Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34065 |
Resumo: | Pedagogos, autoridades, especialistas, dirigentes e demais interessados na questão educacional na contemporaneidade, entendem a indisciplina enquanto um dos principais fenômenos tidos na medida de patologia a perturbar a normalidade do universo escolar. A indisciplina constitui, nestas segundo estas perspectivas, variável indesejável e um dos principais obstáculos a um pretendido fluxo eficaz daquilo que denominam ‘ensino-aprendizagem’. Ao lado deste considerado significativo estorvo à educação, temos também a evasão, a retenção e a violência na escola. No entanto a indisciplina constitui alvo privilegiado de medidas medicalizadoras. Pretendem, com estas iniciativas, o extermínio das causas dos males impeditivos da aprendizagem, buscando pela garantia, finalmente, de uma pretensa sanidade para os dinamismos relacionais na escola. Neste empreendimento findam por naturalizar tanto a escola como o entorno social no qual ela está inserida. Além do que sugerem, sub-repticiamente, o aluno como ‘tábula rasa’ no decorrer do processo. Nesta direção, procedem à psicologização do comportamento dos estudantes. Tal atitude, reconheçamos, resulta num rotundo esvaziamento do conteúdo político das atividades estudantis. Na contramão destas ações e concepções, trabalhadores anarquistas, no início do século XX, inventaram diversas escolas. Nestes espaços instauraram a multiplicidade, desonerando a rígida separação entre escola e sociedade, educação e vida, saber e poder. O próprio ambiente escolar constituía pretexto para diversos deslocamentos conceituais e existenciais, espaço para intensas experimentações e nomadismos. A indisciplina, neste contexto, delineia a ruína da hierarquia e das fronteiras entre campos de saberes. Jornais, revistas e impressos da época constituem atualmente excelentes documentos. Neles é possível realizar pesquisas em torno das idéias e realizações educacionais anarquistas. Conhecer estes experimentos pode alimentar nossa imaginação a fim de abordar a escola atual numa perspectiva para além dos limites estreitos nos quais os acima referidos especialistas insistem em mantê-la. Ainda mais quando sabemos ser o ponto de vista educacional anarquista refratário à escolástica medieval, esta que foi atualizada por Vargas e que continua sendo o fundamento do ensino na escola oficial contemporânea, quer seja pública quer seja privada. |
id |
UFCG_b2a4350ecf44b76a777a62460fb0c8e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34065 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX.Education through indiscipline: anarchist conceptions and experiments recorded in the working-class press in Brazil at the beginning of the 20th century. XX.IndisciplinaAnarquistaPensamento anarquistaImprensa operária - Brasil século XXPsicologia educacionalAnarquismo e educaçãoIndisciplineAnarchistAnarchist thoughtWorkers' press - Brazil 20th centuryEducational psychologyAnarchism and educationHistória.Pedagogos, autoridades, especialistas, dirigentes e demais interessados na questão educacional na contemporaneidade, entendem a indisciplina enquanto um dos principais fenômenos tidos na medida de patologia a perturbar a normalidade do universo escolar. A indisciplina constitui, nestas segundo estas perspectivas, variável indesejável e um dos principais obstáculos a um pretendido fluxo eficaz daquilo que denominam ‘ensino-aprendizagem’. Ao lado deste considerado significativo estorvo à educação, temos também a evasão, a retenção e a violência na escola. No entanto a indisciplina constitui alvo privilegiado de medidas medicalizadoras. Pretendem, com estas iniciativas, o extermínio das causas dos males impeditivos da aprendizagem, buscando pela garantia, finalmente, de uma pretensa sanidade para os dinamismos relacionais na escola. Neste empreendimento findam por naturalizar tanto a escola como o entorno social no qual ela está inserida. Além do que sugerem, sub-repticiamente, o aluno como ‘tábula rasa’ no decorrer do processo. Nesta direção, procedem à psicologização do comportamento dos estudantes. Tal atitude, reconheçamos, resulta num rotundo esvaziamento do conteúdo político das atividades estudantis. Na contramão destas ações e concepções, trabalhadores anarquistas, no início do século XX, inventaram diversas escolas. Nestes espaços instauraram a multiplicidade, desonerando a rígida separação entre escola e sociedade, educação e vida, saber e poder. O próprio ambiente escolar constituía pretexto para diversos deslocamentos conceituais e existenciais, espaço para intensas experimentações e nomadismos. A indisciplina, neste contexto, delineia a ruína da hierarquia e das fronteiras entre campos de saberes. Jornais, revistas e impressos da época constituem atualmente excelentes documentos. Neles é possível realizar pesquisas em torno das idéias e realizações educacionais anarquistas. Conhecer estes experimentos pode alimentar nossa imaginação a fim de abordar a escola atual numa perspectiva para além dos limites estreitos nos quais os acima referidos especialistas insistem em mantê-la. Ainda mais quando sabemos ser o ponto de vista educacional anarquista refratário à escolástica medieval, esta que foi atualizada por Vargas e que continua sendo o fundamento do ensino na escola oficial contemporânea, quer seja pública quer seja privada.