Avaliação de uma abordagem personalizada de ensino no contexto de programação introdutória.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAIS, Luiz Augusto de Macêdo.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/551
Resumo: Nas disciplinas introdutórias de programação existem alunos que aprendem em ritmos diferentes Apesar disso, muitos professores permanecem adotando abordagens nas quais todos são tratados da mesma forma. Infelizmente, aqueles que não conseguem acompanhar o ritmo da disciplina acabam aprendendo o conteúdo superficialmente, pois precisam estudar novos conceitos antes de dominar os anteriores. Pensando nisso, professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) resolveram aprimorar a abordagem de programação I, utilizando elementos do Mastery Learning - uma filosofia de aprendizagem baseada no princípio de que todos podem aprender, desde que sejam oferecidas as condições adequadas O intuito desta mudança foi permitir que cada aluno pudesse aprender em seu próprio ritmo e, assim, dominar os conteúdos antes de estudar os próximos. A nova abordagem foi implementada na disciplina e bem aceita entre os professores. No entanto, não havia evidência científica de ela tivesse trazido benefícios ao processo de ensino-aprendizagem. este trabalho surgiu como uma oportunidade para investigar os efeitos da mudança de método nos estudantes e descobrir os aspectos positivos e negativos da nova abordagem. Descobrimos que o Mastery Learning tornou os alunos mais focados e possibilitou que eles levassem menos dúvidas a diante Além disso, à medida que o método evoluiu na disciplina, houve uma melhora considerável no desempenho dos estudantes. Este trabalho reuniu evidências de que a introdução do Mastery Learning em Programação I melhorou vários aspectos do processo de ensino-aprendizagem e reuniu lições aprendidas pelos professores ao longo da mudança de método.
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