |
CRUZ, Alana Cavalcanti. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AGRA DO Ó, Alarcon. AGRA DO Ó, A. http://lattes.cnpq.br/5782896152231308 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CRUZ, Alana Cavalcanti. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Televisão e História Televisão e escola Escola Estadual da Liberdade - Campina Grande - PB Ensino de História Television and History Television and school Liberdade State School - Campina Grande - PB Teaching History História. |
topic |
Televisão e História Televisão e escola Escola Estadual da Liberdade - Campina Grande - PB Ensino de História Television and History Television and school Liberdade State School - Campina Grande - PB Teaching History História. |
description |
Não existe nada melhor do que escrever um trabalho havendo uma identificação ao mesmo,para mim foi uma grande satisfação, pois sempre fui conhecida pelos meus colegas e até professores, como uma pessoa que gostava de televisão, mas não sabia como esta poderia me ajudar enquanto historiadora. Portanto, esse meio de comunicação durante tantos anos responsável pelo meu entretenimento, hoje também é, o meu objeto de estudo. E assim sendo, pretendo pesquisar acerca da viabilidade da união entre a televisão e História, para isso no Capítulo 1 fizemos uma pequena revisão bibliográfica com autores que discutem sobre o tema televisão e escola e podemos ver que há aqueles que concordam com essa aliança, enquanto outros não. Após estas leituras, procuramos no Capítulo II refletirmos a partir das mesmas em relação à nossa experiência na Escola Estadual de 1° e 2° Graus - Félix Araújo (Estadual da Liberdade), que dividir-se-á em duas etapas: a primeira propõe-se analisar os questionários respondidos pelos alunos, no intuito de entender como se dá o contato dos mesmos com a televisão e assim entender a possibilidade da ponte televisão e História; em seguida essa análise dar-se-á na prática propriamente dita, na qual se aplicará recursos iconográficos, tendo em vista que a escola não dispõe no momento do uso da televisão, pois a mesma está sendo utilizada pelos estagiários de letras. Em meio a estas possíveis impossibilidades, o meu objetivo é entender o ensino de História, a partir desse recorte, creio que não será fácil, mas me proponho fazer, pelo menos, algumas indicações sobre o mesmo. Segue em anexo o meu relato, que descreve minha experiência, a partir da observação, seguido do planejamento e a sua aplicabilidade na sala de aula, ressaltando algum episódio da prática que achei relevante. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2024-03-20T21:17:50Z 2024-03-20 2024-03-20T21:17:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35144 CRUZ, Alana Cavalcanti. Televisão e História: que imagem devo entender? 2002. 71f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35144 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35144 |
identifier_str_mv |
CRUZ, Alana Cavalcanti. Televisão e História: que imagem devo entender? 2002. 71f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744617659170816 |