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-22T20:43:12Z2024-01-222024-01-22T20:43:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34065NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino. Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 541-551. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34065porNASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-22T20:57:48Zoai:localhost:riufcg/34065Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-22T20:57:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX. Education through indiscipline: anarchist conceptions and experiments recorded in the working-class press in Brazil at the beginning of the 20th century. XX. |
title |
Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX. |
spellingShingle |
Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX. NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino. Indisciplina Anarquista Pensamento anarquista Imprensa operária - Brasil século XX Psicologia educacional Anarquismo e educação Indiscipline Anarchist Anarchist thought Workers' press - Brazil 20th century Educational psychology Anarchism and education História. |
title_short |
Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX. |
title_full |
Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX. |
title_fullStr |
Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX. |
title_full_unstemmed |
Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX. |
title_sort |
Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX. |
author |
NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino. |
author_facet |
NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indisciplina Anarquista Pensamento anarquista Imprensa operária - Brasil século XX Psicologia educacional Anarquismo e educação Indiscipline Anarchist Anarchist thought Workers' press - Brazil 20th century Educational psychology Anarchism and education História. |
topic |
Indisciplina Anarquista Pensamento anarquista Imprensa operária - Brasil século XX Psicologia educacional Anarquismo e educação Indiscipline Anarchist Anarchist thought Workers' press - Brazil 20th century Educational psychology Anarchism and education História. |
description |
Pedagogos, autoridades, especialistas, dirigentes e demais interessados na questão educacional na contemporaneidade, entendem a indisciplina enquanto um dos principais fenômenos tidos na medida de patologia a perturbar a normalidade do universo escolar. A indisciplina constitui, nestas segundo estas perspectivas, variável indesejável e um dos principais obstáculos a um pretendido fluxo eficaz daquilo que denominam ‘ensino-aprendizagem’. Ao lado deste considerado significativo estorvo à educação, temos também a evasão, a retenção e a violência na escola. No entanto a indisciplina constitui alvo privilegiado de medidas medicalizadoras. Pretendem, com estas iniciativas, o extermínio das causas dos males impeditivos da aprendizagem, buscando pela garantia, finalmente, de uma pretensa sanidade para os dinamismos relacionais na escola. Neste empreendimento findam por naturalizar tanto a escola como o entorno social no qual ela está inserida. Além do que sugerem, sub-repticiamente, o aluno como ‘tábula rasa’ no decorrer do processo. Nesta direção, procedem à psicologização do comportamento dos estudantes. Tal atitude, reconheçamos, resulta num rotundo esvaziamento do conteúdo político das atividades estudantis. Na contramão destas ações e concepções, trabalhadores anarquistas, no início do século XX, inventaram diversas escolas. Nestes espaços instauraram a multiplicidade, desonerando a rígida separação entre escola e sociedade, educação e vida, saber e poder. O próprio ambiente escolar constituía pretexto para diversos deslocamentos conceituais e existenciais, espaço para intensas experimentações e nomadismos. A indisciplina, neste contexto, delineia a ruína da hierarquia e das fronteiras entre campos de saberes. Jornais, revistas e impressos da época constituem atualmente excelentes documentos. Neles é possível realizar pesquisas em torno das idéias e realizações educacionais anarquistas. Conhecer estes experimentos pode alimentar nossa imaginação a fim de abordar a escola atual numa perspectiva para além dos limites estreitos nos quais os acima referidos especialistas insistem em mantê-la. Ainda mais quando sabemos ser o ponto de vista educacional anarquista refratário à escolástica medieval, esta que foi atualizada por Vargas e que continua sendo o fundamento do ensino na escola oficial contemporânea, quer seja pública quer seja privada. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-01-22T20:43:12Z 2024-01-22 2024-01-22T20:43:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34065 NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino. Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 541-551. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34065 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34065 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino. Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 541-551. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744609929068544 |