Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34065
Resumo: Pedagogos, autoridades, especialistas, dirigentes e demais interessados na questão educacional na contemporaneidade, entendem a indisciplina enquanto um dos principais fenômenos tidos na medida de patologia a perturbar a normalidade do universo escolar. A indisciplina constitui, nestas segundo estas perspectivas, variável indesejável e um dos principais obstáculos a um pretendido fluxo eficaz daquilo que denominam ‘ensino-aprendizagem’. Ao lado deste considerado significativo estorvo à educação, temos também a evasão, a retenção e a violência na escola. No entanto a indisciplina constitui alvo privilegiado de medidas medicalizadoras. Pretendem, com estas iniciativas, o extermínio das causas dos males impeditivos da aprendizagem, buscando pela garantia, finalmente, de uma pretensa sanidade para os dinamismos relacionais na escola. Neste empreendimento findam por naturalizar tanto a escola como o entorno social no qual ela está inserida. Além do que sugerem, sub-repticiamente, o aluno como ‘tábula rasa’ no decorrer do processo. Nesta direção, procedem à psicologização do comportamento dos estudantes. Tal atitude, reconheçamos, resulta num rotundo esvaziamento do conteúdo político das atividades estudantis. Na contramão destas ações e concepções, trabalhadores anarquistas, no início do século XX, inventaram diversas escolas. Nestes espaços instauraram a multiplicidade, desonerando a rígida separação entre escola e sociedade, educação e vida, saber e poder. O próprio ambiente escolar constituía pretexto para diversos deslocamentos conceituais e existenciais, espaço para intensas experimentações e nomadismos. A indisciplina, neste contexto, delineia a ruína da hierarquia e das fronteiras entre campos de saberes. Jornais, revistas e impressos da época constituem atualmente excelentes documentos. Neles é possível realizar pesquisas em torno das idéias e realizações educacionais anarquistas. Conhecer estes experimentos pode alimentar nossa imaginação a fim de abordar a escola atual numa perspectiva para além dos limites estreitos nos quais os acima referidos especialistas insistem em mantê-la. Ainda mais quando sabemos ser o ponto de vista educacional anarquista refratário à escolástica medieval, esta que foi atualizada por Vargas e que continua sendo o fundamento do ensino na escola oficial contemporânea, quer seja pública quer seja privada.
id UFCG_b2a4350ecf44b76a777a62460fb0c8e2
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34065
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX.Education through indiscipline: anarchist conceptions and experiments recorded in the working-class press in Brazil at the beginning of the 20th century. XX.IndisciplinaAnarquistaPensamento anarquistaImprensa operária - Brasil século XXPsicologia educacionalAnarquismo e educaçãoIndisciplineAnarchistAnarchist thoughtWorkers' press - Brazil 20th centuryEducational psychologyAnarchism and educationHistória.Pedagogos, autoridades, especialistas, dirigentes e demais interessados na questão educacional na contemporaneidade, entendem a indisciplina enquanto um dos principais fenômenos tidos na medida de patologia a perturbar a normalidade do universo escolar. A indisciplina constitui, nestas segundo estas perspectivas, variável indesejável e um dos principais obstáculos a um pretendido fluxo eficaz daquilo que denominam ‘ensino-aprendizagem’. Ao lado deste considerado significativo estorvo à educação, temos também a evasão, a retenção e a violência na escola. No entanto a indisciplina constitui alvo privilegiado de medidas medicalizadoras. Pretendem, com estas iniciativas, o extermínio das causas dos males impeditivos da aprendizagem, buscando pela garantia, finalmente, de uma pretensa sanidade para os dinamismos relacionais na escola. Neste empreendimento findam por naturalizar tanto a escola como o entorno social no qual ela está inserida. Além do que sugerem, sub-repticiamente, o aluno como ‘tábula rasa’ no decorrer do processo. Nesta direção, procedem à psicologização do comportamento dos estudantes. Tal atitude, reconheçamos, resulta num rotundo esvaziamento do conteúdo político das atividades estudantis. Na contramão destas ações e concepções, trabalhadores anarquistas, no início do século XX, inventaram diversas escolas. Nestes espaços instauraram a multiplicidade, desonerando a rígida separação entre escola e sociedade, educação e vida, saber e poder. O próprio ambiente escolar constituía pretexto para diversos deslocamentos conceituais e existenciais, espaço para intensas experimentações e nomadismos. A indisciplina, neste contexto, delineia a ruína da hierarquia e das fronteiras entre campos de saberes. Jornais, revistas e impressos da época constituem atualmente excelentes documentos. Neles é possível realizar pesquisas em torno das idéias e realizações educacionais anarquistas. Conhecer estes experimentos pode alimentar nossa imaginação a fim de abordar a escola atual numa perspectiva para além dos limites estreitos nos quais os acima referidos especialistas insistem em mantê-la. Ainda mais quando sabemos ser o ponto de vista educacional anarquista refratário à escolástica medieval, esta que foi atualizada por Vargas e que continua sendo o fundamento do ensino na escola oficial contemporânea, quer seja pública quer seja privada.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-22T20:43:12Z2024-01-222024-01-22T20:43:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34065NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino. Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 541-551. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34065porNASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-22T20:57:48Zoai:localhost:riufcg/34065Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-22T20:57:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX.
