Tocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35187 |
Resumo: | Nesta pesquisa, investigamos, sob uma perspectiva histórica, como a sexualidade infantil tomou-se uma problemática a partir da emergência da sociedade modema, ou seja, a criança passou a ser vista socialmente como alguém que deve ser analisado e estudado por diferentes saberes disciplinares (psicológicos, pedagógicos, pediátricos, sociológicos, dentre outros). Nota-se a constituição de um discurso que vem permeando a politica pedagógica dos trabalhos desenvolvidos na área de educação [sexual] e ganhado visibilidade cada vez mais na academia. Para tanto, estudamos a sexualidade infantil através da influencia teórico-metodológica do filosofo francês Michel Foucault, que nos informa como se construiu um arquivo de conhecimento sobre a sexualidade que transforma o ser infantil num individuo classificado por diferentes campos de saber. Entende-se a sexualidade como um dispositivo do poder, o qual não se concentra em um só ponto da sociedade, mas esta presente em todas as relações, entre homens e mulheres, alunos e professores, médicos e pacientes, governo e população. A emergência da educação escolar, pode-se dizer, encontra-se nessas concepções. Ainda neste trabalho, procuraremos analisar as concepções medico-higienistas, influenciadas pela medicina social do seculo XVIII, e sua atuação em tomo da sexualidade. Enfim, este trabalho e uma reflexão de como a sexualidade infantil vem sendo construída no âmbito escolar e os diálogos (ou monólogos) que ocorrem em toma dela. |
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Tocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar.Touching, holding, doing: childhood sexuality in the school environment.Sexualidade infantilAmbiente escolar - sexualidade infantilInfância e sexualidade - ambiente escolarEducação sexualCriança e sexualidadeDisciplina da sexualidade infantilPoder disciplinar - sexualidade infantilChild sexualitySchool environment - child sexualityChildhood and sexuality - school environmentSex educationChild and sexualityDiscipline of child sexualityDisciplinary power - child sexualityHistória.Educação.Nesta pesquisa, investigamos, sob uma perspectiva histórica, como a sexualidade infantil tomou-se uma problemática a partir da emergência da sociedade modema, ou seja, a criança passou a ser vista socialmente como alguém que deve ser analisado e estudado por diferentes saberes disciplinares (psicológicos, pedagógicos, pediátricos, sociológicos, dentre outros). Nota-se a constituição de um discurso que vem permeando a politica pedagógica dos trabalhos desenvolvidos na área de educação [sexual] e ganhado visibilidade cada vez mais na academia. Para tanto, estudamos a sexualidade infantil através da influencia teórico-metodológica do filosofo francês Michel Foucault, que nos informa como se construiu um arquivo de conhecimento sobre a sexualidade que transforma o ser infantil num individuo classificado por diferentes campos de saber. Entende-se a sexualidade como um dispositivo do poder, o qual não se concentra em um só ponto da sociedade, mas esta presente em todas as relações, entre homens e mulheres, alunos e professores, médicos e pacientes, governo e população. A emergência da educação escolar, pode-se dizer, encontra-se nessas concepções. Ainda neste trabalho, procuraremos analisar as concepções medico-higienistas, influenciadas pela medicina social do seculo XVIII, e sua atuação em tomo da sexualidade. Enfim, este trabalho e uma reflexão de como a sexualidade infantil vem sendo construída no âmbito escolar e os diálogos (ou monólogos) que ocorrem em toma dela.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGOLIVEIRA, Iranilson Buriti de.OLIVEIRA, I. B.http://lattes.cnpq.br/6085569185105786ARAÚJO, Eronildes Câmara.ARAÚJO, E. C.GONÇALVES, Irailde Dias.20072024-03-22T22:02:48Z2024-03-222024-03-22T22:02:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35187GONÇALVES, Irailde Dias. Tocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar. 2007. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em:porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-22T22:02:48Zoai:localhost:riufcg/35187Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-22T22:02:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Nesta pesquisa, investigamos, sob uma perspectiva histórica, como a sexualidade infantil tomou-se uma problemática a partir da emergência da sociedade modema, ou seja, a criança passou a ser vista socialmente como alguém que deve ser analisado e estudado por diferentes saberes disciplinares (psicológicos, pedagógicos, pediátricos, sociológicos, dentre outros). Nota-se a constituição de um discurso que vem permeando a politica pedagógica dos trabalhos desenvolvidos na área de educação [sexual] e ganhado visibilidade cada vez mais na academia. Para tanto, estudamos a sexualidade infantil através da influencia teórico-metodológica do filosofo francês Michel Foucault, que nos informa como se construiu um arquivo de conhecimento sobre a sexualidade que transforma o ser infantil num individuo classificado por diferentes campos de saber. Entende-se a sexualidade como um dispositivo do poder, o qual não se concentra em um só ponto da sociedade, mas esta presente em todas as relações, entre homens e mulheres, alunos e professores, médicos e pacientes, governo e população. A emergência da educação escolar, pode-se dizer, encontra-se nessas concepções. Ainda neste trabalho, procuraremos analisar as concepções medico-higienistas, influenciadas pela medicina social do seculo XVIII, e sua atuação em tomo da sexualidade. Enfim, este trabalho e uma reflexão de como a sexualidade infantil vem sendo construída no âmbito escolar e os diálogos (ou monólogos) que ocorrem em toma dela. |
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