Tocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Irailde Dias.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35187
Resumo: Nesta pesquisa, investigamos, sob uma perspectiva histórica, como a sexualidade infantil tomou-se uma problemática a partir da emergência da sociedade modema, ou seja, a criança passou a ser vista socialmente como alguém que deve ser analisado e estudado por diferentes saberes disciplinares (psicológicos, pedagógicos, pediátricos, sociológicos, dentre outros). Nota-se a constituição de um discurso que vem permeando a politica pedagógica dos trabalhos desenvolvidos na área de educação [sexual] e ganhado visibilidade cada vez mais na academia. Para tanto, estudamos a sexualidade infantil através da influencia teórico-metodológica do filosofo francês Michel Foucault, que nos informa como se construiu um arquivo de conhecimento sobre a sexualidade que transforma o ser infantil num individuo classificado por diferentes campos de saber. Entende-se a sexualidade como um dispositivo do poder, o qual não se concentra em um só ponto da sociedade, mas esta presente em todas as relações, entre homens e mulheres, alunos e professores, médicos e pacientes, governo e população. A emergência da educação escolar, pode-se dizer, encontra-se nessas concepções. Ainda neste trabalho, procuraremos analisar as concepções medico-higienistas, influenciadas pela medicina social do seculo XVIII, e sua atuação em tomo da sexualidade. Enfim, este trabalho e uma reflexão de como a sexualidade infantil vem sendo construída no âmbito escolar e os diálogos (ou monólogos) que ocorrem em toma dela.
id UFCG_b2f24db719caf8e527b83b1ee4b22642
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35187
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Tocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar.Touching, holding, doing: childhood sexuality in the school environment.Sexualidade infantilAmbiente escolar - sexualidade infantilInfância e sexualidade - ambiente escolarEducação sexualCriança e sexualidadeDisciplina da sexualidade infantilPoder disciplinar - sexualidade infantilChild sexualitySchool environment - child sexualityChildhood and sexuality - school environmentSex educationChild and sexualityDiscipline of child sexualityDisciplinary power - child sexualityHistória.Educação.Nesta pesquisa, investigamos, sob uma perspectiva histórica, como a sexualidade infantil tomou-se uma problemática a partir da emergência da sociedade modema, ou seja, a criança passou a ser vista socialmente como alguém que deve ser analisado e estudado por diferentes saberes disciplinares (psicológicos, pedagógicos, pediátricos, sociológicos, dentre outros). Nota-se a constituição de um discurso que vem permeando a politica pedagógica dos trabalhos desenvolvidos na área de educação [sexual] e ganhado visibilidade cada vez mais na academia. Para tanto, estudamos a sexualidade infantil através da influencia teórico-metodológica do filosofo francês Michel Foucault, que nos informa como se construiu um arquivo de conhecimento sobre a sexualidade que transforma o ser infantil num individuo classificado por diferentes campos de saber. Entende-se a sexualidade como um dispositivo do poder, o qual não se concentra em um só ponto da sociedade, mas esta presente em todas as relações, entre homens e mulheres, alunos e professores, médicos e pacientes, governo e população. A emergência da educação escolar, pode-se dizer, encontra-se nessas concepções. Ainda neste trabalho, procuraremos analisar as concepções medico-higienistas, influenciadas pela medicina social do seculo XVIII, e sua atuação em tomo da sexualidade. Enfim, este trabalho e uma reflexão de como a sexualidade infantil vem sendo construída no âmbito escolar e os diálogos (ou monólogos) que ocorrem em toma dela.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGOLIVEIRA, Iranilson Buriti de.OLIVEIRA, I. B.http://lattes.cnpq.br/6085569185105786ARAÚJO, Eronildes Câmara.ARAÚJO, E. C.GONÇALVES, Irailde Dias.20072024-03-22T22:02:48Z2024-03-222024-03-22T22:02:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35187GONÇALVES, Irailde Dias. Tocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar. 2007. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em:porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-22T22:02:48Zoai:localhost:riufcg/35187Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-22T22:02:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Tocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar.
Touching, holding, doing: childhood sexuality in the school environment.
title Tocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar.
spellingShingle Tocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar.
GONÇALVES, Irailde Dias.
Sexualidade infantil
Ambiente escolar - sexualidade infantil
Infância e sexualidade - ambiente escolar
Educação sexual
Criança e sexualidade
Disciplina da sexualidade infantil
Poder disciplinar - sexualidade infantil
Child sexuality
School environment - child sexuality
Childhood and sexuality - school environment
Sex education
Child and sexuality
Discipline of child sexuality
Disciplinary power - child sexuality
História.
Educação.
title_short Tocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar.
title_full Tocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar.
title_fullStr Tocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar.
title_full_unstemmed Tocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar.
title_sort Tocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar.
author GONÇALVES, Irailde Dias.
author_facet GONÇALVES, Irailde Dias.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
OLIVEIRA, I. B.
http://lattes.cnpq.br/6085569185105786
ARAÚJO, Eronildes Câmara.
ARAÚJO, E. C.
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, Irailde Dias.
dc.subject.por.fl_str_mv Sexualidade infantil
Ambiente escolar - sexualidade infantil
Infância e sexualidade - ambiente escolar
Educação sexual
Criança e sexualidade
Disciplina da sexualidade infantil
Poder disciplinar - sexualidade infantil
Child sexuality
School environment - child sexuality
Childhood and sexuality - school environment
Sex education
Child and sexuality
Discipline of child sexuality
Disciplinary power - child sexuality
História.
Educação.
topic Sexualidade infantil
Ambiente escolar - sexualidade infantil
Infância e sexualidade - ambiente escolar
Educação sexual
Criança e sexualidade
Disciplina da sexualidade infantil
Poder disciplinar - sexualidade infantil
Child sexuality
School environment - child sexuality
Childhood and sexuality - school environment
Sex education
Child and sexuality
Discipline of child sexuality
Disciplinary power - child sexuality
História.
Educação.
description Nesta pesquisa, investigamos, sob uma perspectiva histórica, como a sexualidade infantil tomou-se uma problemática a partir da emergência da sociedade modema, ou seja, a criança passou a ser vista socialmente como alguém que deve ser analisado e estudado por diferentes saberes disciplinares (psicológicos, pedagógicos, pediátricos, sociológicos, dentre outros). Nota-se a constituição de um discurso que vem permeando a politica pedagógica dos trabalhos desenvolvidos na área de educação [sexual] e ganhado visibilidade cada vez mais na academia. Para tanto, estudamos a sexualidade infantil através da influencia teórico-metodológica do filosofo francês Michel Foucault, que nos informa como se construiu um arquivo de conhecimento sobre a sexualidade que transforma o ser infantil num individuo classificado por diferentes campos de saber. Entende-se a sexualidade como um dispositivo do poder, o qual não se concentra em um só ponto da sociedade, mas esta presente em todas as relações, entre homens e mulheres, alunos e professores, médicos e pacientes, governo e população. A emergência da educação escolar, pode-se dizer, encontra-se nessas concepções. Ainda neste trabalho, procuraremos analisar as concepções medico-higienistas, influenciadas pela medicina social do seculo XVIII, e sua atuação em tomo da sexualidade. Enfim, este trabalho e uma reflexão de como a sexualidade infantil vem sendo construída no âmbito escolar e os diálogos (ou monólogos) que ocorrem em toma dela.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2024-03-22T22:02:48Z
2024-03-22
2024-03-22T22:02:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35187
GONÇALVES, Irailde Dias. Tocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar. 2007. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em:
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35187
identifier_str_mv GONÇALVES, Irailde Dias. Tocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar. 2007. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em:
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744617756688384