Education through indiscipline: anarchist conceptions and experiments recorded in the working-class press in Brazil at the beginning of the 20th century. XX.
title Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX.
spellingShingle Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX.
NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.
Indisciplina
Anarquista
Pensamento anarquista
Imprensa operária - Brasil século XX
Psicologia educacional
Anarquismo e educação
Indiscipline
Anarchist
Anarchist thought
Workers' press - Brazil 20th century
Educational psychology
Anarchism and education
História.
title_short Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX.
title_full Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX.
title_fullStr Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX.
title_full_unstemmed Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX.
title_sort Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX.
author NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.
author_facet NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina
Anarquista
Pensamento anarquista
Imprensa operária - Brasil século XX
Psicologia educacional
Anarquismo e educação
Indiscipline
Anarchist
Anarchist thought
Workers' press - Brazil 20th century
Educational psychology
Anarchism and education
História.
topic Indisciplina
Anarquista
Pensamento anarquista
Imprensa operária - Brasil século XX
Psicologia educacional
Anarquismo e educação
Indiscipline
Anarchist
Anarchist thought
Workers' press - Brazil 20th century
Educational psychology
Anarchism and education
História.
description Pedagogos, autoridades, especialistas, dirigentes e demais interessados na questão educacional na contemporaneidade, entendem a indisciplina enquanto um dos principais fenômenos tidos na medida de patologia a perturbar a normalidade do universo escolar. A indisciplina constitui, nestas segundo estas perspectivas, variável indesejável e um dos principais obstáculos a um pretendido fluxo eficaz daquilo que denominam ‘ensino-aprendizagem’. Ao lado deste considerado significativo estorvo à educação, temos também a evasão, a retenção e a violência na escola. No entanto a indisciplina constitui alvo privilegiado de medidas medicalizadoras. Pretendem, com estas iniciativas, o extermínio das causas dos males impeditivos da aprendizagem, buscando pela garantia, finalmente, de uma pretensa sanidade para os dinamismos relacionais na escola. Neste empreendimento findam por naturalizar tanto a escola como o entorno social no qual ela está inserida. Além do que sugerem, sub-repticiamente, o aluno como ‘tábula rasa’ no decorrer do processo. Nesta direção, procedem à psicologização do comportamento dos estudantes. Tal atitude, reconheçamos, resulta num rotundo esvaziamento do conteúdo político das atividades estudantis. Na contramão destas ações e concepções, trabalhadores anarquistas, no início do século XX, inventaram diversas escolas. Nestes espaços instauraram a multiplicidade, desonerando a rígida separação entre escola e sociedade, educação e vida, saber e poder. O próprio ambiente escolar constituía pretexto para diversos deslocamentos conceituais e existenciais, espaço para intensas experimentações e nomadismos. A indisciplina, neste contexto, delineia a ruína da hierarquia e das fronteiras entre campos de saberes. Jornais, revistas e impressos da época constituem atualmente excelentes documentos. Neles é possível realizar pesquisas em torno das idéias e realizações educacionais anarquistas. Conhecer estes experimentos pode alimentar nossa imaginação a fim de abordar a escola atual numa perspectiva para além dos limites estreitos nos quais os acima referidos especialistas insistem em mantê-la. Ainda mais quando sabemos ser o ponto de vista educacional anarquista refratário à escolástica medieval, esta que foi atualizada por Vargas e que continua sendo o fundamento do ensino na escola oficial contemporânea, quer seja pública quer seja privada.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-01-22T20:43:12Z
2024-01-22
2024-01-22T20:43:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34065
NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino. Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 541-551. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34065
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34065
identifier_str_mv NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino. Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 541-551. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744609929068544